Em menos de um ano, precisamente em 4 de outubro de 2026, mais de 155 milhões de brasileiros vão escolher nas urnas representantes para os cargos d...
Ler notícia completa no site do autor ↗️IA e desinformação: por que as eleições de 2026 exigem atenção redobrada?
Publicado em: Por: AsmoimpSentimento por Entidade:
-
Inteligência Artificial
A IA é apresentada como uma ferramenta que pode ser usada para desinformação, mas também como algo a ser regulamentado. O texto não a julga intrinsecamente, mas foca em seu uso e impacto.
-
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
A Unesco é citada como fonte de definição e destaque de um problema ('influenciadores políticos'), o que confere um tom levemente positivo à sua atuação informativa e de conscientização.
-
Tribunal Superior Eleitoral
O TSE é apresentado como um órgão que está tomando medidas importantes (regulamentação, resolução) para combater a desinformação, o que confere um tom positivo à sua ação.
-
Resolução do TSE 23.732/2024
A resolução é apresentada como uma norma que busca coibir o uso de deepfakes e IA de forma prejudicial, o que lhe confere um caráter positivo por sua intenção regulatória.
-
Senado
O Senado é destacado por aprovar propostas para combater a desinformação, como o Marco Civil da Internet e o PL das Fake News, o que lhe confere um tom positivo em relação à sua atuação legislativa.
-
Rodrigo Pacheco
Rodrigo Pacheco é apresentado como autor de um projeto de lei sobre IA aprovado no Senado e como defensor da regulação, além de ter declarações fortes contra fake news, o que lhe confere um tom positivo.
-
Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é mencionada apenas como o local onde o projeto de lei sobre IA está em debate, sem atribuição de ação ou sentimento específico.
-
Senado Verifica
O Senado Verifica é apresentado como um canal de checagem e letramento digital, com ações educativas, o que lhe confere um tom positivo por sua contribuição ao combate à desinformação.
-
Programa de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral
Este programa é citado como parceiro do Senado Verifica para combater a desinformação, o que lhe confere um tom positivo por sua colaboração em uma causa importante.
-
Justiça Eleitoral
A Justiça Eleitoral é mencionada como o âmbito onde o programa de enfrentamento à desinformação atua, sugerindo seu papel no combate à desinformação, o que lhe confere um tom positivo.
-
Rádio Senado
A Rádio Senado é mencionada como o local onde o programa Conexão Senado é veiculado, sem atribuição de ação ou sentimento específico.
-
Sentimento Geral
O texto aborda um tema sério e preocupante (desinformação e IA nas eleições), com um tom de alerta e urgência, mas sem apresentar um viés fortemente negativo ou positivo em relação a entidades específicas. A neutralidade é mantida pelo foco informativo e analítico.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
