CENTRO UNIVERSITÁRIO MARANHENSE É MODELO DE MELHORES PRÁTICAS UNIVESITÁRIAS Durante três dias os visitantes trocaram experiências e tiveram contato com as práticas pedagógicas e inovações praticada…
Ler notícia completa no site do autor ↗️UNDB INTEGRA PROJETO PIONEIRO DE AUTOAVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E RECEBEU UMA COMISSÃO DE CONSULTORES DO MEC E DE IES DO PAÍS
Publicado em: Por: Contextualizando
Sentimento por Entidade:
-
UNDB
A UNDB é apresentada como modelo de excelência, inovação e comprometimento, recebendo elogios de todos os envolvidos no projeto de autoavaliação. É descrita como 'pioneira', 'referência nacional' e 'vitrine para o MEC'.
-
MEC
O MEC é apresentado como órgão que reconhece e valoriza as boas práticas das instituições de ensino superior, como demonstrado pela participação de seus representantes no projeto de autoavaliação e pela visita à UNDB. A visita é vista como contribuição para futuras políticas públicas.
-
SEMESP
O SEMESP é elogiado por capitanear o projeto piloto de autoavaliação acadêmica, que reúne IES de todo o Brasil, demonstrando seu papel fundamental no avanço da educação superior e na promoção de melhores práticas.
-
Paulo Sérgio Miguel
Mencionado como consultor do projeto de autoavaliação, sua participação é descrita de forma neutra, sem atribuição de qualidades ou críticas específicas.
-
Tauller Matos
Mencionado como consultor do projeto de autoavaliação, sua participação é descrita de forma neutra, sem atribuição de qualidades ou críticas específicas.
-
Siomara Brandião Basto
Destaca a UNDB como 'extremamente comprometida', 'grata surpresa' e elogia a forma como a instituição é 'viva', 'ativa' e 'colorida', com alunos e funcionários 'envolvidos em projetos' e com 'brilho nos olhos'.
-
César Augusto Oliveira
Afirma que a visita à UNDB proporcionou 'grande aprendizado' e que a instituição é 'relevante para o Estado do Maranhão', com práticas que serão levadas para outras instituições. Considera que o Ensino Superior do Brasil ganha com a atuação da rede de IES do SEMESP.
-
Ester Macedo
Considera a visita à UNDB como agregadora para o enriquecimento das dinâmicas de avaliação e futuras políticas públicas. Destaca a comunidade ativa, alegre e colorida da UNDB, e a qualidade da educação oferecida, contribuindo para a sociedade.
-
Graciana Cordeiro
Descreve o movimento de autoavaliação como 'muito importante para o desenvolvimento da educação no ensino superior' e ressalta a contribuição da UNDB para a melhoria contínua, tanto acadêmica quanto administrativa.
-
Ceres Murad
Expressa orgulho da UNDB por ser escolhida como vitrine para o MEC e para outras universidades. Destaca o compromisso da instituição com a autoavaliação e a contribuição para futuras políticas públicas. Reforça que a autoavaliação é a 'mola do desenvolvimento' e que a instituição está focada em melhorar a cada dia.
-
INEP
O INEP, através de sua assessora, demonstra interesse em aprender com a experiência da UNDB para melhorar suas próprias iniciativas e políticas públicas voltadas para o ensino superior.
-
PUC-PR
Mencionada como a instituição de origem de um dos consultores (Paulo Sérgio Miguel) e do representante (César Augusto Oliveira), sem que isso gere um sentimento específico para a instituição em si.
-
Centro Universitário de Valença – RJ
Mencionado como a instituição de origem de um dos consultores (Tauller Matos), sem que isso gere um sentimento específico para a instituição em si.
-
FAESA-ES
Mencionada como a instituição de origem de uma das consultoras (Siomara Brandião Basto), sem que isso gere um sentimento específico para a instituição em si.
-
Sentimento Geral
O texto é amplamente positivo, destacando a UNDB como modelo de excelência e inovação em autoavaliação acadêmica. As falas dos representantes do MEC, SEMESP e outras IES reforçam o pioneirismo e a qualidade da instituição, gerando um sentimento de orgulho e reconhecimento.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo