Uma queda de braço dentro do grupo político antes liderado pelo ex-governador do Maranhão Flávio Dino trava desde fevereiro de 2024 a indicação do novo conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado). O caso voltou à tona este mês, escalando a crise entre ex-aliados do atual ministro do STF. A novidade da vez é...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Do UOL: Assembleia cobra Dino por vaga no TCE e amplia racha político no MA
Publicado em: Por: Cremildo Valle
Sentimento por Entidade:
-
Flávio Dino
É retratado como o principal causador da crise ao vetar indicações para o TCE, com suas ações sendo descritas como políticas e eleitoreiras, sem respaldo jurídico, e manipulando o controle de constitucionalidade.
-
Maranhão
O local é o palco dos eventos e disputas políticas descritas, mas não é avaliado diretamente.
-
TCE (Tribunal de Contas do Estado)
O funcionamento do órgão está anormal e sem respaldo jurídico devido às disputas políticas, o que é visto de forma negativa.
-
Carlos Brandão
É mencionado como aliado de Flávio Dino que agora se aproxima de rivais, mas o foco da crítica não está diretamente nele, e sim na crise que o envolve.
-
Assembleia Legislativa do Maranhão
A Assembleia age para cobrar Dino e defender sua posição, o que é descrito como um ato que aponta para um 'ponto sem volta' no racha, mas sua ação em si não é criticada, sendo apresentada como uma resposta.
-
Flávio Costa
É o nome indicado para a vaga do TCE e alvo das ações de Dino, mas sua figura pessoal não é objeto de juízo de valor no texto.
-
Sarney
A família Sarney é mencionada como beneficiária da aproximação de Brandão com rivais de direita, mas não há avaliação direta sobre a família.
-
Felipe Camarão
É o nome preferido do grupo ligado a Dino para a sucessão, mas sua viabilidade é vista como baixa devido à falta de apoio da máquina estadual, sem uma avaliação direta de sua atuação.
-
Orleans Brandão
É mencionado como o sobrinho de Carlos Brandão que o governador quer lançar para sucessão estadual, mas não há avaliação de sua atuação ou de sua figura.
-
Solidariedade
O partido entrou com ações no STF que foram usadas para barrar indicações, e sua desistência posterior é vista como contrária à esfera estadual, sugerindo um uso para fins políticos.
-
PGR (Procuradoria-Geral da República)
A PGR se manifestou pela perda do objeto em uma das ações, mas sua atuação é descrita de forma neutra, sem juízo de valor.
-
STF
O STF é o palco onde as ações são julgadas, mas sua atuação ou a de seus ministros (exceto Dino como relator) não é avaliada.
-
Nunes Marques
O ministro pediu vistas em um processo, mas sua ação é descrita de forma neutra, sem impacto no sentimento.
-
Flávia Alves
É mencionada como presidente do Solidariedade, mas seu papel na crise não é avaliado.
-
Othelino Alves
É descrito como aliado de Dino e irmão da presidente do Solidariedade, mas sua atuação direta na crise não é detalhada.
-
Ana Paula Lobato
É mencionada como esposa de Othelino Alves e sucessora de Dino no Senado, mas não tem papel ativo na crise descrita.
-
PCdoB no Maranhão
Entrou com pedido para participar de uma ação como amicus curiae para defender o não encerramento de causas, mas sua atuação é apresentada de forma neutra.
-
Márcio Jerry
É descrito como amigo e padrinho de casamento de Dino e líder do PCdoB no Maranhão, mas sua atuação na crise não é o foco da análise.
-
AGU (Advocacia-Geral da União)
A AGU se manifestou pela perda do objeto em uma das ações, mas sua atuação é descrita de forma neutra.
-
Sentimento Geral
O texto descreve um racha político e conflitos de interesse, com críticas à atuação de Flávio Dino e à manipulação da justiça para fins eleitorais, gerando um sentimento geral negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo