Resultado veio pior do que as expectativas de instituições financeiras
Ler notícia completa no site do autor ↗️Com precatórios, déficit primário salta para R$ 59,12 bilhões em julho
Publicado em: Por: Carlos LeenSentimento por Entidade:
-
Governo Central
O Governo Central é apresentado como o responsável pelo aumento do déficit primário, com um resultado pior que o esperado e que o ano anterior, impactado pelo pagamento de precatórios.
-
Tesouro Nacional
O Tesouro Nacional é a fonte da informação sobre o déficit e o pagamento de precatórios, e é mencionado em relação à sua política de faseamento de gastos, que afeta os investimentos. A divulgação dos dados aponta para uma situação fiscal desfavorável.
-
Previdência Social
A Previdência Social é citada como um dos fatores que pressionaram as despesas totais, contribuindo para o cenário fiscal negativo.
-
Banco Central
O Banco Central é mencionado como parte do Governo Central, mas não há uma ação ou característica específica atribuída a ele no texto que gere um sentimento positivo ou negativo.
-
Supremo Tribunal Federal
O STF é mencionado em relação a um acordo que excluiu parte dos precatórios da meta fiscal, mas a ação em si não carrega um julgamento de valor no texto.
-
Ministério da Fazenda
O Ministério da Fazenda é citado pela divulgação da pesquisa Prisma Fiscal, que mostra as expectativas do mercado, mas não há uma avaliação sobre o desempenho do ministério em si.
-
Lei de Diretrizes Orçamentárias
A LDO é mencionada como um dos instrumentos que estabelecem a meta fiscal, sem uma avaliação de seu mérito ou impacto no texto.
-
IPCA
O IPCA é utilizado como índice para descontar a inflação em comparações de receitas e despesas, sendo um dado técnico sem carga de sentimento.
-
Benefício de Prestação Continuada
O BPC é citado como um dos gastos que pressionaram as despesas, e seu crescimento é mencionado, mas a principal causa da variação em julho é atribuída aos precatórios.
-
Bolsa Família
Os gastos com o Bolsa Família caíram, o que, em termos de despesa, pode ser visto como uma redução de pressão fiscal, mas a menção à queda é feita em um contexto de análise de despesas totais que aumentaram.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um cenário econômico negativo, com o aumento expressivo do déficit primário devido ao pagamento de precatórios, superando as expectativas do mercado e de anos anteriores (exceto em um período de pandemia). Há uma menção à meta fiscal, mas o resultado atual está distante dela, indicando uma situação desafiadora.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo