Presidente dos EUA justificou nova taxa recíproca pela “forma como o Brasil tratou o ex-presidente (Jair) Bolsonaro”, em que Trump considerou “uma desgraça internacional”. Medida vale a partir de 1º de agosto O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados pelos norte-americanos. […]
Ler notícia completa no site do autor ↗️Trump impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
Publicado em: Por: Pedro Jorge
Sentimento por Entidade:
-
Donald Trump
É retratado como o agente que impõe a tarifa e faz críticas ao Brasil e ao julgamento de Bolsonaro, mas o texto não qualifica negativamente suas ações ou declarações em si, apenas o resultado delas.
-
Jair Bolsonaro
É mencionado como um aliado de Trump e como figura central na justificativa da tarifa, sendo descrito por Trump como 'altamente respeitado', o que confere uma conotação positiva à sua imagem dentro do contexto da declaração de Trump.
-
Luiz Inácio Lula da Silva
É mencionado como destinatário da carta de Trump e em contexto de sinalização de apoio à Rússia e China, mas o texto não atribui sentimentos diretos a ele.
-
Supremo Tribunal Federal
É mencionado como responsável por decisões que Trump considera 'ataques insidiosos' às eleições e liberdade de expressão americanas, o que lhe confere uma conotação negativa no contexto da declaração de Trump.
-
Janja Lula da Silva
É mencionada por ter chamado o governo dos EUA de 'vira-latas', mas o texto não atribui um sentimento específico à sua declaração ou a ela.
-
Estados Unidos
É o país que impõe a tarifa e é criticado por sua condução de relações comerciais, sendo descrito como 'injusta e muito desleal'.
-
Brasil
É o país que sofre a imposição da tarifa e é criticado pela forma como tratou Bolsonaro e por ter relações comerciais consideradas 'injustas e muito desleais'.
-
Rússia
É mencionada como um país ao qual Lula sinalizou apoio, em um contexto de rivalidade com os EUA, mas sem um sentimento direto atribuído à Rússia em si.
-
China
É mencionada como um país ao qual Lula sinalizou apoio, em um contexto de rivalidade com os EUA, mas sem um sentimento direto atribuído à China em si.
-
Correio Brasiliense
É a fonte da notícia, não havendo sentimentos atribuídos a ela.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte carga negativa devido à imposição de tarifas pelo governo dos EUA sobre produtos brasileiros, citando justificativas de retaliação e críticas à condução de um julgamento. A relação bilateral é descrita como tensa e injusta.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo