Brasil cobra responsabilidade de Israel por ataque a hospital em Gaza
Ler notícia completa no site do autor ↗️Itamaraty rebate críticas de ministro de Israel a Lula
Publicado em: Por: Carlos LeenSentimento por Entidade:
-
Itamaraty
O Itamaraty é retratado como um órgão que rebate críticas, mas o texto foca nas declarações que ele faz em resposta a outras, sem qualificar a performance do próprio ministério de forma positiva ou negativa, mantendo um tom neutro em relação à sua atuação, mas com o conteúdo das suas declarações sendo reativo e defensivo.
-
Israel Katz
O ministro israelense é retratado como o emissor de críticas graves e inaceitáveis contra Lula, sendo diretamente acusado pelo Itamaraty de ser responsável por genocídio e de usar a fome como arma de guerra. Suas declarações são classificadas como 'ofensas, inverdades e grosserias inaceitáveis'.
-
Lula
O presidente Lula é retratado como alvo de críticas de Israel, mas também como defensor de uma política externa que condena as ações de Israel em Gaza, classificando-as como genocídio. O texto o apresenta como uma figura que toma posições firmes e que é criticada por isso, mas também como um líder que busca reformas na ONU e defende o Sul Global.
-
Hamas
O Hamas é apresentado como um grupo palestino que controla a Faixa de Gaza e que lançou um ataque surpresa contra Israel em 7 de outubro de 2023, matando civis e militares. É também mencionado como um grupo que Israel alega que Lula apoia. A descrição foca em ações violentas e em controvérsias políticas.
-
Corte Internacional de Justiça
A Corte Internacional de Justiça é mencionada como o órgão que investiga Israel por suspeita de violação da Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio, o que confere uma conotação de instância de justiça e apuração de fatos, mas sem um julgamento explícito no texto.
-
The Times of Israel
O jornal é citado como fonte de informação sobre uma decisão do governo israelense, sem que haja qualquer juízo de valor sobre o veículo ou a informação que ele veicula.
-
Gali Dagan
O diplomata é mencionado como uma indicação de Israel para embaixador no Brasil que aguardava agrément, mas sua figura não é qualificada ou avaliada no texto.
-
Palácio do Planalto
O local é mencionado como o palco de uma reunião ministerial comandada por Lula, sem qualquer carga de sentimento associada.
-
Organização das Nações Unidas
A ONU é mencionada no contexto da defesa de Lula pela reforma do Conselho de Segurança, com a inclusão de países do Sul Global, o que a coloca como um fórum de discussão internacional.
-
Aliança Internacional para a Memória do Holocausto
A organização é citada como um contexto para as críticas de Israel a Lula, sendo mencionada sua finalidade de promover a educação, pesquisa e memória do Holocausto e combater o antissemitismo. A saída do Brasil é relatada como um fato.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom de confronto e crítica mútua entre o Brasil (representado pelo Itamaraty e Lula) e Israel (representado pelo ministro Israel Katz), com acusações graves de ambos os lados. Predominam as críticas do lado brasileiro a ações de Israel, mas a menção a críticas israelenses a Lula e a retirada do Brasil da IHRA indicam um embate com nuances negativas.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo