Iniciativa é fruto de parceria da Fapema, Inpi, Secti e Seduc e visa fortalecer criatividade, ciência e empreendedorismo.
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Publicado em: Por: Asmoimp
Sentimento por Entidade:
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Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão
A Fapema é apresentada como uma das parceiras fundamentais na iniciativa, com seu presidente expressando forte apoio e expectativa de futuros editais para estimular o conhecimento em propriedade intelectual. A fundação é vista como um agente ativo e positivo no programa.
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Instituto Nacional da Propriedade Industrial
O Inpi é um dos parceiros essenciais do programa, com seu coordenador enfatizando a importância da educação voltada para a inovação e o desenvolvimento. A instituição é retratada como um pilar para a implementação e sucesso da iniciativa.
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Secretaria de Estado da Educação
A Seduc é mencionada como parceira do programa, com o subsecretário indicando o engajamento das equipes estaduais para impulsionar o desempenho dos alunos e a formação de jovens. A secretaria é vista como um agente de implementação importante.
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Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação
A Secti é apresentada como parceira do programa, com o secretário adjunto destacando a educação como alicerce para a inovação e o programa como um marco para o ecossistema de propriedade intelectual no Maranhão. A secretaria é vista como um agente estratégico.
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Nordman Wall
O presidente da Fapema é citado com declarações positivas sobre a iniciativa, ressaltando o apoio da fundação e a relevância do programa. Sua fala demonstra entusiasmo e compromisso com o projeto.
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Davison Menezes
O coordenador da Academia de Propriedade Intelectual e Inovação do Inpi é citado com afirmações positivas sobre a capacidade da sala de aula como espaço de criação e inovação, e sobre o diálogo entre educação e resolução de problemas sociais. Sua fala reforça a importância do programa.
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José Antônio Heluy
O subsecretário de Estado da Educação demonstra engajamento e otimismo em relação à iniciativa, garantindo que as equipes da Seduc estão trabalhando para impulsionar o desempenho dos alunos e a formação de jovens. Sua declaração é positiva e focada na implementação.
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Saulo Lima
O secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Secti descreve o programa como um marco na história do Maranhão e um alicerce para a inovação, demonstrando uma visão positiva e estratégica sobre a iniciativa.
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Patrícia Caloiero
A chefe da Divisão de Formação e Extensão em Propriedade Intelectual (DIEPI) apresentou uma palestra detalhando a importância da propriedade intelectual e suas aplicações práticas, enfatizando o universo de possibilidades que ela abre. Sua explicação é clara e positiva sobre o potencial da iniciativa.
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Pedro Lucas Barros de Araújo
O estudante demonstra grande expectativa e otimismo em relação ao projeto, esperando que ele expanda seus conhecimentos intelectuais e práticos, e que proporcione as experiências necessárias para seu desenvolvimento. Sua fala é entusiástica e positiva.
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Evelyn Maiara Martins Lima
A estudante expressa confiança na relevância do programa para os estudantes da rede pública, acreditando que ele permitirá o desenvolvimento de novas iniciativas, a agregação de experiências à escola e o impulsionamento do aprendizado. Sua fala é positiva e esperançosa.
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Convento das Mercês
O local é mencionado como o palco do lançamento do programa, um evento de importância para a educação e inovação no estado. A menção é factual e sem carga emocional negativa ou positiva.
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São Luís
A cidade é mencionada como o local onde ocorreu o lançamento do programa, em seu Centro Histórico. A menção é factual e sem carga emocional.
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Programa Propriedade Intelectual nas Escolas - Criar, Inovar e Proteger
O programa é o tema central do texto e é descrito com termos positivos como 'reforçar o papel das unidades de ensino', 'espaços de inovação, empreendedorismo, produção artística e intelectual', e 'grande relevância'. A iniciativa é apresentada como benéfica e importante.
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Avamec – Criar, Inovar e Proteger: Propriedade Intelectual para Educadores
O curso é apresentado como uma formação gratuita e de grande valor para profissionais da educação, com o objetivo de mostrar a aplicação prática e interdisciplinar da propriedade intelectual no cotidiano escolar. É descrito como uma iniciativa positiva e importante.
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III Prêmio de Propriedade Intelectual nas Escolas
O prêmio é mencionado como uma iniciativa futura que trará novas categorias e oportunidades para estudantes e professores, com premiações financeiras. É apresentado como um incentivo positivo para a participação e o reconhecimento.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um tom majoritariamente positivo, descrevendo o lançamento de um programa educacional com o objetivo de fomentar a inovação e o empreendedorismo nas escolas. As declarações dos envolvidos e dos estudantes são otimistas e esperançosas em relação aos benefícios da iniciativa.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
