Doze profissionais ligados às artes e à cultura maranhense protocolaram uma notícia de fato no Ministério Público do Maranhão contra Eduardo Braide (PSD), acusando o prefeito de São Luís de destruir irreversivelmente um mural histórico do renomado artista plástico maranhense Péricles Rocha durante obras de revitalização no Elevado Newton Bello, conhecido como “Elevado da Cohab”....
Ler notícia completa no site do autor ↗️Artistas acionam Ministério Público contra Eduardo Braide por destruição de mural de Péricles Rocha
Publicado em: Por: Fatos Verdadeiros
Sentimento por Entidade:
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Eduardo Braide
É acusado de destruir um mural histórico e de violar patrimônio cultural, direitos autorais e princípios da administração pública. Sua gestão é apontada como responsável pela ação, com possível motivação política e vaidade.
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Ministério Público do Maranhão
É o órgão ao qual a denúncia foi protocolada, indicando uma ação formal para apuração dos fatos. A menção é neutra, mas o contexto sugere que o órgão terá um papel investigativo.
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Péricles Rocha
É retratado como um renomado artista plástico maranhense, criador do mural destruído. Sua obra é descrita com valor histórico e artístico, e sua memória é evocada em contraste com a ação da prefeitura.
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PSD
O partido de Eduardo Braide é mencionado em conjunto com seu nome, associando o político à sigla em um contexto de denúncia e crítica. A associação é levemente negativa devido ao contexto da notícia.
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São Luís
A cidade é o palco dos eventos, com a destruição do mural ocorrendo em suas obras de revitalização e a gestão municipal sendo a responsável pelas ações criticadas. O contexto é negativo devido às acusações.
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Elevado Newton Bello
É o local onde o mural de Péricles Rocha foi destruído durante obras da gestão municipal, sendo o centro da polêmica e da denúncia de destruição de patrimônio cultural.
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Cohab
É o nome popular do Elevado Newton Bello, mencionado para contextualizar a localização da obra destruída. A menção é neutra.
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Roseana Sarney
É mencionada como a governadora que viabilizou a obra do mural em 2001, em um contexto de reurbanização. A menção é neutra, apenas contextualizando a origem da obra.
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MDB
É o partido de Roseana Sarney, mencionado para contextualizar o governo em que o mural foi criado. A menção é neutra.
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Lei 9.605/98
É citada como a lei que tipifica como crime a destruição de bem especialmente protegido, sendo usada como base para a denúncia contra Eduardo Braide. A menção é neutra.
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Lei 9.610/98
É citada como a lei que protege os direitos morais do artista, incluindo o direito à integridade da obra, sendo utilizada como fundamento para a acusação de violação de direitos autorais. A menção é neutra.
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Lei 14.230/21
É mencionada por alterar a Lei de Improbidade Administrativa e ser utilizada na denúncia contra Eduardo Braide por violação de princípios administrativos. A menção é neutra.
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Lei 8.429/92
Conhecida como Lei de Improbidade Administrativa, é citada em relação às violações apontadas contra Eduardo Braide. A menção é neutra.
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Portal da Transparência
É mencionado como o local onde deveria haver informações sobre a contratação da empresa responsável pela intervenção, e a suposta ausência de dados configura falta de transparência. A menção é neutra.
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Iphan
É o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, cujo oitiva é solicitada pelo Ministério Público para dimensionar o impacto da destruição. A menção é neutra, indicando um órgão técnico relevante para a apuração.
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Conselho Estadual de Cultura
É mencionado junto ao Iphan como órgão cuja oitiva é solicitada para avaliar o impacto da destruição do mural. A menção é neutra.
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Atual7
É o veículo de comunicação que buscou posicionamento da prefeitura e do prefeito, aguardando retorno. A menção é neutra.
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Glenda Carvalho Rocha de Oliveira
É uma das denunciantes, perita criminal e gestora do Instituto Péricles Rocha. Sua participação na denúncia confere credibilidade ao ato, mas a menção em si é neutra.
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Regina Maria Oliveira Borba
É uma das denunciantes, artista plástica. Sua participação na denúncia é contextualizada, mas a menção em si é neutra.
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Gilmartim Meneses da Silva
É um dos denunciantes, artista plástico e grafiteiro. Sua participação na denúncia é contextualizada, mas a menção em si é neutra.
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Safira Rego Lopes
É uma das denunciantes, professora. Sua participação na denúncia é contextualizada, mas a menção em si é neutra.
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Emyla Mayara Lopes da Silva
É uma das denunciantes, artista plástica e grafiteira. Sua participação na denúncia é contextualizada, mas a menção em si é neutra.
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Antonio Romildo Araujo Rocha
É um dos denunciantes, artista plástico e designer. Sua participação na denúncia é contextualizada, mas a menção em si é neutra.
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Reylton Rafael Rosa Reis
É um dos denunciantes, pesquisador e memorista. Sua participação na denúncia é contextualizada, mas a menção em si é neutra.
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José Aquiles Sousa Andrade
É um dos denunciantes, arquiteto urbanista e professor universitário. Sua participação na denúncia é contextualizada, mas a menção em si é neutra.
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Odla Cristianne Patriota Albuquerque
É uma das denunciantes, professora. Sua participação na denúncia é contextualizada, mas a menção em si é neutra.
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José de Ribamar Matos Júnior
É um dos denunciantes, professor e artista plástico. Sua participação na denúncia é contextualizada, mas a menção em si é neutra.
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Kelvin Vale dos Anjos
É um dos denunciantes, artista plástico. Sua participação na denúncia é contextualizada, mas a menção em si é neutra.
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Eduardo Moura da Silva
É um dos denunciantes, fotógrafo. Sua participação na denúncia é contextualizada, mas a menção em si é neutra.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte conotação negativa em relação às ações do prefeito Eduardo Braide, detalhando acusações de destruição de patrimônio cultural e violação de direitos autorais, com menções a improbidade administrativa e motivação política. A narrativa é construída a partir de uma denúncia formal ao Ministério Público por artistas e profissionais da cultura, o que confere um tom crítico e acusatório.
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