Especialistas divergem sobre a necessidade de limites para a dívida pública federal em debate na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta quarta...
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Publicado em: Por: AsmoimpSentimento por Entidade:
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Oriovisto Guimarães
É apresentado como relator do projeto e preside a reunião, defendendo a simplicidade da regra proposta. Sua menção é neutra, mas a defesa do projeto lhe confere um leve viés positivo.
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PSDB-PR
Mencionado como a afiliação partidária do senador Oriovisto Guimarães, sem impacto direto na análise de sentimento.
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Projeto de Resolução do Senado (PRS) 8/2025
É o foco do debate e é apresentado com suas propostas, que são defendidas por alguns debatedores. O projeto em si é visto como um passo na direção certa por alguns, conferindo um leve sentimento positivo.
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Henrique Meirelles
É citado por ter feito um artigo elogiando a simplicidade da regra proposta, o que apoia a visão do senador Oriovisto. A menção é positiva por reforçar um argumento a favor do projeto.
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Instituição Fiscal Independente (IFI)
É apresentada como uma fonte de projeções e análises sobre a dívida. A projeção de 100% do PIB em 2030 é um dado relevante, e a instituição é vista como uma fonte confiável de informação, conferindo um leve sentimento positivo.
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Renan Calheiros
É apresentado como presidente da CAE e autor do projeto, mas sua atuação no debate não é detalhada, mantendo um sentimento neutro.
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MDB-AL
Mencionado como a afiliação partidária do senador Renan Calheiros, sem impacto direto na análise de sentimento.
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Rogério Carvalho
Requisitou a audiência pública, o que é um ato procedural, sem juízo de valor sobre sua posição no debate.
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Marcos Pestana
Alerta sobre a trajetória de crescimento da dívida e a considera um 'calcanhar de aquiles'. Embora veja o projeto como 'na direção certa', suas críticas sobre a necessidade de superávit e a 'injustiça' com futuras gerações trazem um tom de preocupação e um leve sentimento negativo.
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Secretário do Tesouro Nacional (STN)
É apresentado como uma fonte de projeções e preocupações sobre os gatilhos da LRF e o risco de desorganização do sistema financeiro. A defesa de que a dívida pode ser equilibrada sem limite pré-estabelecido é um contraponto, mas as ressalvas sobre os limites e gatilhos geram um sentimento de cautela e leve negatividade.
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Rogério Ceron
Defende que a dívida pode ser equilibrada sem limite pré-estabelecido e aponta que criar limites pode gerar um 'desarranjo imediato' na economia. Suas preocupações sobre os gatilhos da LRF e o risco de desorganizar o sistema financeiro conferem um tom de cautela e leve negatividade.
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Bruno Moretti
Defende que a dívida pode ser equilibrada sem um limite pré-estabelecido e que o mais eficiente seria pactuar com o Congresso medidas de controle de despesa. Sua posição é apresentada de forma neutra.
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Congresso Nacional
É mencionado como parceiro para pactuar medidas de controle de despesa, sem juízo de valor sobre sua capacidade ou atuação.
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Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
É citada em relação aos seus gatilhos, que são considerados incompatíveis com a harmonização da política monetária e podem criar um problema insolúvel e desorganizar o sistema financeiro. O impacto negativo dos gatilhos confere um sentimento negativo.
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Tereza Cristina
Defende o projeto para evitar a perda de confiança dos investidores e cita a recessão de 2014 como decorrente de políticas fiscais inadequadas. Sua defesa do projeto e a argumentação histórica conferem um leve sentimento positivo.
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PP-MS
Mencionado como a afiliação partidária da senadora Tereza Cristina, sem impacto direto na análise de sentimento.
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Dilma
É associada à redução das taxas de juros sem condições técnicas e à subsequente perda de credibilidade do Banco Central, inflação e recessão. A menção é fortemente negativa devido às consequências econômicas atribuídas a suas políticas.
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Banco Central
É mencionado em relação à redução das taxas de juros na época de Dilma, que levou à perda de credibilidade e aumento da inflação, exigindo um aumento posterior dos juros. A associação com a crise econômica confere um sentimento negativo.
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Felipe Salto
É apresentado como ex-presidente da IFI e apoiador do novo indicador proposto. Seu apoio confere um leve sentimento positivo.
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Universidade de Brasília
Mencionado como a afiliação acadêmica do professor Manoel Pires, sem impacto direto na análise de sentimento.
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Manoel Pires
Questiona a eficácia do novo indicador e sua adoção, argumentando que excluir algo do agregado pode gerar um 'esvaziamento das regras fiscais'. Suas críticas conferem um sentimento negativo.
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Izalci Lucas
Indaga sobre a capacidade do governo de observar mais regras fiscais além das existentes, questionando a garantia de que desta vez será diferente. Sua pergunta é uma dúvida, sem juízo de valor explícito.
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PL-DF
Mencionado como a afiliação partidária do senador Izalci Lucas, sem impacto direto na análise de sentimento.
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José Roberto Afonso
Aponta que a Constituição prevê o estabelecimento do limite da dívida pelo Senado e que o tema nunca foi aprovado. Sua constatação é factual, sem juízo de valor.
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Tribunal de Contas da União (TCU)
É mencionado como referência em suas análises na ausência do limite legal, sem juízo de valor sobre sua atuação.
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Resolução 40, de 2001
Mencionado como o meio pelo qual o Senado estabeleceu o limite para estados, DF e municípios, um fato histórico sem carga de sentimento.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um debate equilibrado entre diferentes pontos de vista sobre a criação de um limite para a dívida pública, com argumentos favoráveis e contrários sendo expostos por diversos debatedores. Não há uma inclinação clara para um lado, resultando em um sentimento geral neutro.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo