Com o programa, a Uema tem estabelecido novos relacionamentos entre os saberes e historicidades dos povos e comunidades tradicionais e o conhecimen...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Maranhão na COP30 – Estado se posiciona como referência em educação inclusiva na Amazônia Legal
Publicado em: Por: Asmoimp
Sentimento por Entidade:
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Maranhão
O estado é apresentado como referência em educação inclusiva, com uma experiência exitosa sendo destacada em um evento internacional. A menção ao 'governo maranhense' e aos 'avanços no Maranhão' reforça essa percepção positiva.
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COP30
A conferência é o palco onde a experiência maranhense é apresentada, conferindo relevância e visibilidade à iniciativa. A menção à 'Zona Verde da COP30' e ao 'Espaço Brasil Nordeste' contextualiza a importância do evento.
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Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (Proetnos)
O programa é descrito como 'exitosa', com objetivos claros e resultados positivos, sendo o foco principal da notícia. Sua criação em 2016 e seus princípios são detalhados de forma a ressaltar sua importância e eficácia.
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Belém
A cidade é mencionada como o local onde a COP30 está sendo realizada, servindo como um contexto geográfico para o evento, sem gerar um sentimento positivo ou negativo específico.
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Universidade Estadual do Maranhão (Uema)
A Uema é apresentada como a instituição que implementou o Proetnos e que tem investido em cursos superiores para a contextualização da educação. Sua atuação é descrita como fundamental para o sucesso do programa.
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Marivânia Furtado
A coordenadora do Proetnos é citada como destacando a importância da iniciativa e frisando a necessidade de integrar indígenas e quilombolas no ensino superior. Suas falas reforçam a visão positiva do programa.
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Lígia Tchaicka
A coordenadora do Núcleo de Tecnologias para a Educação da Uema ressalta a importância da participação maranhense na COP30 e a necessidade de compartilhar experiências. Suas declarações apoiam a relevância da iniciativa e da universidade.
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Cintia Guajajara
A secretária adjunta de Educação Escolar Indígena do Maranhão enfatiza a necessidade de apoio institucional e o ganho para as comunidades quando professores indígenas ingressam na licenciatura. Suas palavras reforçam o valor do projeto.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma iniciativa governamental de forma muito positiva, destacando seus sucessos e a importância da participação em um evento internacional. A linguagem utilizada é predominantemente elogiosa e focada nos benefícios do programa.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
