Ao menos treze parentes de oito ministros apareceram listados como advogados em processos no STF© Getty Images Quando a Polícia Federal encontrou no celular de Daniel Vorcaro, dono do banco Master,…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Dá para confiar??? Oito ministros do STF têm parentes advogados com processos na Corte
Publicado em: Por: Caio HostilioSentimento por Entidade:
-
STF
O STF é retratado como o palco onde ocorrem os potenciais conflitos de interesse, e a instituição é criticada por não ter regras mais claras para evitar essas situações, apesar de afirmar que as regras de suspeição e impedimento estão previstas em lei. A percepção geral é de que a instituição pode ter sua isenção questionada.
-
Daniel Vorcaro
É mencionado como o dono do banco Master, envolvido em um contrato com o escritório da esposa de Alexandre de Moraes, o que inicia a discussão sobre o conflito de interesses. O contexto é de investigação por suspeitas de fraudes.
-
Banco Master
O banco é citado em um contexto de investigação por suspeitas de fraudes e um contrato de alto valor com o escritório da esposa de um ministro do STF, o que o coloca em uma situação negativa.
-
Alexandre de Moraes
É um dos ministros do STF cujos parentes atuam na Corte. O texto menciona especificamente o contrato de R$ 129 milhões firmado com o escritório de sua esposa, Viviane Barci de Moraes, o que gera uma percepção negativa sobre ele neste contexto.
-
Viviane Barci de Moraes
É a esposa do ministro Alexandre de Moraes e dona de um escritório que firmou um contrato milionário com o Banco Master. Sua atuação profissional é central para a discussão de conflito de interesses, gerando uma conotação negativa.
-
O Globo
É citado como o jornal que revelou o contrato entre o Banco Master e o escritório de Viviane Barci de Moraes. A menção é puramente informativa.
-
Operação Compliance Zero
É o nome da operação da Polícia Federal onde o contrato foi encontrado. A menção é informativa e não carrega um julgamento de valor sobre a operação em si.
-
BBC News Brasil
É a fonte da investigação jornalística que identificou os parentes de ministros atuando como advogados. A menção é positiva por trazer à tona um tema relevante, mas o conteúdo investigado é negativo.
-
Dias Toffoli
É um dos ministros do STF com parentes advogados atuando na Corte. O texto cita críticas a ele por suspender multa da J&F enquanto sua ex-esposa prestava assessoria jurídica ao grupo, e também uma viagem em voo particular com um advogado de um diretor do Banco Master, o que gera percepção negativa.
-
Kassio Nunes Marques
É um dos ministros do STF com parentes advogados atuando na Corte. A menção é neutra, mas o contexto geral da reportagem lança uma sombra sobre sua posição.
-
Luiz Fux
É um dos ministros do STF com parentes advogados atuando na Corte. O texto destaca o grande aumento de processos de seu filho, Rodrigo Fux, no STF e STJ após sua posse, e a declaração de impedimento de Fux. A percepção é de que há um problema a ser observado.
-
Edson Fachin
É um dos ministros do STF com parentes advogados atuando na Corte. O texto menciona que ele se declarou impedido em todos os casos envolvendo sua filha e genro, o que é uma atitude positiva, mas o fato de ter parentes atuando ainda o insere no contexto de investigação.
-
Flavio Dino
É um dos ministros do STF com parentes advogados atuando na Corte. O texto menciona o grande número de processos anteriores à sua posse e apenas 2 posteriores, e sua declaração de impedimento em casos de parentes. A percepção é de que há um problema a ser observado, mas sua atitude de impedimento é positiva.
-
Cristiano Zanin
É um dos ministros do STF com parentes advogados atuando na Corte. O texto lista sua esposa e cunhada como advogadas com processos na Corte. A menção é neutra, mas o contexto geral da reportagem lança uma sombra sobre sua posição.
-
Gilmar Mendes
É um dos ministros do STF com parentes advogados atuando na Corte. O texto menciona sua ex-mulher e ex-enteada com processos, e que ele não se manifestou. A percepção é de que há um problema a ser observado.
