A Instituição Fiscal Independente (IFI) avalia que o governo precisará de um esforço adicional de R$ 27,1 bilhões no último trimestre de 2025 para ...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Governo precisa de R$ 27 bi para cumprir meta, afirma IFI
Publicado em: Por: AsmoimpSentimento por Entidade:
-
Instituição Fiscal Independente
A IFI é apresentada como uma fonte de análise e avaliação de contas públicas, com um papel de alerta e fiscalização. O texto não expressa opinião direta sobre a IFI, mas a posiciona como uma entidade com credibilidade para emitir pareceres.
-
LDO de 2025
A LDO de 2025 é mencionada como o marco legal que estabelece a meta de resultado primário zero, sendo um elemento factual no contexto da análise fiscal.
-
Medida Provisória 1.303/2025
A MP 1.303/2025 é descrita como tendo perdido eficácia e sido arquivada, o que gerou um impacto negativo nas contas públicas e aumentou o desafio fiscal. A perda de arrecadação associada a ela é um ponto de crítica implícita.
-
Câmara
A Câmara é mencionada por ter arquivado a MP 1.303/2025, o que contribuiu para o aumento do desafio fiscal. A aprovação tardia do Orçamento de 2025 e a imposição de limites de empenho também são atribuídas ao Legislativo, indicando uma execução orçamentária problemática.
-
Tesouro Nacional
O Tesouro Nacional é citado como fonte de informação sobre o déficit primário, sendo um órgão técnico cujos dados são utilizados na análise.
-
Siga Brasil
O Siga Brasil é mencionado como fonte de informação juntamente com o Tesouro Nacional, sem que haja juízo de valor sobre ele.
-
Programa Bolsa Família
O Bolsa Família é destacado por ter registrado queda real nas despesas devido à falta de reajuste e diminuição de famílias atendidas. Embora seja um programa social, a análise foca na dimensão fiscal da redução de seus gastos, o que pode ser interpretado como um ponto de atenção ou crítica à política de reajuste.
-
Projeto de Lei 1.087/2025
O PL 1.087/2025 (reforma da Renda) é analisado com um viés de redução da arrecadação esperada devido às alterações feitas pela Câmara. Embora a IFI avalie que a proposta tende a ser fiscalmente neutra, as mudanças que diminuíram o ganho líquido são vistas como um ponto de atenção.
-
Arthur Lira
Arthur Lira é mencionado como o relator da versão do PL 1.087/2025 aprovada na comissão especial da Câmara, que reduziu a arrecadação esperada. Sua menção é factual, ligada ao processo legislativo.
-
Senado
O Senado é mencionado como a próxima etapa de aprovação do PL 1.087/2025 e como sede da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) que discute a Proposta de Resolução do Senado (PRS) 8/2025.
-
Renan Calheiros
Renan Calheiros é citado como relator do PL 1.087/2025 na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Sua menção é factual, ligada ao processo legislativo.
-
Marcus Pestana
Marcus Pestana, diretor-executivo da IFI, é citado por destacar o desafio do reequilíbrio das contas públicas e a importância da ação coordenada entre os Poderes. Suas declarações reforçam a análise crítica do relatório.
-
Emenda Constitucional 136
A Emenda Constitucional 136 é apresentada como um passo importante para o reequilíbrio das contas, mas insuficiente, indicando um reconhecimento de sua relevância, mas também de suas limitações.
-
Correios (ECT)
Os Correios (ECT) são citados como um agravante no cenário de déficit das estatais, com a projeção de um déficit significativo. Isso contribui para a visão negativa sobre o desempenho das empresas estatais.
-
Proposta de Resolução do Senado 8/2025
A PRS 8/2025 é considerada relevante pela IFI para aumentar a transparência e disciplinar o crescimento da dívida pública, indicando um aspecto positivo em sua discussão.
-
Lei Complementar 200
A Lei Complementar 200 (arcabouço fiscal) é mencionada como o conjunto de regras fiscais existentes, sendo um elemento factual na discussão sobre endividamento.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma análise crítica e preocupada sobre as finças públicas do governo, destacando desafios e riscos para o cumprimento de metas fiscais. A linguagem utilizada é predominantemente informativa, mas o conteúdo aponta para dificuldades e potenciais problemas, gerando um tom predominantemente negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo