Lula foi o primeiro a ser preso, no caso da Lava Jato, mas o processo foi anulado no STF
Ler notícia completa no site do autor ↗️Collor é o 2º presidente da história do Brasil detido por condenação penal
Publicado em: Por: Crítica Cotidiana
Sentimento por Entidade:
-
Fernando Collor de Mello
É apresentado como o segundo presidente da história do Brasil detido por condenação penal, com pena fixada em oito anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e sua prisão foi decretada após negativa de recurso.
-
Lula
É mencionado como o primeiro presidente a ser preso por condenação penal (Lava Jato), embora o processo tenha sido anulado pelo STF. Sua prisão anterior em 1980 como líder sindical também é citada.
-
STF
É citado como o órgão que anulou a pena de Lula e onde a defesa de Collor apresentou recurso, sem juízo de valor sobre sua atuação.
-
Michel Temer
É mencionado como tendo sido preso preventivamente em duas ocasiões em 2019 em desdobramento da Lava Jato, mas conseguiu habeas corpus e não foi sentenciado, o que o coloca em uma situação menos grave que Collor.
-
PGR
É citada como a entidade que apresentou a denúncia contra Collor em 2015, sem juízo de valor sobre sua atuação.
-
BR Distribuidora
É mencionada como subsidiária da Petrobras, onde Collor foi acusado de receber propina, sem atribuição de culpa ou juízo de valor.
-
Petrobras
É citada como a empresa controladora da BR Distribuidora, onde Collor foi acusado de receber propina, sem juízo de valor.
-
Hermes da Fonseca
É apresentado como um marechal que governou o país e foi detido em 1922 por contestar a repressão do governo, sendo libertado posteriormente. A prisão teve um caráter político.
-
Epitácio Pessoa
É citado como o presidente que decretou a prisão de Hermes da Fonseca, sem juízo de valor sobre sua ação.
-
Artur Bernardes
É mencionado como o presidente eleito cuja eleição gerou insatisfação, levando à prisão de Hermes da Fonseca, e também como ex-presidente que perdeu a liberdade duas vezes em contextos políticos.
-
Juscelino Kubitschek
É mencionado como tendo direitos políticos cassados pela ditadura e aprisionado em um quartel após o AI-5, passando depois um mês em prisão domiciliar.
-
Jânio Quadros
É apresentado como outro ex-presidente detido em 1968 por fazer críticas ao regime militar, sendo 'confinado' temporariamente.
-
Washington Luís
É citado como a primeira vítima da prisão após ser deposto pelo levante liderado por Getúlio Vargas em 1930, sendo preso e partindo para o exílio.
-
Getúlio Vargas
É mencionado como líder do levante que depôs Washington Luís e como figura que decretou o Estado Novo, prendendo Artur Bernardes, sem juízo de valor sobre suas ações.
-
Café Filho
É descrito como tendo ficado incomunicável em seu apartamento, guardado pelo Exército, antes de ter seu impedimento votado pelo Congresso.
-
Sentimento Geral
O texto tem um tom predominantemente factual e informativo, mas a menção de prisões e condenações de ex-presidentes confere um viés levemente negativo ao contexto geral.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo