Em audiência pública nesta quarta-feira (24), especialistas, senadores e representantes de setores exportadores sobretaxados pelos Estados Unidos d...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Debate aponta para necessidade de ampliar estratégia contra sanções dos EUA
Publicado em: Por: AsmoimpSentimento por Entidade:
-
Estados Unidos
Ações dos Estados Unidos (imposição de sanções, investigação Seção 301) são descritas de forma negativa, como "parcial", "cheia de inverdades" e com potencial para "provocar ainda mais sanções e perdas financeiras".
-
Seção 301
É descrita como uma investigação "parcial", "cheia de inverdades" e um "instrumento de pressão política", com potencial para "provocar ainda mais sanções e perdas financeiras".
-
Nelsinho Trad
É apresentado como presidente da comissão que promove o debate e busca o diálogo e pragmatismo, com uma postura propositiva e de busca por recompor a relação econômica. As menções são neutras a levemente positivas, focando em sua atuação institucional.
-
PSD-MS
Mencionado apenas como afiliação partidária do senador Nelsinho Trad, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Roberto Carvalho de Azevêdo
Suas falas são apresentadas como análises e recomendações sobre a situação, com foco em estratégia e interlocução. O conteúdo de suas declarações é informativo, sem julgamentos diretos sobre ele.
-
Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel
Apresentado como diretor do Departamento de Política Comercial do MRE, suas explicações sobre a Seção 301 e as regras da OMC são informativas e técnicas, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Ministério de Relações Exteriores
Mencionado como o órgão ao qual pertence Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
OMC
Mencionado como o arcabouço legal das regras comerciais, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Mercosul
Mencionado em relação às tarifas de comércio, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
RenovaBio
Mencionado como um programa nacional de biocombustíveis, defendido como não discriminatório, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
PIX
Mencionado como uma das áreas de acusação dos EUA, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Donald Trump
Sua presidência é associada ao início das investigações e taxas, e sua figura é mencionada em relação a encontros diplomáticos e à possibilidade de conversa com o presidente brasileiro. A menção à sua posse como início de um período de distanciamento político com o Brasil confere um tom levemente negativo.
-
Geraldo Alckmin
Mencionado como vice-presidente da República que teve encontros com contrapartes americanas, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Mauro Viera
Mencionado como ministro de Relações Exteriores que teve encontros com contrapartes americanas, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Welber Barral
Suas falas apresentam argumentos e defesas sobre a Seção 301 e a necessidade de uma estratégia multissetorial, com foco em análise e recomendação, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
IBCIS
Mencionado como a afiliação de Welber Barral, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Tatiana Prazeres
Suas declarações focam na importância da relação comercial bilateral e no superávit americano, com uma perspectiva de que o Brasil não é um problema comercial, apresentando dados e argumentos de forma informativa.
-
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Mencionado como o órgão ao qual Tatiana Prazeres é secretária de Comércio Exterior, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Luiz Inácio Lula da Silva
Sua possível conversa com Donald Trump é vista como positiva e demonstração de "maturidade institucional", indicando a "retomada da lógica da diplomacia".
-
Marcos Prado Troyjo
Avalia o conflito como o "principal desafio diplomático e comercial" e aponta fatores de distanciamento político e ideológico, falta de interesse do Brasil e críticas à dolarização como contribuintes para as sanções. Sua análise é pessimista sobre a resolução imediata do contencioso.
-
Banco do Brics
Mencionado como a afiliação anterior de Marcos Prado Troyjo, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Jair Bolsonaro
O "julgamento e condenação" do ex-presidente é listado como um dos fatores que contribuíram para a aplicação das taxas e sanções pelos EUA, conferindo um tom negativo à sua menção no contexto.
-
Fernanda Maciel Carneiro
Apresenta preocupações sobre os efeitos das tarifas no agronegócio, perda de competitividade e acordos bilaterais, com foco na análise setorial e dados, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
CNA
Mencionado como a afiliação de Fernanda Maciel Carneiro, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Argentina
Mencionado como um país concorrente do Brasil em exportações agrícolas, com tarifas mais baixas, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Austrália
Mencionado como um país concorrente do Brasil em exportações agrícolas, com tarifas mais baixas, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Colômbia
Mencionado como um país concorrente do Brasil em exportações agrícolas, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Costa Rica
Mencionado como um país concorrente do Brasil em exportações agrícolas, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Guatemala
Mencionado como um país concorrente do Brasil em exportações agrícolas, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Tereza Cristina
Expõe preocupações sobre contratos bilaterais e diversificação de mercados, com foco na análise setorial, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
PP-MT
Mencionado apenas como a afiliação partidária da senadora Tereza Cristina, sem atribuição de sentimentos diretos.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente negativa sobre as sanções impostas pelos EUA ao Brasil, destacando preocupações com perdas financeiras, injustiças nas acusações e a necessidade de uma estratégia robusta para reverter a situação. Embora haja menções a esforços diplomáticos e negociações, o tom geral é de apreensão e crítica às ações americanas.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
