Mais recentemente, em 2022, o então prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim, também deixou o cargo para disputar o governo do Maranhão, mas não teve êxito.
Ler notícia completa no site do autor ↗️Histórico mostra fracasso para prefeitos que deixam o cargo para disputar governos
Publicado em: Por: Maciel Silva
Sentimento por Entidade:
-
O Globo
O jornal é citado como a fonte da reportagem e do levantamento, sem que haja qualquer juízo de valor sobre ele no texto.
-
Eduardo Braide
É mencionado como um prefeito que pode vir a deixar o cargo para disputar o governo, um cenário que o texto aponta como arriscado e com alta taxa de fracasso, o que reflete negativamente sobre a sua potencial candidatura.
-
PSD
O partido é associado a Eduardo Braide e Eduardo Paes, ambos prefeitos que consideram ou consideraram deixar o cargo para disputar governos estaduais, uma estratégia que o texto descreve como arriscada.
-
Maranhão
O estado é o palco principal da análise de caso, com menções a prefeitos que tentaram e não conseguiram se eleger governadores, mas o local em si não é avaliado.
-
Jackson Lago
É citado como um exemplo de prefeito que renunciou para disputar o governo e foi derrotado na primeira tentativa, embora tenha se eleito anos depois. A primeira tentativa é apresentada como um fracasso.
-
São Luís
É a cidade da qual Jackson Lago e Eduardo Braide são ou foram prefeitos, servindo de contexto geográfico para as ações políticas.
-
Lahésio Bonfim
É explicitamente mencionado como um prefeito que deixou o cargo para disputar o governo do Maranhão e 'não teve êxito', indicando um fracasso claro.
-
São Pedro dos Crentes
É o município do qual Lahésio Bonfim era prefeito, servindo de contexto geográfico.
-
Eduardo Paes
É mencionado como um prefeito que deve deixar o cargo para disputar o governo estadual, um movimento que o texto aponta como arriscado e com alta taxa de fracasso.
-
Rio
É uma das capitais onde Eduardo Paes é prefeito e considera deixar o cargo, servindo de contexto geográfico.
-
Recife
É uma das capitais onde João Campos é prefeito e considera deixar o cargo, servindo de contexto geográfico.
-
João Campos
É mencionado como um prefeito que deve deixar o cargo para disputar o governo estadual, um movimento que o texto aponta como arriscado e com alta taxa de fracasso.
-
PSB
O partido é associado a João Campos, um prefeito que considera deixar o cargo para disputar governo estadual, uma estratégia que o texto descreve como arriscada.
-
João Doria
É citado como um dos casos bem-sucedidos de prefeitos que se elegeram governadores após deixarem o cargo, sendo o último a ter sucesso no país.
-
São Paulo
É o estado onde João Doria e José Serra foram prefeitos e se elegeram governadores, servindo de contexto geográfico para exemplos de sucesso.
-
José Serra
É citado como um dos casos bem-sucedidos de prefeitos que se elegeram governadores após deixarem o cargo, com um episódio de assinatura de compromisso de não sair do mandato.
-
Wilma Faria
É citada como um dos casos bem-sucedidos de prefeitos que se elegeram governadores após deixarem o cargo.
-
Rio Grande do Norte
É o estado onde Wilma Faria foi eleita governadora, servindo de contexto geográfico.
-
Marcelo Déda
É citado como um dos casos bem-sucedidos de prefeitos que se elegeram governadores após deixarem o cargo.
-
Sergipe
É o estado onde Marcelo Déda foi eleito governador, servindo de contexto geográfico.
-
Beto Richa
É citado como um dos casos bem-sucedidos de prefeitos que se elegeram governadores após deixarem o cargo.
-
Paraná
É o estado onde Beto Richa foi eleito governador, servindo de contexto geográfico.
-
Ricardo Coutinho
É citado como um dos casos bem-sucedidos de prefeitos que se elegeram governadores após deixarem o cargo.
-
Paraíba
É o estado onde Ricardo Coutinho foi eleito governador, servindo de contexto geográfico.
-
Tarso Genro
É mencionado como um nome conhecido da política nacional que tentou e não obteve êxito ao deixar a prefeitura de Porto Alegre para concorrer ao governo do estado, embora tenha se eleito governador anos depois.
-
Porto Alegre
É a cidade da qual Tarso Genro era prefeito, servindo de contexto geográfico.
-
Alexandre Kalil
É citado como um exemplo de 'baque mais recente' de um ex-prefeito que tentou enfrentar o candidato à reeleição para governador e não teve sucesso.
-
Belo Horizonte
É a cidade da qual Alexandre Kalil era prefeito, servindo de contexto geográfico.
-
Romeu Zema
É mencionado como o candidato à reeleição para governador que venceu Alexandre Kalil no primeiro turno, indicando sucesso na disputa.
-
Novo
O partido é associado a Romeu Zema, que se sagrou vitorioso na disputa pelo governo estadual, indicando um resultado positivo para o partido naquele contexto.
-
Minas
É o estado onde ocorreu a disputa entre Alexandre Kalil e Romeu Zema, servindo de contexto geográfico.
-
PDT
O partido é mencionado como a sigla pela qual Alexandre Kalil pretende concorrer novamente, sem que haja um julgamento de valor sobre o partido em si.
-
Marco Antonio Teixeira
É um cientista político que oferece uma análise sobre o motivo do fracasso dessa estratégia ('quebra de contrato'), o que contribui para a compreensão do tema, mas sua opinião não é criticada nem elogiada.
-
FGV EAESP
É a instituição onde Marco Antonio Teixeira é professor, servindo de contexto para sua qualificação profissional.
-
Fernando Haddad
É mencionado como o vencedor da campanha municipal de 2012 em São Paulo, que explorou o caso de José Serra ter deixado a prefeitura, servindo de contexto histórico.
-
PT
O partido é associado a Fernando Haddad, que utilizou o episódio de José Serra para vencer a campanha municipal, servindo de contexto histórico.
-
Caio Sartori
É o autor da matéria, citado ao final, sem que haja qualquer juízo de valor sobre ele.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma análise estatística e histórica sobre a dificuldade de prefeitos em se elegerem governadores após deixarem o cargo, com uma taxa de fracasso de 70%. A maioria das menções a prefeitos que tentaram essa transição resulta em derrota, o que confere um tom predominantemente negativo à estratégia em si.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
