O Senado promove nesta segunda-feira (13), às 10h, sessão especial para a entrega da Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade ...
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Publicado em: Por: AsmoimpSentimento por Entidade:
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Senado
O Senado é apresentado como o órgão promotor de uma iniciativa positiva (a comenda), o que confere uma conotação favorável à sua atuação no contexto do texto.
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Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa
A comenda é o foco principal do texto e é descrita como uma premiação para governadores que se destacaram em políticas de educação infantil, tendo um caráter claramente positivo e de reconhecimento.
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Clécio Luís
É mencionado como um dos governadores que receberão a comenda por seu destaque na educação infantil, recebendo, portanto, um reconhecimento positivo.
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Amapá
O estado é associado à atuação positiva do seu governador na educação infantil, recebendo um reconhecimento implícito através da premiação.
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Elmano de Freitas
É mencionado como um dos governadores que receberão a comenda por seu destaque na educação infantil, recebendo, portanto, um reconhecimento positivo.
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Ceará
O estado é associado à atuação positiva do seu governador na educação infantil, recebendo um reconhecimento implícito através da premiação.
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Mauro Mendes
É mencionado como um dos governadores que receberão a comenda por seu destaque na educação infantil, recebendo, portanto, um reconhecimento positivo.
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Mato Grosso
O estado é associado à atuação positiva do seu governador na educação infantil, recebendo um reconhecimento implícito através da premiação.
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Raquel Lyra
É mencionada como uma das governadoras que receberão a comenda por seu destaque na educação infantil, recebendo, portanto, um reconhecimento positivo.
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Pernambuco
O estado é associado à atuação positiva da sua governadora na educação infantil, recebendo um reconhecimento implícito através da premiação.
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Romeu Zema
É mencionado como um dos governadores que receberão a comenda por seu destaque na educação infantil, recebendo, portanto, um reconhecimento positivo.
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Minas Gerais
O estado é associado à atuação positiva do seu governador na educação infantil, recebendo um reconhecimento implícito através da premiação.
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Ministério da Educação
O ministério é apresentado como parceiro na iniciativa da comenda, o que confere uma neutralidade positiva à sua participação.
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Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)
A Unesco é apresentada como parceira na iniciativa da comenda, o que confere uma neutralidade positiva à sua participação.
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Fundação Roberto Marinho
A fundação é apresentada como parceira na iniciativa da comenda, o que confere uma neutralidade positiva à sua participação.
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Cid Gomes
O senador é apresentado como o proponente da iniciativa da comenda, o que lhe confere um papel positivo na criação da premiação. Suas declarações sobre as lacunas na alfabetização são informativas e contextualizam a importância da comenda, sem emitir juízo de valor negativo sobre ele.
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Resolução 8/2025
A resolução é o ato normativo que criou a comenda, sendo apresentada de forma neutra como base legal para a iniciativa.
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PRS 10/2025
O projeto de resolução é apresentado como a origem da iniciativa de criação da comenda, sendo mencionado de forma neutra.
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Índice Criança Alfabetizada (ICA)
O ICA é apresentado como um indicador de avaliação, sendo mencionado de forma neutra e informativa.
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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
O Inep é mencionado como o responsável pelo cálculo do ICA, sendo apresentado de forma neutra e informativa.
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Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
O Ideb é mencionado como um indicador de avanços na educação, sendo apresentado de forma neutra e informativa.
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Sentimento Geral
O texto tem um tom predominantemente positivo e informativo, destacando uma iniciativa importante na área da educação e reconhecendo governadores por suas ações. A menção a lacunas na alfabetização e ao 'analfabetismo escolar' introduz um ponto de atenção, mas o foco principal é o estímulo e o reconhecimento.
- Muito Positivo
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