-
Melina Fachin
Filha do ministro Edson Fachin, citada como advogada com processos na Corte. Seu posicionamento detalha sua carreira acadêmica e jurídica, buscando justificar sua atuação. A menção é neutra, mas a vinculação ao pai a insere no contexto de investigação.
-
Marcos Alberto Rocha Gonçalves
Genro do ministro Edson Fachin, citado como advogado com processos na Corte. Seu posicionamento detalha sua carreira jurídica e a regra de não assumir casos no STF após a posse do sogro. A menção é neutra, mas a vinculação ao sogro o insere no contexto de investigação.
-
Luisa Moraes Abreu Ferreira
Professora da FGV Direito SP, é citada como especialista que avalia a prática com ressalva e aponta riscos de conflito de interesse e desgaste da percepção pública. Sua opinião contribui para a crítica, mas ela é apresentada como especialista, o que confere neutralidade à sua menção.
-
Álvaro Jorge
Professor da FGV Direito Rio, é citado como especialista que afirma que a prática pode deslegitimar o Judiciário e que o STF deveria ser o primeiro interessado em evitar isso. Sua opinião contribui para a crítica, mas ele é apresentado como especialista, o que confere neutralidade à sua menção.
-
Guiomar Feitosa
Ex-mulher de Gilmar Mendes, aparece como representante em processos, mas afirma não ter atuação na Corte. Seu posicionamento busca esclarecer a situação, mas a menção inicial a coloca no contexto de investigação.
-
Luiz Fernando Gomes Esteves
Professor de Direito do Insper, é citado como especialista que aponta que a classificação de advogados no STF nem sempre é precisa e que a procuração já seria suficiente para aplicação de regras de suspeição. Sua opinião contribui para a análise crítica, mas ele é apresentado como especialista.
-
Roberta Maria Rangel
Ex-mulher de Dias Toffoli, é citada como advogada que prestava assessoria jurídica ao grupo J&F em um caso, enquanto Toffoli suspendia multa do grupo. Sua atuação é central para a crítica a Toffoli.
-
J&F
É o grupo que controla a JBS, que teve multa suspensa por Dias Toffoli enquanto sua ex-esposa prestava assessoria jurídica ao grupo. A empresa é citada em um contexto de polêmica.
-
JBS
É a maior produtora mundial de proteína animal e controlada pela J&F. Sua relação com a multa suspensa e a assessoria jurídica da ex-esposa de Toffoli a insere em um contexto de polêmica.
-
Bruno Carazza
Professor da Fundação Dom Cabral e autor de livro, avalia que o crescimento de atuações de parentes em outros tribunais pode indicar influência política e que o problema está disseminado no Judiciário brasileiro. Sua opinião contribui para a crítica, mas ele é apresentado como especialista.
-
Rodrigo Fux
Filho do ministro Luiz Fux, seu grande aumento de processos no STF e STJ após a posse do pai é um dos exemplos centrais da reportagem. Seu posicionamento tenta justificar o crescimento. A percepção geral é de que há um problema a ser observado.
-
Eliana Calmon
Ex-corregedora-geral de Justiça, é mencionada por ter chamado atenção para a questão do conflito de interesses há muito tempo. Sua menção reforça a relevância histórica do debate.
-
Fundação FHC
Publicou um documento com sugestões para melhorias no STF, incluindo a criação de um código de conduta para ministros. A menção é positiva por propor soluções.
-
Oscar Vilhena
Coordenador de um grupo que fez sugestões para melhorias no STF, incluindo um código de conduta. Sua atuação é apresentada como propositiva.
-
Sergio Fausto
Coordenador de um grupo que fez sugestões para melhorias no STF, incluindo um código de conduta. Sua atuação é apresentada como propositiva.
-
Ana Laura Barbosa
Coordenadora de um grupo que fez sugestões para melhorias no STF, incluindo um código de conduta. Sua atuação é apresentada como propositiva.
-
PSOL
Autores de um projeto de lei discutindo a criação de um código de conduta para ministros. Sua iniciativa é vista como positiva para o debate.
-
Câmara
É onde o projeto de lei sobre o código de conduta foi apresentado. A menção é informativa.
-
OAB-SP
Criou uma comissão para propor mudanças e discutirá a criação de um código de integridade. Sua atuação é vista como propositiva.
