A criação de uma linha de trem ligando São Luís a Itapecuru-Mirim, utilizando parte da antiga ferrovia que conectava a capital maranhense a Teresina (PI), voltou a ser debatida e pode ganhar viabilidade com apoio do Governo Federal. O trecho, atualmente operado pela TransNordestina Logística para transporte de cargas, é…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Trem entre São Luís e Itapecuru-Mirim volta a ser tema de debate
Publicado em: Por: Paulo Roberto
Sentimento por Entidade:
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São Luís
Mencionado como ponto de partida e chegada da linha de trem, com potencial de desenvolvimento.
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Itapecuru-Mirim
Mencionado como ponto de chegada da linha de trem, com potencial de desenvolvimento.
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TransNordestina Logística
Mencionada como operadora atual do trecho para transporte de cargas, sem juízo de valor explícito.
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Consórcio Ferroviário Evtea
Responsável pelo estudo de viabilidade do projeto, indicando um avanço na proposta.
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Hilton Gonçalo
Defensor do projeto desde 2017, com declarações positivas sobre seus benefícios e importância estratégica.
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Santa Rita
Mencionado como local onde o ex-prefeito Hilton Gonçalo atuava e onde o trem teria paradas.
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Senado
Mencionado como cargo ao qual Hilton Gonçalo é pré-candidato.
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Aeroporto Marechal Cunha Machado
Localização de uma das estações propostas em São Luís.
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Maracanã
Bairro em São Luís onde uma estação seria instalada.
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Pedrinhas
Bairro em São Luís onde uma estação seria instalada.
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Estiva
Bairro em São Luís onde uma estação seria instalada.
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Periz de Baixo
Local em Bacabeira onde a primeira parada no continente seria feita.
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Bacabeira
Município onde Periz de Baixo está localizado.
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Rosário
Local onde a estação foi recentemente restaurada, indicando um avanço na infraestrutura.
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Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
Responsável pela restauração da estação em Rosário, demonstrando cuidado com o patrimônio e potencial para o projeto.
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Recurso
Povoado em Santa Rita onde o trem teria paradas.
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Piruaba
Povoado em Santa Rita onde o trem teria paradas.
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Carema
Bairro em Santa Rita onde o trem teria paradas.
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Systra Engenharia e Consultoria Ltda.
Parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade.
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Houer Consultoria e Concessões Ltda.
Parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade.
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Tylin Brazil Ltda.
Parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade.
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M Viana Sociedade de Advogados
Parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade.
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Salvador
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária.
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Feira de Santana
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária.
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Fortaleza
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária.
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Sobral
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária.
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Brasília
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária.
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Luziânia
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária.
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Londrina
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária.
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Maringá
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária.
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Pelotas
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária.
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Rio Grande
Mencionado como parte de outro estudo de conexão ferroviária.
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Cariacica
Mencionado como ponto de partida de uma linha de trem de passageiros existente.
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Belo Horizonte
Mencionado como ponto de chegada de uma linha de trem de passageiros existente.
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Parauapebas
Mencionado como ponto de chegada de uma linha de trem de passageiros existente.
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Vale
Operadora das duas linhas ferroviárias regulares de transporte de passageiros no Brasil.
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Governo Federal
Sinalizou que novos projetos serão viabilizados sob certas condições, indicando potencial apoio ao projeto maranhense.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão positiva sobre a retomada do transporte ferroviário de passageiros no Maranhão, destacando os benefícios e o potencial de desenvolvimento, com menções a um político que defende o projeto.
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