O Senado Federal oficializou, nesta quinta-feira (4), o afastamento do senador Marcos do Val (Podemos-ES) das atividades legislativas por 115 dias para “tratamento de saúde”. A Junta Médica da Casa atendeu a...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias
Publicado em: Por: Wilque GomesSentimento por Entidade:
-
Senado Federal
O Senado Federal é mencionado como o órgão que oficializou o afastamento e que costurou um acordo com o STF, atuando de forma processual e institucional sem julgamento de valor no texto.
-
Marcos do Val
O senador é o foco de investigações e acusações graves, incluindo a promoção de campanha para intimidar policiais e a arquitetura de um plano para anular eleições, além de ter tido restrições impostas. O afastamento por 'tratamento de saúde' é apresentado em paralelo a essas investigações.
-
Podemos-ES
O partido é mencionado apenas como a filiação política do senador, sem qualquer juízo de valor sobre o partido em si.
-
Supremo Tribunal Federal (STF)
O STF é apresentado como o órgão que investiga Marcos do Val e que impôs restrições, atuando como autoridade judicial no contexto da notícia.
-
Durval
O nome 'Durval' aparece como uma possível referência a Marcos do Val (pelo contexto da nota e justificativa pessoal), mas a análise é feita sobre o nome como apresentado. As justificativas apresentadas são pessoais e não há juízo de valor sobre ele no trecho em que aparece com este nome.
-
Alexandre de Moraes
O ministro é citado como o responsável pela decisão de suspender parte das limitações impostas ao parlamentar, atuando no contexto de uma decisão judicial.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma série de investigações e restrições impostas a um político, com menções a acusações graves, o que gera um sentimento geral negativo, embora a licença seja apresentada como um direito e com justificativas pessoais.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo