Gestão estadual participou de encontro com representantes da região amazônica para discutir os avanços da educação profissional voltada à sustentab...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Maranhão na COP30 – Universidades e rede pública de ensino do estado apresentam contribuições para enfrentamento à crise climática
Publicado em: Por: Asmoimp
Sentimento por Entidade:
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COP30
A conferência é apresentada como um palco importante para discussões sobre mudanças climáticas e para a apresentação de estratégias, com destaque para a participação do Maranhão.
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secretaria de Estado da Educação do Maranhão
A secretaria é destacada por intermediar um painel importante na COP30, focado em educação ambiental e suas contribuições, demonstrando um papel ativo e positivo.
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Universidade Estadual do Maranhão
A universidade é apresentada de forma muito positiva, com seu reitor destacando ações, pesquisas e programas voltados para o meio ambiente e mudanças climáticas, e com suas contribuições sendo um dos destaques da conferência.
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Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
A universidade é destacada por suas ações importantes junto a comunidades indígenas e por oferecer suporte a alunos indígenas, demonstrando um papel social e educacional relevante.
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Universidade do Estado do Pará
A universidade é mencionada como participante de um painel, sem maiores detalhes de sua contribuição específica, indicando uma participação neutra no contexto do texto.
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Universidade Federal do Pará
A universidade é mencionada como participante de um painel, sem maiores detalhes de sua contribuição específica, indicando uma participação neutra no contexto do texto.
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Universidade Estadual do Tocantins
A universidade é mencionada como participante de um painel, sem maiores detalhes de sua contribuição específica, indicando uma participação neutra no contexto do texto.
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Yalchin Rafiyev
É mencionado como vice-ministro das Relações Exteriores do Azerbaijão e participante de um painel, sem que o texto aprofunde sua contribuição ou impacto, posicionando-o de forma neutra.
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Walter Canales
É apresentado como reitor da Uema e destaca as ações e pesquisas da universidade voltadas para o meio ambiente e mudanças climáticas, com uma fala enfática sobre o combate às mudanças climáticas e sustentabilidade.
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Luciléa Gonçalves
É apresentada como reitora da Uemasul e enfatiza as ações importantes da universidade junto a comunidades indígenas e o suporte a alunos indígenas, demonstrando um papel proativo e socialmente relevante.
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Ministério da Educação
O ministério é mencionado em parceria com a Seduc para discutir o Pronatec Bioeconomia, indicando um papel de colaboração em uma iniciativa relevante.
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Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
O programa é destacado por suas experiências na Amazônia Legal, com foco em bioeconomia, geração de emprego e renda, e valorização de saberes locais, apresentando-o como uma iniciativa com resultados positivos.
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Delmar Matias
Representou o Maranhão em uma discussão sobre educação profissional e tecnológica voltada para a bioeconomia, ressaltando a importância dos cursos que abordam empreendedorismo e saberes tradicionais.
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Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação
A secretaria promoveu um debate sobre educação profissional e tecnológica na Amazônia Legal, indicando um papel ativo na discussão de temas relevantes para o desenvolvimento sustentável.
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UNAMAZ
É o local onde ocorreu um debate promovido pela Seduc e MEC, sendo mencionado de forma neutra como palco do evento.
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Marcelo Bregagnoli
É apresentado como secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e destaca a política nacional de educação profissional e tecnológica, mencionando o Maranhão como um grande exemplo de sinergia para ampliar possibilidades.
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Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
O instituto é destacado por desenvolver um projeto de combustível sólido com cascas de coco e serragem, ressaltando o protagonismo juvenil, a sustentabilidade, a geração de renda e a reciclagem de resíduos.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente positiva sobre as ações e contribuições do governo do Maranhão e suas instituições de ensino no contexto da COP30, destacando iniciativas e resultados.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
