A resposta do governo brasileiro ao “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos não vai provocar aumento da dívida pública ou da inflação. A afirmação ...
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Publicado em: Por: AsmoimpSentimento por Entidade:
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Simone Tebet
A ministra é apresentada como a fonte principal das informações sobre a resposta do governo ao 'tarifaço', transmitindo otimismo e confiança nas medidas fiscais. Sua fala é descrita como explicativa e detalhada sobre os planos, o que lhe confere uma percepção neutra a levemente positiva no contexto da notícia.
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Estados Unidos
Os Estados Unidos são mencionados como o país que impôs o 'tarifaço', o que representa uma ação externa que afeta negativamente o Brasil, gerando a necessidade de uma resposta governamental. Essa menção é feita em um contexto de potencial prejuízo para exportadores brasileiros.
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Luiz Inácio Lula da Silva
O presidente é mencionado como o responsável por enviar a medida provisória ao Congresso, mas sem que suas ações ou posicionamentos sejam avaliados no texto. Sua menção é puramente informativa sobre o processo.
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Congresso Nacional
O Congresso Nacional é citado como o destino da medida provisória, sem qualquer avaliação de sua atuação ou impacto. A menção é meramente processual.
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Professora Dorinha Seabra
A senadora é mencionada como a proponente da audiência pública, uma ação neutra que visa debater temas relevantes. Não há juízo de valor sobre sua atuação no trecho em que é citada.
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União-TO
O partido da senadora Professora Dorinha Seabra é mencionado em conjunto com sua filiação, sem qualquer juízo de valor sobre a legenda.
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Augusta Brito
A senadora é mencionada como proponente da audiência pública, uma ação neutra que visa debater temas relevantes. Não há juízo de valor sobre sua atuação no trecho em que é citada.
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PT-CE
O partido da senadora Augusta Brito é mencionado em conjunto com sua filiação, sem qualquer juízo de valor sobre a legenda.
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Jorge Seif
O senador é citado expressando preocupação com a logística e a execução de obras do PAC. Sua fala é apresentada como uma opinião crítica sobre um aspecto específico do planejamento, mas sem que ele seja avaliado negativamente no texto.
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PL-SC
O partido do senador Jorge Seif é mencionado em conjunto com sua filiação, sem qualquer juízo de valor sobre a legenda.
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China
A China é mencionada como um exemplo de país com extensa malha ferroviária e como um destino comercial para o Brasil através do Pacífico. Sua menção é comparativa e informativa, sem carga emocional.
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Jaime Bagattoli
O senador é citado apontando a legislação ambiental como um entrave para a construção de ferrovias e comparando a dificuldade atual com obras históricas. Sua fala é uma análise crítica sobre um gargalo de infraestrutura, sem que ele seja avaliado negativamente no texto.
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PL-RO
O partido do senador Jaime Bagattoli é mencionado em conjunto com sua filiação, sem qualquer juízo de valor sobre a legenda.
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Jayme Campos
O senador é citado reconhecendo o esforço do governo em atrair investimentos para infraestrutura e defendendo a separação entre planejamento e questões ideológicas. Sua fala é uma avaliação positiva sobre a atuação do governo em um aspecto específico, mas sem que ele seja avaliado negativamente no texto.
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União-MT
O partido do senador Jayme Campos é mencionado em conjunto com sua filiação, sem qualquer juízo de valor sobre a legenda.
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Rotas de Integração Sul-Americana
O projeto é apresentado como uma iniciativa do Ministério do Planejamento para facilitar o comércio e a integração na América do Sul, com potencial para diminuir desigualdades regionais e otimizar rotas comerciais. A descrição é positiva, focando nos benefícios esperados.
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Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
O PAC é mencionado como o programa que inclui as 190 obras do projeto Rotas de Integração Sul-Americana. Há uma crítica pontual de um senador sobre a baixa execução de obras em versões anteriores, mas o programa em si não é avaliado.
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América do Sul
A América do Sul é o foco do projeto Rotas de Integração Sul-Americana e é apresentada em comparação com outras regiões em termos de comércio inter-regional. A menção é contextual e analítica.
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América do Norte
A América do Norte é usada como um exemplo comparativo de comércio inter-regional, sem qualquer juízo de valor sobre a região em si.
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Ásia
A Ásia é usada como um exemplo comparativo de comércio inter-regional e como destino de rotas comerciais brasileiras, sem qualquer juízo de valor sobre a região em si.
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Europa
A Europa é usada como um exemplo comparativo de comércio inter-regional, sem qualquer juízo de valor sobre a região em si.
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Colômbia
A Colômbia é mencionada como um país cujos portos poderiam ser utilizados para escoar a produção brasileira para a Ásia, inserida em um contexto de planejamento logístico.
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Peru
O Peru é mencionado como um país cujos portos poderiam ser utilizados para escoar a produção brasileira para a Ásia, inserida em um contexto de planejamento logístico.
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Chile
O Chile é mencionado como um país cujos portos poderiam ser utilizados para escoar a produção brasileira para a Ásia, inserida em um contexto de planejamento logístico.
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China
A China é mencionada como um destino comercial para o Brasil através do Pacífico, inserida em um contexto de planejamento logístico.
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Índia
A Índia é mencionada como um destino comercial para o Brasil através do Pacífico, inserida em um contexto de planejamento logístico.
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Vietnã
O Vietnã é mencionado como um destino comercial para o Brasil através do Pacífico, inserida em um contexto de planejamento logístico.
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Singapura
Singapura é mencionada como um destino comercial para o Brasil através do Pacífico, inserida em um contexto de planejamento logístico.
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Hong Kong
Hong Kong é mencionado como um destino comercial para o Brasil através do Pacífico, inserida em um contexto de planejamento logístico.
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Bangladesh
Bangladesh é mencionado como um destino comercial para o Brasil através do Pacífico, inserida em um contexto de planejamento logístico.
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Japão
O Japão é mencionado como um destino comercial para o Brasil através do Pacífico, inserida em um contexto de planejamento logístico.
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Porto Velho–Guajará-Mirim
A ferrovia Porto Velho–Guajará-Mirim é citada como um exemplo histórico de grande obra de infraestrutura, utilizada para ilustrar a dificuldade atual na construção de ferrovias no Brasil. Sua menção é factual e comparativa.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente neutra sobre as ações do governo, com a ministra Simone Tebet expressando confiança na gestão fiscal e no impacto limitado das medidas. Há menções a preocupações de senadores sobre a execução de obras e legislação ambiental, mas sem um tom predominantemente negativo ou positivo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo