A criação de uma linha de trem ligando São Luís a Itapecuru-Mirim, utilizando parte da antiga ferrovia que conectava a capital maranhense a Teresina (PI), voltou a ser debatida e pode ganhar viabilidade com apoio do Governo Federal. O trecho, atualmente operado pela TransNordestina Logística para transporte de cargas, é um dos estudados pelo Consórcio...
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Publicado em: Por: Pedro Felipe
Sentimento por Entidade:
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São Luís
A cidade é mencionada como um ponto central para a nova linha de trem, com a proposta de instalação de quatro estações, indicando um papel relevante e positivo no projeto.
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Itapecuru-Mirim
O município é o destino final da linha de trem proposta, sendo apresentado como um beneficiário direto da nova infraestrutura, o que confere uma conotação positiva.
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TransNordestina Logística
A empresa é mencionada como a operadora atual do trecho para transporte de cargas, sem que haja juízo de valor sobre sua atuação ou o serviço prestado.
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Governo Federal
O governo é apresentado como um potencial apoiador e viabilizador do projeto, sinalizando a importância de novos projetos e a possibilidade de concretização da linha, o que gera uma percepção positiva.
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Consórcio Ferroviário Evtea
O consórcio é citado como responsável pelo estudo de viabilidade do projeto, indicando um papel técnico e de planejamento, sem julgamento de valor explícito.
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Evtea
O nome do consórcio é mencionado como parte do estudo de viabilidade, indicando um papel técnico e de planejamento, sem julgamento de valor explícito.
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Systra Engenharia e Consultoria Ltda.
A empresa é listada como líder do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, indicando um papel técnico e de planejamento, sem julgamento de valor explícito.
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Houer Consultoria e Concessões Ltda.
A empresa é citada como parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, indicando um papel técnico e de planejamento, sem julgamento de valor explícito.
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Tylin Brazil Ltda.
A empresa é citada como parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, indicando um papel técnico e de planejamento, sem julgamento de valor explícito.
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M Viana Sociedade de Advogados
A sociedade de advogados é citada como parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, indicando um papel técnico e de planejamento, sem julgamento de valor explícito.
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Hilton Gonçalo
Ele é apresentado como defensor do projeto desde 2017 e pré-candidato ao Senado, além de ter declarado a importância estratégica da linha, o que confere uma imagem positiva e engajada.
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Santa Rita
O município é mencionado como local de atuação política de Hilton Gonçalo e onde o trem teria paradas, indicando relevância para o projeto.
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Aeroporto Marechal Cunha Machado
O aeroporto é citado como referência de localização para uma das estações, sem que haja um julgamento de valor sobre ele ou a estação.
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Bacabeira
O município é mencionado como local da primeira parada no continente, indicando sua inclusão no trajeto.
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Rosário
A cidade é mencionada pela restauração de sua estação pelo IPHAN, o que sugere um cuidado com a infraestrutura histórica e sua potencial integração ao projeto.
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Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
O IPHAN é citado por ter restaurado a estação de Rosário, indicando um papel positivo na preservação e potencial uso da infraestrutura.
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Salvador
A cidade é mencionada como parte de outro estudo de conexão de passageiros, sem que haja um juízo de valor específico sobre ela.
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Feira de Santana
A cidade é mencionada como parte de outro estudo de conexão de passageiros, sem que haja um juízo de valor específico sobre ela.
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Fortaleza
A cidade é mencionada como parte de outro estudo de conexão de passageiros, sem que haja um juízo de valor específico sobre ela.
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Sobral
A cidade é mencionada como parte de outro estudo de conexão de passageiros, sem que haja um juízo de valor específico sobre ela.
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Brasília
A cidade é mencionada como parte de outro estudo de conexão de passageiros, sem que haja um juízo de valor específico sobre ela.
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Luziânia
A cidade é mencionada como parte de outro estudo de conexão de passageiros, sem que haja um juízo de valor específico sobre ela.
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Londrina
A cidade é mencionada como parte de outro estudo de conexão de passageiros, sem que haja um juízo de valor específico sobre ela.
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Maringá
A cidade é mencionada como parte de outro estudo de conexão de passageiros, sem que haja um juízo de valor específico sobre ela.
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Pelotas
A cidade é mencionada como parte de outro estudo de conexão de passageiros, sem que haja um juízo de valor específico sobre ela.
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Rio Grande
A cidade é mencionada como parte de outro estudo de conexão de passageiros, sem que haja um juízo de valor específico sobre ela.
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Cariacica
A cidade é mencionada como ponto de partida de uma linha de trem de passageiros existente, sem juízo de valor sobre ela.
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Belo Horizonte
A cidade é mencionada como ponto de chegada de uma linha de trem de passageiros existente, sem juízo de valor sobre ela.
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Parauapebas
A cidade é mencionada como ponto de chegada de uma linha de trem de passageiros existente, sem juízo de valor sobre ela.
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Vale
A mineradora é citada como operadora das duas linhas ferroviárias regulares de passageiros existentes no Brasil, sem juízo de valor sobre sua atuação.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão positiva sobre a possibilidade de retomada do transporte ferroviário de passageiros no Maranhão, destacando os benefícios econômicos e de mobilidade. A menção ao apoio do Governo Federal e à viabilidade do projeto contribui para o tom otimista.
- Muito Positivo
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