A criação de uma linha de trem ligando São Luís a Itapecuru-Mirim, utilizando parte da antiga ferrovia que conectava a capital maranhense a Teresina (PI), voltou a ser debatida e pode ganhar viabilidade com apoio do Governo Federal. O trecho, atualmente operado pela TransNordestina Logística para transporte de cargas, é…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Linha de trem entre São Luís e Itapecuru-Mirim volta ao debate e pode integrar novo plano ferroviário nacional
Publicado em: Por: Leonardo Alves
Sentimento por Entidade:
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São Luís
É o ponto de partida e chegada de uma linha de trem proposta, com potencial de melhoria na mobilidade e desenvolvimento econômico, o que é visto de forma positiva.
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Itapecuru-Mirim
É o destino da linha de trem proposta, com potencial de melhoria na mobilidade e desenvolvimento econômico, o que é visto de forma positiva.
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TransNordestina Logística
É mencionada como a operadora atual do trecho para transporte de cargas, sem juízo de valor sobre sua atuação.
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Consórcio Ferroviário Evtea
É o responsável pelo estudo de viabilidade do projeto, indicando um interesse e potencial de avanço para a proposta.
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Hilton Gonçalo
É apresentado como defensor do projeto desde 2017 e pré-candidato ao Senado, o que confere credibilidade e força política à proposta. Suas declarações são positivas e estratégicas.
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Santa Rita
Mencionado como local de atuação do ex-prefeito Hilton Gonçalo e com paradas previstas para a linha de trem, o que indica relevância para o projeto.
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Senado
É o cargo ao qual Hilton Gonçalo é pré-candidato, contextualizando sua atuação política em relação ao projeto.
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Aeroporto Marechal Cunha Machado
Mencionado como referência para a localização de uma estação, sem impacto direto no sentimento.
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IPHAN
É citado pela restauração de uma estação, indicando cuidado com o patrimônio e potencial de integração com o projeto ferroviário.
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Bacabeira
Mencionado como local de uma parada prevista para a linha de trem, sem impacto direto no sentimento.
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Rosário
Mencionado como local de uma estação restaurada pelo IPHAN, indicando potencial de integração com o projeto ferroviário.
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Systra Engenharia e Consultoria Ltda.
É a empresa líder do consórcio que realiza o estudo de viabilidade, indicando um papel importante no avanço do projeto.
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Houer Consultoria e Concessões Ltda.
É uma das empresas do consórcio que realiza o estudo de viabilidade, indicando um papel no avanço do projeto.
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Tylin Brazil Ltda.
É uma das empresas do consórcio que realiza o estudo de viabilidade, indicando um papel no avanço do projeto.
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M Viana Sociedade de Advogados
É uma das empresas do consórcio que realiza o estudo de viabilidade, indicando um papel no avanço do projeto.
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Salvador
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária, sem impacto direto no sentimento do projeto principal.
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Feira de Santana
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária, sem impacto direto no sentimento do projeto principal.
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Fortaleza
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária, sem impacto direto no sentimento do projeto principal.
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Sobral
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária, sem impacto direto no sentimento do projeto principal.
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Brasília
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária, sem impacto direto no sentimento do projeto principal.
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Luziânia
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária, sem impacto direto no sentimento do projeto principal.
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Londrina
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária, sem impacto direto no sentimento do projeto principal.
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Maringá
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária, sem impacto direto no sentimento do projeto principal.
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Pelotas
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária, sem impacto direto no sentimento do projeto principal.
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Rio Grande
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária, sem impacto direto no sentimento do projeto principal.
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Cariacica
Mencionado como ponto de uma linha de trem de passageiros existente, sem impacto direto no sentimento do projeto principal.
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Belo Horizonte
Mencionado como destino de uma linha de trem de passageiros existente, sem impacto direto no sentimento do projeto principal.
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Parauapebas
Mencionado como destino de uma linha de trem de passageiros existente, sem impacto direto no sentimento do projeto principal.
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Vale
É a operadora das duas linhas ferroviárias de passageiros existentes no Brasil, mencionada de forma informativa.
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Governo Federal
É apresentado como potencial apoiador do projeto e estabelece critérios para viabilização, indicando um papel decisivo e com potencial positivo para a iniciativa.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão positiva sobre a retomada de linhas de trem de passageiros no Brasil, com foco em um projeto específico no Maranhão. Os benefícios de mobilidade, economia e sustentabilidade são destacados, e a fala de um político envolvido reforça o otimismo. Há uma menção à necessidade de viabilidade econômica pelo Governo Federal, mas o tom geral é de esperança e potencial de desenvolvimento.
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