-
Leonardo Sica
Presidente da OAB-SP, afirma que o fortalecimento do Judiciário não foi acompanhado de modernização e que é preciso criar regras legais mais claras sobre impedimento e suspeição. Sua opinião é apresentada como propositiva.
-
Valeska Zanin Martins
Mulher de Cristiano Zanin, aparece com processos no STF. Seu posicionamento detalha sua longa carreira jurídica. A menção é neutra, mas a vinculação ao marido a insere no contexto de investigação.
-
Larissa Teixeira Quattrini
Cunhada de Cristiano Zanin, aparece com processos no STF. Seu posicionamento detalha sua longa carreira jurídica. A menção é neutra, mas a vinculação ao cunhado a insere no contexto de investigação.
-
Karine Nunes Marques
Irmã de Kassio Nunes Marques, aparece com um processo no STF. Seu posicionamento esclarece que ela deixou de atuar no caso. A menção é neutra, mas a vinculação ao irmão a insere no contexto de investigação.
-
Maria Carolina Feitosa de Albuquerque Tarelho
Ex-enteada de Gilmar Mendes, aparece com 8 processos no STF. Seu posicionamento detalha sua formação e carreira, argumentando que o número de processos é compatível com sua trajetória. A menção é neutra, mas a vinculação ao padrasto a insere no contexto de investigação.
-
Viviane e Giuliana Barci de Moraes
Mulher e filha de Alexandre de Moraes, respectivamente, aparecem com um número significativo de processos no STF. A falta de resposta do escritório a BBC adiciona um tom de desconfiança.
-
Roberta Maria Rangel
Ex-mulher de Dias Toffoli, aparece com processos no STF. A falta de resposta do escritório à BBC adiciona um tom de desconfiança.
-
Sálvio Dino de Castro e Costa Júnior
Irmão de Flávio Dino, aparece com um número expressivo de processos anteriores à posse do irmão e poucos posteriores. Seu posicionamento defende a individualidade da trajetória profissional. A menção é neutra, mas a vinculação ao irmão a insere no contexto de investigação.
-
Ana Amélia Figueiredo Dino de Castro e Costa
Cunhada de Flávio Dino, aparece com um número expressivo de processos anteriores à posse do irmão e poucos posteriores. Seu posicionamento defende a individualidade da trajetória profissional. A menção é neutra, mas a vinculação ao cunhado a insere no contexto de investigação.
-
Zanin Martins Advogados
Escritório de Valeska Zanin Martins, mulher de Cristiano Zanin. O posicionamento do escritório detalha a longa atuação e reconhecimento profissional. A menção é neutra, mas a vinculação ao ministro a insere no contexto de investigação.
-
Fux Advogados
Escritório de Rodrigo Fux, filho de Luiz Fux. O grande aumento de processos no STF e STJ após a posse do pai é um dos exemplos centrais da reportagem. O posicionamento tenta justificar o crescimento. A percepção geral é de que há um problema a ser observado.
-
Bermudes Advogados
Escritório de Guiomar Feitosa, ex-mulher de Gilmar Mendes. O posicionamento busca esclarecer a atuação e a independência do escritório. A menção é neutra, mas a vinculação à ex-mulher do ministro a insere no contexto de investigação.
-
Fachin Advogados Associados
Escritório de Melina Fachin e Marcos Alberto Rocha Gonçalves. O posicionamento detalha a regra de não assumir casos no STF após a posse de Edson Fachin. A menção é neutra, mas a vinculação ao ministro a insere no contexto de investigação.
-
Rangel Advocacia
Escritório de Roberta Maria Rangel, ex-mulher de Dias Toffoli. A falta de resposta à BBC adiciona um tom de desconfiança.
-
Barci de Moraes
Escritório de Viviane e Giuliana Barci de Moraes, esposa e filha de Alexandre de Moraes. O contrato milionário com o Banco Master e a falta de resposta à BBC adicionam um tom de desconfiança e reforçam a investigação de conflito de interesses.
-
Pinheiro Neto Advogados
Renomada firma onde Maria Carolina Feitosa de Albuquerque Tarelho trabalhou. A menção é informativa e não carrega juízo de valor.
