Parlamentar fez o anúncio na sessão plenária desta quinta-feira (4), após obter as assinaturas necessárias dos colegas deputados. Assecom / Dep. Dr. Yglésio O deputado estadual Dr. Yglésio (PRTB) anunciou que protocolou na Assembleia Legislativa a “CPI da EMAP”, Comissão Parlamentar de Inquérito que, segundo ele, vai apurar o uso de recursos da Empresa Maranhense
Ler notícia completa no site do autor ↗️Deputado Dr. Yglésio anuncia “CPI da EMAP” para apurar ações da gestão do ex-governador Flávio Dino
Publicado em: Por: Ramed3d FilmsSentimento por Entidade:
-
Dr. Yglésio
O deputado é apresentado como o agente que inicia as investigações, mas o texto se concentra nas ações que ele pretende apurar, mantendo um tom neutro em relação a ele, a menos que as próprias ações investigadas sejam descritas de forma negativa.
-
EMAP
A EMAP é o foco de uma CPI que visa apurar o 'desvio de finalidade' de seus recursos, o que a torna um órgão público associado a irregularidades no contexto da notícia.
-
Flávio Dino
O ex-governador é diretamente associado às gestões que serão investigadas pelas CPIs, com menções a 'desvio de finalidade', 'gastos' e 'destruição' de obras, indicando forte conotação negativa.
-
Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa é o palco onde o anúncio das CPIs é feito, sem julgamento de valor sobre o órgão em si.
-
PRTB
O partido do deputado Dr. Yglésio é mencionado apenas como afiliação política, sem qualquer carga de sentimento.
-
CPI da EMAP
A CPI é apresentada como um instrumento de investigação de supostas irregularidades, o que lhe confere um tom negativo inerente ao seu propósito de apurar desvios.
-
CPI da Comunicação no Governo Flávio Dino
Esta CPI visa apurar gastos em comunicação que 'não apareceram', sugerindo ineficiência ou desvio de recursos, o que a torna negativa.
-
FEPA
O FEPA é associado ao 'esvaziamento de recursos' e às 'aposentadorias', indicando problemas e irregularidades.
-
CPI do FEPA
Esta CPI investiga o esvaziamento de recursos do FEPA, o que a torna negativa.
-
CPI dos Respiradores
A CPI dos Respiradores, embora relacionada à pandemia, é mencionada em um contexto de apuração de gastos que podem ter sido irregulares, o que lhe confere um tom de investigação de possíveis problemas.
-
CPI do Mais Asfalto
Esta CPI investiga gastos 'de bilhões de reais' em estradas que 'não apareceram' e que as MAs foram 'destruídas', indicando forte conotação negativa de má gestão e desperdício.
-
CPI da Comilança
O nome 'Comilança' e a menção a 'buffets de Flávio Dino' sugerem um uso inadequado de recursos públicos para fins de ostentação ou desvio, conferindo um tom negativo.
-
Consórcio do Nordeste
O Consórcio do Nordeste é mencionado em relação ao dinheiro dos respiradores que 'nunca apareceram', sugerindo uma associação a problemas de transparência ou gestão.
-
Sentimento Geral
O texto possui um tom predominantemente crítico e investigativo, com o deputado Dr. Yglésio anunciando várias CPIs para apurar supostos desvios e má gestão de recursos públicos durante a gestão de Flávio Dino. A linguagem utilizada para descrever as ações investigadas é negativa, indicando desconfiança e necessidade de esclarecimento.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo