11-08-2025 Segunda-feira No sábado (9), Christopher Landau, do Departamento de Estado dos EUA, foi às redes para colocar em xeque atuação do ministro Moraes. Itamaraty avisa que Brasil não se curva…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Governo Lula rebate novas agressões dos EUA à soberania do Brasil
Publicado em: Por: Mônica Moreira Lima
Sentimento por Entidade:
-
Governo Lula
O governo Lula, através do Itamaraty e da ministra Gleisi Hoffmann, é retratado como defensor da soberania nacional e das instituições brasileiras, reagindo firmemente às agressões dos EUA.
-
Estados Unidos
Os Estados Unidos, representados pelo Departamento de Estado e pelo subsecretário Christopher Landau, são acusados de agressão à soberania brasileira e de interferência nos assuntos internos do país.
-
Christopher Landau
Christopher Landau é retratado como o agente de um ataque à soberania brasileira e à atuação do ministro Alexandre de Moraes, sendo acusado de disseminar falsidades.
-
Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes é defendido pelo governo brasileiro e por Celso de Mello, sendo visto como alvo de ataques e sanções injustas por parte dos EUA e de Eduardo Bolsonaro.
-
Itamaraty
O Itamaraty é elogiado por sua resposta firme e contundente às agressões dos EUA, defendendo a soberania brasileira com veemência.
-
Eduardo Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro é duramente criticado e chamado de 'traidor da pátria', acusado de conluio com os EUA e de agir deliberadamente para prejudicar o Brasil e seu pai.
-
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro é mencionado no contexto de seu filho Eduardo tentar salvá-lo da cadeia e de ter sido alvo de chantagem por parte de Donald Trump, além de ser réu em um processo relatado por Alexandre de Moraes.
-
Gleisi Hoffmann
Gleisi Hoffmann é apresentada como uma defensora ferrenha da soberania brasileira e da democracia, criticando as ações de Eduardo Bolsonaro e Donald Trump.
-
Donald Trump
Donald Trump é associado a ações de chantagem contra o Judiciário brasileiro e a possíveis sanções contra o Brasil e integrantes do STF, sendo visto como um apoiador de tentativas de desestabilização.
-
Lindbergh Farias
Lindbergh Farias é retratado como um líder que convoca a população à defesa da soberania e da democracia, alertando sobre as agressões dos EUA.
-
STF
O STF é defendido como uma instituição que não se encontra impotente e que tem rechaçado tentativas de golpe e chantagem, sendo alvo de ataques por parte de Eduardo Bolsonaro e Trump.
-
Partido dos Trabalhadores
O PT é mencionado como o partido de Lindbergh Farias, que convoca à defesa da democracia, e de Gleisi Hoffmann, que critica as ingerências estrangeiras.
-
Partido Liberal
O PL é mencionado como o partido de Eduardo Bolsonaro, retratado como líder de um lobby contra o STF e os interesses do Brasil.
-
André Ventura
André Ventura é citado por Eduardo Bolsonaro como alguém que quer impedir Alexandre de Moraes de entrar em Portugal, o que o insere no contexto de ações contra o ministro brasileiro.
-
Celso de Mello
Celso de Mello é apresentado como um ex-ministro do STF que defende Moraes e a soberania do Brasil, denunciando o comportamento de brasileiros que se curvam a poderes estrangeiros.
-
Financial Times
O Financial Times é mencionado como o veículo que publicou declarações de Eduardo Bolsonaro, servindo como fonte de informação sobre suas ações.
-
Valor Econômico
O Valor Econômico é mencionado como o veículo onde Celso de Mello publicou seu artigo em defesa do Brasil e de Alexandre de Moraes.
-
Chega
O partido Chega é mencionado como um aliado de Eduardo Bolsonaro em ações contra Alexandre de Moraes.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte crítica às ações dos Estados Unidos e de Eduardo Bolsonaro em relação à soberania brasileira e às instituições democráticas, com um tom de repúdio e denúncia.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo