Pela segunda semana consecutiva, o mercado financeiro revê para baixo as expectativas que tem com relação à inflação em 2025, passando dos 4,81 projetados há uma semana para 4,80%, segundo o Boletim Focus,...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Mercado financeiro reduz previsão de inflação para 4,8%
Publicado em: Por: Carlos LeenSentimento por Entidade:
-
Banco Central
O Banco Central é apresentado como o órgão responsável pela divulgação do Boletim Focus e pela definição da meta de inflação e da taxa Selic, ações que são descritas de forma neutra e informativa. A redução da previsão de inflação pode ser vista como um resultado positivo indiretamente associado às suas políticas.
-
Boletim Focus
O Boletim Focus é apresentado como a fonte das projeções de mercado, sendo um documento informativo. Sua menção é neutra, embora as projeções que ele contém possam ter implicações positivas ou negativas.
-
Conselho Monetário Nacional (CMN)
O CMN é mencionado apenas como o órgão que define a meta de inflação, uma informação factual e sem carga emocional.
-
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O IBGE é citado como a fonte dos dados de inflação acumulada, uma menção puramente informativa.
-
Comitê de Política Monetária (Copom)
O Copom é apresentado como o responsável pela definição da taxa Selic, um instrumento de política monetária. Sua ação de manter a taxa é descrita de forma factual, com a justificativa de alcançar a meta de inflação.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta projeções econômicas e decisões de política monetária de forma informativa e factual, com um tom predominantemente neutro. Há uma leve tendência positiva devido à redução das previsões de inflação e à estabilidade das projeções de PIB e dólar, mas sem euforia.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo