Para presidente em exercício, energia também deve ser desconsiderada Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu, nesta segunda-feira (24), que o Banco Central (BC) …
Ler notícia completa no site do autor ↗️Alckmin defende retirar inflação de alimentos do cálculo da Selic
Publicado em: Por: Daby Santos
Sentimento por Entidade:
-
Geraldo Alckmin
O texto descreve a defesa de Alckmin em retirar a inflação de alimentos e energia do cálculo da Selic, apresentando seus argumentos e opiniões de forma neutra, mas com a menção de que sua visão sugere uma análise mais flexível, o que pode ser interpretado como um leve tom positivo à sua proposta.
-
Banco Central (BC)
O Banco Central é retratado como o órgão que define a Selic e eleva a taxa para conter a inflação, o que, na visão de Alckmin, pode prejudicar a economia. A menção à sua política monetária, que Alckmin sugere que seja alterada, confere um leve tom negativo à sua atuação descrita no texto.
-
Agência Brasil
A Agência Brasil é citada como a fonte da reportagem, sem qualquer juízo de valor ou descrição que gere sentimento.
-
Valor Econômico
O jornal Valor Econômico é mencionado como o promotor do evento onde Alckmin fez sua declaração, sem que haja qualquer juízo de valor sobre ele.
-
Conselho Monetário Nacional (CMN)
O CMN é citado como o órgão que define a meta de inflação, um fato informativo sem carga de sentimento.
-
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O IBGE é mencionado como a fonte dos dados sobre o IPCA, de forma informativa e sem juízo de valor.
-
Copom
O Copom é descrito como o comitê que eleva a Selic e que mantém a inflação de núcleos em alta, o que, na perspectiva do texto, pode ser visto como uma ação que Alckmin critica. Isso confere um leve tom negativo à sua atuação descrita.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta a opinião de Geraldo Alckmin sobre a política monetária, com argumentos a favor e contra a manutenção da taxa Selic atual, sem um viés predominantemente positivo ou negativo. A análise é informativa.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo