Lei de 2019 exige a presença desses profissionais nas redes públicas de educação básica
Ler notícia completa no site do autor ↗️Financiamento é principal desafio para garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas, dizem especialistas
Publicado em: Por: Carlos LeenSentimento por Entidade:
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Lei 13.935/19
A lei é apresentada como o tema central do debate, com o objetivo de implantar equipes de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, o que é visto como um avanço, mas com desafios de financiamento.
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Câmara dos Deputados
O local onde ocorreu o debate sobre o tema, servindo como palco para as discussões e apresentações de especialistas.
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Maria Selma Rocha
Sua opinião de que o pagamento das equipes não deve ser feito com recursos do Fundeb é apresentada como um contraponto à ideia de financiamento da educação, embora sua justificativa seja focada nos desafios da educação pública.
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Ministério da Educação (MEC)
A diretora de Articulação com Sistemas de Ensino do MEC participou do debate, representando a visão do ministério sobre o tema.
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Fundeb
É mencionado como um mecanismo de financiamento da educação, mas a diretora do MEC argumenta que essas novas funções não deveriam ser incluídas em seu orçamento, indicando uma visão restritiva sobre seu uso para este fim.
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Luiz Miguel Garcia
Apresenta uma opinião divergente sobre o financiamento, sugerindo o uso de recursos do Fundeb, e traz dados de uma pesquisa da Undime que mostram avanços na contratação desses profissionais, o que é visto positivamente.
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União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)
Apresentou um estudo relevante sobre a presença de psicólogos e assistentes sociais em escolas municipais, mostrando um cenário positivo e avançado na contratação desses profissionais.
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Tarcísio Motta
Sugeriu a audiência pública e pretende reformular sua proposta para o PNE com base na pesquisa da Undime, mostrando uma postura flexível e adaptável às novas informações.
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Psol-RJ
Partido ao qual o deputado Tarcísio Motta é filiado, contextualizando sua atuação política.
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Plano Nacional de Educação
É mencionado como um instrumento para prever a universalização do atendimento com psicólogos e assistentes sociais nas escolas, indicando uma meta futura positiva.
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Barbara Bittar
Reforça o foco na ampliação de estratégias educacionais para favorecer a aprendizagem e a permanência do estudante na escola, diferenciando a atuação dessas equipes de políticas de saúde ou assistência social.
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Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Representada por Barbara Bittar, demonstra a atuação de órgãos municipais na implementação das diretrizes discutidas.
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Kayo Magalhães
Fotógrafo da Câmara dos Deputados, sua menção é meramente creditícia e não carrega juízo de valor sobre o tema.
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Sentimento Geral
O texto apresenta diferentes opiniões sobre o financiamento e a implementação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, com argumentos a favor e contra certas abordagens, resultando em um sentimento geral neutro.
- Muito Positivo
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