Nos 250 municípios brasileiros que abrigam escolas médicas, 78% deles não contam com quantidade de leitos hospitalares adequados, e em 72% não exis...
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Publicado em: Por: AsmoimpSentimento por Entidade:
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Comissão de Assuntos Sociais (CAS)
A comissão é mencionada como o palco da audiência pública, sem atribuição de sentimento.
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PL 2.294/2024
O projeto de lei é o tema central do debate, sem um sentimento atribuído a ele diretamente.
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Astronauta Marcos Pontes
Mencionado como autor do projeto de lei, sem avaliação de sua atuação no texto.
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PL-SP
Partido político ao qual o senador Astronauta Marcos Pontes é filiado, sem atribuição de sentimento.
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Dr. Hiran
Relator do projeto, favorável à proposta e médico. Sua defesa do exame é apresentada como um ponto positivo para o movimento médico.
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PP-RR
Partido político ao qual o senador Dr. Hiran é filiado, sem atribuição de sentimento.
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Conselho Federal de Medicina
Mencionado como um dos coordenadores do exame proposto, sem atribuição de sentimento.
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Supremo Tribunal Federal
Mencionado por conceder liminares que permitiram a abertura de escolas médicas sem critérios, o que é visto negativamente pelo senador Dr. Hiran.
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Rogério Carvalho
Senador que defende medidas mais restritivas e um teto no número de médicos, sendo favorável à ideia do exame e criticando as 'fábricas de sonhos'.
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PT-SE
Partido político ao qual o senador Rogério Carvalho é filiado, sem atribuição de sentimento.
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Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (Aemed)
A associação, através de seu presidente, defende o exame como ferramenta de proteção social e qualidade, considerando-o um avanço.
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Gabriel Sanchez Okida
Presidente da Aemed, defende o exame de proficiência como proteção social e qualidade, criticando escolas com fins puramente financeiros.
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Ministérios da Educação e da Saúde
Mencionados como responsáveis pelo Enamed, sem atribuição de sentimento.
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Enamed
Considerado um avanço pela Aemed, mas visto como complementar e não substituto do exame de proficiência.
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Enad
As avaliações do Enad são citadas para mostrar que diversas faculdades de medicina recebem notas baixas, indicando desempenho insatisfatório e qualidade comprometida.
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Associação Brasileira de Educação Médica (Abem)
A associação reconhece problemas na formação médica, mas o diretor-presidente expressa ressalvas sobre a eficácia do exame e os riscos de exclusão.
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Sandro Schreiber de Oliveira
Diretor-presidente da Abem, reconhece problemas, mas questiona a eficácia do exame e alerta para o risco de médicos não aprovados migrarem para a ilegalidade.
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SUS
Mencionado como o maior sistema público e universal de saúde do mundo, servindo de contexto para a discussão sobre a formação médica.
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Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp)
O delegado do Cremesp cita dados oficiais sobre a peculiaridade da carreira médica e a necessidade de exames de qualificação.
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Francisco Eduardo Cardoso
Delegado do Cremesp, destaca a peculiaridade da medicina e a necessidade de exames de qualificação, citando dados alarmantes sobre médicos formados em instituições de baixa qualidade.
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Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)
A consultora técnica do Conasems considera o discurso do exame lógico, mas simplista, defendendo o foco na qualidade das escolas.
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Cristina Sette
Consultora técnica do Conasems, avalia o exame como lógico mas simplista, defendendo que a qualidade da formação depende da escola e não apenas do exame.
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Federação Nacional dos Médicos (Fenam)
A Fenam critica a precarização do trabalho médico através de sociedades em conta de participação, classificando-a como a maior ameaça.
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Geraldo Ferreira Filho
Presidente da Fenam, defende bons médicos, mas critica a precarização do trabalho médico por meio de sociedades em conta de participação.
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Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)
O Conass manifesta preocupação com a qualidade da saúde e a captura de interesses econômicos na formação médica.
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Jurandi Frutuoso Silva
Secretário-executivo do Conass, expressa preocupação com a qualidade da saúde e a influência de interesses econômicos na formação médica.
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Federação Médica Brasileira (FMB)
A FMB defende a melhoria da formação médica e a mitigação da proliferação de escolas precárias.
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Marcos Gutemberg Fialho
Diretor de Saúde Suplementar da FMB, defende a melhoria da formação médica e critica a abertura indiscriminada de escolas e a atuação do segmento empresarial.
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Arthur Chioro
Presidente da Ebserh e ex-ministro da Saúde, critica a 'expansão metastática' das escolas médicas e se opõe ao exame de proficiência por punir o estudante e não a instituição.
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Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)
A empresa é mencionada através de seu presidente, Arthur Chioro, sem atribuição de sentimento à empresa em si.
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Brasil
O país é o cenário da discussão sobre a formação médica e a proposta de exame.
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Índia
Mencionada para comparação com o número de escolas médicas abertas no Brasil.
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Médico
Profissão central no debate, com discussões sobre sua formação, qualidade e atuação.
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Estudante de medicina
Mentionados no contexto da formação e da proposta do exame de proficiência.
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Conselho Regional de Medicina (CRM)
Órgão onde os médicos se registram para exercer a profissão, mencionado no contexto do projeto de lei.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um debate com opiniões divididas sobre um projeto de lei. Embora haja argumentos a favor da proposta para garantir a qualidade, muitas críticas apontam para a ineficácia do exame como solução única e para os riscos de exclusão social, resultando em um sentimento geral ligeiramente negativo devido às preocupações levantadas.
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