Representação foi motivada por críticas do deputado ao STF; PT vai recorrer ao Plenário da Câmara
Ler notícia completa no site do autor ↗️Conselho de Ética arquiva representação do PT contra Eduardo Bolsonaro
Publicado em: Por: Carlos LeenSentimento por Entidade:
-
Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados
O órgão é o centro da notícia, onde a decisão de arquivamento foi tomada. O texto descreve a ação do conselho de forma factual.
-
Câmara dos Deputados
É o local onde o Conselho de Ética atua e onde a representação foi arquivada. Mencionado de forma factual.
-
Representação 22/25
É o objeto da decisão do Conselho de Ética, descrito de forma neutra.
-
Partido dos Trabalhadores
O PT é apresentado como o autor da representação contra Eduardo Bolsonaro, o que o coloca em uma posição de oposição no contexto da notícia. A acusação em si é negativa para o acusado, mas o partido é mencionado de forma factual como o proponente.
-
Eduardo Bolsonaro
É o alvo da representação e as acusações contra ele (ferir o decoro, ataques verbais, tentar influenciar autoridades estrangeiras) são descritas, gerando um sentimento negativo em relação à sua conduta, embora a decisão final do conselho tenha sido pelo arquivamento.
-
PL
O partido de Eduardo Bolsonaro é mencionado como seu representante (Sóstenes Cavalcante) e como defensor de sua posição, de forma factual.
-
Supremo Tribunal Federal
É uma das instituições democráticas que, segundo o PT, Eduardo Bolsonaro teria atacado. Mencionado de forma factual no contexto da acusação.
-
Lindbergh Farias
É mencionado como líder da federação PT-PCdoB-PV e por anunciar recurso, agindo de forma política e declaratória, sem julgamento de valor explícito em seu favor ou contra.
-
PT-PCdoB-PV
Federação partidária mencionada de forma factual em relação ao deputado Lindbergh Farias.
-
Delegado Marcelo Freitas
Como relator, ele recomendou o arquivamento e justificou sua posição com argumentos sobre liberdade de expressão, o que é apresentado de forma positiva em sua defesa da manifestação parlamentar.
-
União
Partido ao qual pertencem os deputados Delegado Marcelo Freitas e Fabio Schiochet, mencionado de forma factual.
-
Fabio Schiochet
É o presidente do conselho e conduziu a reunião, agindo de forma institucional e factual.
-
Chico Alencar
Apresentou voto em separado contrário ao arquivamento, criticando Eduardo Bolsonaro. Suas declarações são apresentadas como argumentos em oposição à decisão, sem julgamento de valor explícito sobre ele.
-
Psol
Partido ao qual pertencem os deputados Chico Alencar e Paulo Lemos, mencionado de forma factual.
-
Paulo Lemos
Apresentou voto em separado contrário ao arquivamento, similar a Chico Alencar. Suas declarações são apresentadas como argumentos em oposição à decisão, sem julgamento de valor explícito sobre ele.
-
Jair Bolsonaro
É mencionado no contexto de uma possível anistia, o que é um fato político relatado, sem julgamento de valor sobre ele no texto.
-
Sóstenes Cavalcante
Defende a posição de Eduardo Bolsonaro, classificando o caso como disputa política. Suas declarações são apresentadas como um ponto de vista, sem julgamento de valor explícito sobre ele.
-
Gustavo Gayer
Declara que Eduardo Bolsonaro está exilado por defender opiniões, apresentando um ponto de vista em defesa de Eduardo Bolsonaro, sem julgamento de valor explícito sobre ele.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta os argumentos de diferentes partes envolvidas em uma decisão do Conselho de Ética, resultando em um tom predominantemente neutro e informativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo