A criação de uma linha de trem ligando São Luís a Itapecuru-Mirim, utilizando parte da antiga ferrovia que conectava a capital maranhense a Teresina (PI), voltou a ser debatida e pode ganhar viabilidade com apoio do Governo Federal. O trecho, atualmente operado pela TransNordestina Logística para transporte de cargas, é um dos estudados pelo Consórcio [...]
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Publicado em: Por: Sidnei Costa
Sentimento por Entidade:
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São Luís
Mencionado como ponto de partida e chegada da linha férrea, com potencial de integração e desenvolvimento econômico.
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Itapecuru-Mirim
Mencionado como ponto de chegada da linha férrea, com potencial de integração e desenvolvimento econômico.
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TransNordestina Logística
Mencionada como operadora atual do trecho para transporte de cargas, sem juízo de valor.
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Consórcio Ferroviário Evtea
Responsável pelo estudo de viabilidade do projeto, o que confere um caráter de avanço e planejamento.
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Hilton Gonçalo
Defensor do projeto desde 2017 e pré-candidato ao Senado, suas declarações sobre a importância estratégica e os benefícios da linha são apresentadas de forma positiva e enfática.
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Santa Rita
Mencionado como município onde o ex-prefeito Hilton Gonçalo atuava e onde o trem teria paradas, associado à proposta do projeto.
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Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
Mencionado pela restauração da estação em Rosário, associado a uma ação positiva de preservação.
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Systra Engenharia e Consultoria Ltda.
Líder do consórcio que realiza o estudo de viabilidade, associada ao planejamento do projeto.
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Houer Consultoria e Concessões Ltda.
Parte do consórcio que realiza o estudo de viabilidade, associada ao planejamento do projeto.
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Tylin Brazil Ltda.
Parte do consórcio que realiza o estudo de viabilidade, associada ao planejamento do projeto.
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M Viana Sociedade de Advogados
Parte do consórcio que realiza o estudo de viabilidade, associada ao planejamento do projeto.
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Salvador–Feira de Santana
Mencionado como outro trecho em avaliação para transporte de passageiros, sem juízo de valor específico.
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Fortaleza–Sobral
Mencionado como outro trecho em avaliação para transporte de passageiros, sem juízo de valor específico.
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Brasília–Luziânia
Mencionado como outro trecho em avaliação para transporte de passageiros, sem juízo de valor específico.
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Londrina–Maringá
Mencionado como outro trecho em avaliação para transporte de passageiros, sem juízo de valor específico.
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Pelotas–Rio Grande
Mencionado como outro trecho em avaliação para transporte de passageiros, sem juízo de valor específico.
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Cariacica (ES) a Belo Horizonte (MG)
Mencionado como uma das duas linhas férreas regulares de passageiros existentes no Brasil, associado à infraestrutura de transporte.
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São Luís (MA) a Parauapebas (PA)
Mencionado como uma das duas linhas férreas regulares de passageiros existentes no Brasil, associado à infraestrutura de transporte.
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Vale
Mencionada como operadora das linhas férreas existentes, sem juízo de valor.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão positiva sobre a retomada do transporte ferroviário de passageiros no Maranhão, destacando os benefícios econômicos e de mobilidade, com potencial de desenvolvimento para o estado.
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