Em audiência promovida pela Comissão de Educação (CE) na tarde desta quinta-feira (30), debatedores questionaram a viabilidade do projeto que proíb...
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Publicado em: Por: Asmoimp
	Sentimento por Entidade:
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							Comissão de Educação (CE)
						
						
													
								
A Comissão de Educação (CE) é apresentada como o palco do debate, sem que haja uma avaliação positiva ou negativa sobre seu papel no texto.
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							PL 4.606/2019
						
						
													
								
O projeto de lei é o foco central do debate e é amplamente questionado e criticado pelos debatedores, que apontam sua inviabilidade e potenciais problemas.
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							Câmara dos Deputados
						
						
													
								
Mencionado como o local onde o projeto de lei foi aprovado, sem uma avaliação de seu papel no texto.
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							Senado
						
						
													
								
Mencionado como o local onde o projeto de lei está em tramitação, sem uma avaliação de seu papel no texto.
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							Comissão de Direitos Humanos (CDH)
						
						
													
								
Mencionado como uma das comissões por onde o projeto passou, sem uma avaliação de seu papel no texto.
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							Magno Malta
						
						
													
								
Identificado como relator do projeto na CDH, sem que suas ações ou posicionamentos sejam avaliados no texto.
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							Dra. Eudócia
						
						
													
								
Identificada como relatora do projeto na CE, sem que suas ações ou posicionamentos sejam avaliados no texto.
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							Pastor Sargento Isidório
						
						
													
								
Identificado como o autor do projeto, sem que sua figura seja avaliada positivamente ou negativamente, apenas seu ato de propor o projeto.
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							Avante-BA
						
						
													
								
Partido político ao qual o deputado Pastor Sargento Isidório é filiado, sem relevância para a análise de sentimento.
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							Damares Alves
						
						
													
								
Dirigiu o debate e reconheceu a complexidade do projeto, mas também defendeu a importância do debate por pedido de instituições religiosas e destacou que a maioria da população é cristã, o que pode ser visto como uma tentativa de dar relevância à matéria, embora com ressalvas.
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							Republicanos-DF
						
						
													
								
Partido político ao qual a senadora Damares Alves é filiada, sem relevância para a análise de sentimento.
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							Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)
						
						
													
								
Reconhece a boa intenção do projeto, mas aponta que ele pode trazer complicações acadêmicas e legais, demonstrando uma visão crítica e preocupada com as consequências.
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							Erní Walter Seibert
						
						
													
								
Apresenta argumentos técnicos e históricos que questionam a viabilidade e a aplicabilidade do projeto, demonstrando preocupação com as implicações legais e acadêmicas.
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							Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (Conplei)
						
						
													
								
Manifesta preocupação com a repercussão do projeto em traduções para línguas indígenas e com a liberdade religiosa, indicando uma posição contrária ou receosa quanto ao projeto.
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							Paulo Nunes
						
						
													
								
Expressa preocupação com as traduções para línguas indígenas e argumenta que a Bíblia não precisa de proteção estatal, defendendo a liberdade religiosa, o que indica uma posição contrária ao projeto.
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							Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
						
						
													
								
Instituição de ensino superior onde Renato Gugliano Herani obteve seu doutorado, sem relevância direta para a análise de sentimento do projeto.
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							Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd)
						
						
													
								
Através de seu representante, questiona a proposta e o conceito de Estado laico, pedindo reflexão e apontando que o Estado se tornaria guardião oficial de um texto sagrado, o que é visto como problemático.
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							Supremo Tribunal Federal (STF)
						
						
													
								
Mencionado em relação ao entendimento de que o controle estatal das questões da fé não é autorizado, o que reforça os argumentos contra o projeto de lei.
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							Renato Gugliano Herani
						
						
													
								
Argumenta que o projeto descaracteriza o Estado laico ao torná-lo guardião de um texto sagrado e questiona o interesse público, demonstrando forte oposição e crítica à proposta.
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							Universidade de Basiléia
						
						
													
								
Instituição onde Rudolf Eduard von Sinner obteve seu doutorado, sem relevância direta para a análise de sentimento do projeto.
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							Rudolf Eduard von Sinner
						
						
													
								
Afirma que o projeto é uma ingerência inconstitucional do Estado em assuntos religiosos, inibe a liberdade de interpretação e que o Congresso teria que assumir a tarefa de decidir qual versão é correta, o que levaria à judicialização. Demonstra forte oposição e crítica à proposta.
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							Universidade de Hamburgo
						
						
													
								
Instituição onde Walter Altmann obteve seu doutorado, sem relevância direta para a análise de sentimento do projeto.
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							Walter Altmann
						
						
													
								
Considera o projeto inexequível por não haver unanimidade sobre uma versão original da Bíblia, citando diferentes versões e a falta de consenso, o que demonstra uma visão crítica sobre a praticidade da lei.
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							Lourenço Steglio Rega
						
						
													
								
Destaca a importância da revisão e atualização de traduções e questiona qual texto serviria de base para o projeto. Apoia uma emenda que foca na liberdade de pregação, indicando uma posição que busca uma solução alternativa e menos restritiva, o que pode ser visto como uma tentativa construtiva de resolver o impasse.
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							Mecias de Jesus
						
						
													
								
Apresentou uma emenda alternativa ao projeto, que é vista como um caminho para uma possível resposta, sem que o senador seja avaliado diretamente.
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							Republicanos-RR
						
						
													
								
Partido político ao qual o senador Mecias de Jesus é filiado, sem relevância para a análise de sentimento.
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							Franklin Ferreira
						
						
													
								
Afirma que o projeto contraria princípios bíblicos, que as escrituras não precisam de proteção humana ou estatal, que confunde texto original com versões e que é desnecessário e problemático. Demonstra forte oposição e crítica à proposta.
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							Pontifício Instituto Bíblico de Roma
						
						
													
								
Instituição onde o padre Cássio Murilo Dias da Silva obteve seu doutorado, sem relevância direta para a análise de sentimento do projeto.
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							Diocese de Jundiaí (SP)
						
						
													
								
Diocese à qual o padre Cássio Murilo Dias da Silva pertence, sem relevância direta para a análise de sentimento do projeto.
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							Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
						
						
													
								
Através de seu representante, aponta a dificuldade de definir um texto bíblico definitivo e argumenta que o projeto transformaria a Bíblia em palavra humana ou do Congresso, prejudicaria o diálogo inter-religioso e não teria utilidade para a sociedade. Demonstra uma visão crítica e contrária ao projeto.
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							Cássio Murilo Dias da Silva
						
						
													
								
Argumenta que o projeto descaracteriza a Bíblia como Palavra de Deus, prejudica o diálogo inter-religioso e ecumênico, e não vê utilidade para a sociedade, demonstrando forte oposição e crítica à proposta.
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							e-Cidadania
						
						
													
								
Portal que permitiu a participação popular na audiência, sem que o portal em si seja avaliado.
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							Cássia
						
						
													
								
Internauta que defendeu o texto bíblico sem alterações, expressando apoio à ideia central do projeto.
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							César
						
						
													
								
Internauta que lembrou que o Estado é laico, o que implicitamente questiona o projeto de lei, indicando um sentimento neutro a levemente negativo em relação à proposta.
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					Sentimento Geral
					
																
							
O texto apresenta um debate sobre um projeto de lei, onde a maioria dos debatedores expressa preocupações e questionamentos sobre a viabilidade e as implicações do projeto, indicando um sentimento geral de ceticismo e apreensão.
 
- Muito Positivo
 - Positivo
 - Neutro
 - Negativo
 - Muito Negativo
 
				