-
Polícia Federal
É mencionada por ter encontrado o contrato no celular de Daniel Vorcaro durante a Operação Compliance Zero. A menção é informativa.
-
Conselho Nacional de Justiça
É citado como um dos órgãos que podem e devem contribuir para o aprimoramento do exercício da advocacia nos tribunais. Sua menção é positiva por estar associado a possíveis melhorias.
-
Ordem dos Advogados do Brasil
É citada como um dos órgãos que podem e devem contribuir para o aprimoramento do exercício da advocacia nos tribunais, e a OAB-SP especificamente criou uma comissão para propor mudanças. Sua menção é positiva por estar associado a possíveis melhorias.
-
Código do Processo Civil
É mencionado como o código que prevê impedimento do juiz em casos de parentesco. A menção é informativa e explica a base legal para discussões sobre impedimento.
-
FGV Direito SP
Instituição onde leciona Luisa Moraes Abreu Ferreira, citada como especialista. Sua menção é positiva por estar associada a discussões acadêmicas relevantes.
-
FGV Direito Rio
Instituição onde leciona Álvaro Jorge, citado como especialista. Sua menção é positiva por estar associada a discussões acadêmicas relevantes.
-
Insper
Instituição onde leciona Luiz Fernando Gomes Esteves, citado como especialista. Sua menção é positiva por estar associada a discussões acadêmicas relevantes.
-
Fundação Dom Cabral
Instituição onde leciona Bruno Carazza, citado como especialista. Sua menção é positiva por estar associada a discussões acadêmicas relevantes.
-
USP
Universidade onde Rodrigo Fux e Maria Carolina Feitosa de Albuquerque Tarelho fizeram mestrado/doutorado. A menção é informativa sobre a formação acadêmica.
-
Universidade Federal do Paraná
Instituição onde Melina Fachin e Marcos Alberto Rocha Gonçalves se formaram. A menção é informativa sobre a formação acadêmica.
-
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Instituição onde Melina Fachin e Marcos Alberto Rocha Gonçalves fizeram mestrado. A menção é informativa sobre a formação acadêmica.
-
Harvard Law School
Instituição onde Melina Fachin fez estágio de pesquisa. A menção é informativa sobre a formação acadêmica.
-
Universidade de Coimbra
Instituição onde Melina Fachin fez pós-doutoramento e Marcos Alberto Rocha Gonçalves fez estágio de pesquisa. A menção é informativa sobre a formação acadêmica.
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituição onde Rodrigo Fux e Marcos Alberto Rocha Gonçalves fizeram mestrado/doutorado. A menção é informativa sobre a formação acadêmica.
-
Libertadores
É o nome da final de futebol que Dias Toffoli viajou para assistir, no mesmo voo particular que um advogado de um dos diretores do banco Master. A menção é informativa sobre o motivo da viagem.
-
Flamengo
Time de futebol que disputou a final da Libertadores, motivo da viagem de Dias Toffoli. A menção é informativa.
-
Palmeiras
Time de futebol que disputou a final da Libertadores, motivo da viagem de Dias Toffoli. A menção é informativa.
-
Lima
Cidade no Peru onde ocorreu a final da Libertadores. A menção é informativa sobre o local do evento.
-
Peru
País onde ocorreu a final da Libertadores. A menção é informativa sobre o local do evento.
-
O País dos Privilégios
Livro escrito por Bruno Carazza, mencionado como referência para sua análise. A menção é informativa.
-
Valor Econômico
Jornal onde Bruno Carazza fez um levantamento semelhante sobre o tema. A menção é informativa.
-
STJ
Tribunal Superior de Justiça, onde também há um aumento de processos envolvendo parentes de ministros. A menção é feita em um contexto de preocupação com o aumento de atuações.
-
Lei
Referência genérica à legislação que estabelece regras de impedimento e suspeição. A menção é informativa.
-
Constituição
Mencionada em relação a lideranças hostis à Constituição que ascenderam ao poder a partir de 2018, e o papel do STF na defesa da democracia. A menção é informativa.
-
Petição online
Mencionada como uma iniciativa com mais de 12 mil assinaturas para a criação de um código de conduta. Sua existência é vista como um apoio ao debate.
