O Tribunal de Justiça do Maranhão definiu, nesta quarta-feira (4), por meio de votação de desembargadores e desembargadoras, a Mesa Diretora do Judiciário estadual para o biênio 2026-2028. Foi eleito para o cargo de presidente o desembargador Ricardo Duailibe. Para os demais cargos, foram eleitos os desembargadores Gervásio Santos (vice-presidente), José Gonçalo de Sousa (corregedor-geral da Justiça)...
Ler notícia completa no site do autor ↗️TJMA: veja os componentes da nova Mesa Diretora para o biênio 2026-2028
Publicado em: Por: Arimateia Jr.
Sentimento por Entidade:
-
Tribunal de Justiça do Maranhão
A instituição é apresentada como o palco do evento, com um processo eleitoral descrito de forma factual. Não há críticas diretas, mas a descrição de suas funções e processos lhe confere um tom neutro a levemente positivo.
-
Ricardo Duailibe
É eleito presidente e faz declarações sobre ser um agregador e unir a Corte. As promessas e a forma como é descrito (eleito com 19 votos) transmitem uma imagem positiva, embora ainda em fase de planejamento.
-
Gervásio Santos
É eleito vice-presidente e destaca a importância de atuar em conjunto e aprofundar o trabalho. Suas declarações são focadas em melhoria e fortalecimento, o que gera um sentimento positivo.
-
José Gonçalo de Sousa
É eleito corregedor-geral e enfatiza a aproximação do Judiciário com as pessoas e o fortalecimento do primeiro grau. Suas falas sobre foco nas pessoas e acesso à cidadania são positivas.
-
Angela Salazar
É eleita corregedora-geral e fala sobre integridade, ética, humanização, transparência e modernização. A ênfase na erradicação do sub-registro civil e inclusão social gera um sentimento positivo.
-
Froz Sobrinho
Conduziu a eleição e parabenizou os eleitos. É mencionado como o atual presidente que tem realizado um bom trabalho, o que lhe confere um tom neutro a levemente positivo.
-
José Luiz Almeida
Perdeu a eleição para presidente com 14 votos, sendo descrito em oposição ao vencedor.
-
Tyrone Silva
Perdeu a eleição para vice-presidente com 14 votos, sendo descrito em oposição ao vencedor.
-
Raimundo Barros
Perdeu a eleição para corregedor-geral da Justiça com 13 votos, sendo descrito em oposição ao vencedor.
-
Sônia Amaral
Perdeu a eleição para corregedora-geral do Foro Extrajudicial com 15 votos, sendo descrita em oposição à vencedora.
-
Bayma Araújo
Conduziu a contagem dos votos como decano. Sua função é descrita de forma factual, sem atribuição de qualidades ou críticas.
-
Marcelo Oka
Foi indicado para diretor do Fórum de São Luís e sua nomeação foi aprovada por unanimidade, o que sugere uma aceitação positiva.
-
Márcia Chaves
Foi indicada para ouvidora do Judiciário maranhense, sem maiores detalhes sobre sua atuação ou qualidades no texto, mas a indicação para um cargo sugere um reconhecimento.
-
Raimundo Neris
Foi indicado para ouvidor substituto, sem maiores detalhes sobre sua atuação ou qualidades no texto, mas a indicação para um cargo sugere um reconhecimento.
-
Ribamar Pinheiro
É creditado como fonte de fotos ('Divulgação/Ribamar Pinheiro'), o que é uma menção factual sem carga emocional.
-
Sentimento Geral
O texto é predominantemente informativo, descrevendo um processo eleitoral dentro de uma instituição judicial. Há menções positivas às promessas e intenções dos eleitos, mas o tom geral é neutro e factual.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
