Ministra Sônia Guajajara marcou presença no evento que reuniu estudantes, caciques, mestres de saberes tradicionais, pesquisadores e gestores públi...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Governo do Maranhão e Instituto Tukàn finalizam escuta para criação da 1ª Universidade Indígena do Brasil
Publicado em: Por: Wilque GomesSentimento por Entidade:
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Governo do Maranhão
É descrito como parceiro fundamental e com apoio decisivo para a criação da universidade, demonstrando um papel ativo e positivo.
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Instituto Tukàn
É apresentado como um dos idealizadores e executor do projeto, com protagonismo na construção coletiva e na validação dos elementos estruturantes, demonstrando um papel fundamental e positivo.
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FAPEMA
É destacada como apoiadora fundamental e com investimento em pesquisa e conhecimento, assumindo o processo de escuta e sendo parceira essencial para o avanço do projeto.
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Sônia Guajajara
É citada como ministra dos Povos Indígenas e reforça a importância da universidade, destacando o apoio do governador e da FAPEMA, o que a posiciona de forma positiva no contexto da notícia.
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Carlos Brandão
É mencionado como o governador que tem se colocado sempre à disposição e como parceiro na construção da universidade, demonstrando um compromisso e apoio à iniciativa.
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Nordman Wall
Como presidente da FAPEMA, destaca o papel da fundação e a inédita natureza da universidade no Brasil, posicionando-o como um porta-voz importante e positivo do projeto.
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Cristiano Capovilla
É mencionado como diretor Científico da FAPEMA, acompanhando o presidente da fundação, sem ter um papel de destaque na narrativa que gere um sentimento específico.
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Silvio da Silva
Como presidente do Instituto Tukàn, destaca a importância da universidade como avanço na valorização de saberes ancestrais e fortalecimento de identidades, posicionando-o como um líder chave do projeto.
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Fabiana Guajajara
Como diretora do Instituto Tukàn, reforça a importância da universidade como avanço na valorização de saberes ancestrais e fortalecimento de identidades, posicionando-a como uma líder chave do projeto.
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UEMA
É mencionada como parceira do projeto, oferecendo curso de guia de turismo, o que indica um apoio e contribuição positiva.
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UEMASUL
É mencionada como parceira do projeto, indicando um apoio e contribuição positiva.
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IBGE
É citado pelo Censo 2022 para fornecer dados sobre a população indígena no Maranhão, tendo um papel informativo e neutro na narrativa.
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Gustavo Costa
Como coordenador do programa de implementação, destaca que a iniciativa é compromisso do governador e uma construção de todos, reforçando o caráter positivo e colaborativo do projeto.
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Washington Oliveira
Como secretário de Estado, expressa alegria em acompanhar a etapa e reforça que é um momento histórico, posicionando-o como um apoiador e entusiasta do projeto.
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Suluene Guajajara
Como liderança do território Araribóia, expressa felicidade com a garantia do futuro e a preservação da história, destacando que as futuras gerações não passarão pelas mesmas dificuldades, o que a posiciona de forma muito positiva.
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Taciano Brito
É mencionado como diretor do filme 'Tukàn: A semente plantada', que aborda a criação da universidade, indicando uma contribuição artística e de divulgação para o projeto.
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Tukàn: A semente plantada
É um filme que conta sobre a criação da universidade, tendo uma pré-estreia no evento, o que indica uma contribuição positiva para a divulgação e registro da iniciativa.
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Sentimento Geral
O texto descreve um marco histórico e um avanço significativo na educação para os povos indígenas, com forte apoio institucional e participação comunitária, gerando um sentimento geral de otimismo e realização.
- Muito Positivo
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