-
Chambers & Partners
Ranking jurídico que reconhece o escritório Fux Advogados. A menção é informativa.
-
Legal 500
Ranking jurídico que reconhece o escritório Fux Advogados. A menção é informativa.
-
Análise Advocacia
Ranking jurídico que reconhece o escritório Fux Advogados. A menção é informativa.
-
Rosinei Coutinho/STF
Crédito de foto de Gilmar Mendes e Luiz Fux. A menção é informativa.
-
AFP via Getty Images
Crédito de foto de ministros do STF. A menção é informativa.
-
Getty Images
Crédito de foto. A menção é informativa.
-
Antonio Augusto/STF
Crédito de foto de juristas e cientistas sociais. A menção é informativa.
-
OAB
Ordem dos Advogados do Brasil, citada em relação ao juramento de advogados e à sua contribuição para o aprimoramento da advocacia. A menção é positiva.
-
TJs
Tribunais de Justiça estaduais, onde advogados atuam. A menção é informativa.
-
Foros e Juízos
Locais onde advogados atuam. A menção é informativa.
-
Tribunais Superiores
Locais onde advogados atuam, incluindo STF e STJ. A menção é informativa.
-
Justiça de primeiro grau
Instância judicial onde advogados atuam. A menção é informativa.
-
Justiça Federal
Instância judicial onde advogados atuam. A menção é informativa.
-
Direito Constitucional
Área de atuação de Melina Fachin. A menção é informativa.
-
Direitos Humanos
Área de atuação de Melina Fachin. A menção é informativa.
-
Direito Civil
Área de atuação de Marcos Alberto Rocha Gonçalves. A menção é informativa.
-
Direito Processual Civil
Área de atuação de Rodrigo Fux. A menção é informativa.
-
Direito do Estado
Área de especialização de Luiz Fernando Gomes Esteves. A menção é informativa.
-
OAB-SP
Comissão para propor mudanças, presidida por Leonardo Sica. Sua atuação é vista como propositiva.
-
Ministério da Justiça
Antigos titulares do Ministério da Justiça integram comissão da OAB-SP. A menção é informativa.
-
Rcl 88579
Processo ativo de Maria Carolina Feitosa de Albuquerque Tarelho. A menção é informativa.
-
ARE 1581460
Processo ativo de Maria Carolina Feitosa de Albuquerque Tarelho. A menção é informativa.
-
MS 39763
Processo ativo de Maria Carolina Feitosa de Albuquerque Tarelho. A menção é informativa.
-
Pinheiro Neto Advogados
Escritório onde Maria Carolina Feitosa de Albuquerque Tarelho trabalhou. A menção é informativa.
-
O Globo
Jornal que divulgou a viagem de Dias Toffoli em voo particular. A menção é informativa.
-
Luiz Oswaldo Pastore
Empresário, dono da aeronave em que Dias Toffoli viajou. A menção é informativa.
-
Aldo Rebello
Ex-deputado que estava no voo particular com Dias Toffoli. A menção é informativa.
-
Augusto Arruda Botelho
Advogado de um dos diretores do Master e ex-secretário Nacional de Justiça, que estava no voo particular com Dias Toffoli. A menção é informativa.
-
J&F
Grupo que controla a JBS, que teve multa suspensa por Dias Toffoli, enquanto sua ex-esposa prestava assessoria jurídica. A empresa é citada em um contexto de polêmica.
-
Eldorado Celulose
Empresa envolvida em um processo onde a ex-esposa de Dias Toffoli prestava assessoria jurídica. A menção é informativa.
-
FHC
Fundação FHC publicou documento com sugestões para melhorias no STF. A menção é positiva por propor soluções.
-
PSOL
Deputados federais do PSOL apresentaram projeto de lei sobre código de conduta para ministros. A iniciativa é vista como positiva.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma investigação jornalística que levanta preocupações sobre potenciais conflitos de interesse envolvendo parentes de ministros do STF e processos na Corte. A narrativa é predominantemente crítica, destacando a percepção de especialistas e a falta de regras claras, o que gera um sentimento geral negativo em relação à isenção do Judiciário.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
