A safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve somar 332,7 milhões de toneladas em 2026. Esse resultado representa recuo de 3,7% em comparação a este ano, que marca um recorde. As estimativas foram...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Safra deve recuar 3,7% em 2026, depois de um 2025 recorde
Publicado em: Por: Carlos Leen
Sentimento por Entidade:
-
IBGE
O IBGE é a fonte das estimativas e dados apresentados, sendo tratado de forma informativa e neutra no texto.
-
Carlos Alfredo Guedes
É citado como gerente de Agricultura do IBGE e explica os motivos da variação da safra, oferecendo contexto e análise. Suas explicações são apresentadas de forma clara e fundamentada, conferindo um leve tom positivo à sua intervenção.
-
La Niña
É mencionado como um fenômeno climático que influenciará negativamente a safra de 2026, trazendo chuvas intensas para uma região e pouca para outra, o que pode afetar as lavouras.
-
Mato Grosso
É usado como referência de tamanho para a expansão da área a ser colhida em 2026, sem carrear qualquer sentimento.
-
Conab
A Conab é citada como outra fonte de projeção para a safra, apresentando um dado adicional de forma informativa e neutra.
-
Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
É mencionado como o ministério ao qual a Conab está vinculada, sem impacto no sentimento do texto.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma projeção de queda na safra para 2026, o que é um ponto negativo. No entanto, ele também detalha os motivos (climáticos, econômicos) e aponta para um ano recorde em 2025, além de crescimento em culturas como a soja, o que equilibra o sentimento geral para próximo do neutro.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
