Acordo com a União Europeia também está no radar Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil Ampliação comercial, promoção da transição energética, desenvolvimento tecnológico, combate ao crime organizado e enfrentamento das desigualdades sociais. Essas são as cinco prioridades para …
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Publicado em: Por: Daby Santos
Sentimento por Entidade:
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Brasil
O Brasil é apresentado como protagonista, assumindo a presidência do Mercosul com uma agenda ambiciosa e focada em prioridades estratégicas, o que confere uma conotação positiva.
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União Europeia
A União Europeia é mencionada como um parceiro comercial importante com um acordo em negociação, o que é visto como uma oportunidade de fortalecimento para o Mercosul, gerando um sentimento positivo.
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Andreia Verdélio
O nome da repórter é mencionado apenas como autoria da matéria, sem qualquer julgamento de valor ou ação descrita no texto.
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Luiz Inácio Lula da Silva
O presidente Lula é retratado como o principal articulador e proponente das prioridades do Mercosul, com discursos que enfatizam a importância do bloco e a visão brasileira para o futuro, conferindo um forte sentimento positivo.
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Mercosul
O Mercosul é apresentado como um bloco relevante e com potencial de crescimento e fortalecimento, especialmente sob a nova presidência brasileira, o que gera um sentimento positivo.
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Buenos Aires
A cidade é mencionada como o local da 66ª Cúpula do Mercosul, sem qualquer conotação positiva ou negativa.
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Argentina
A Argentina é mencionada como país membro e que cedeu a coordenação do bloco, além de ter feito um pedido de flexibilização da TEC. O envolvimento no bloco e as ações descritas geram um sentimento levemente positivo.
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Javier Milei
O presidente argentino é mencionado apenas como o líder que cedeu a coordenação do bloco ao Brasil, sem que suas falas ou ações sejam detalhadas ou avaliadas no texto.
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Paraguai
O Paraguai é citado como país-membro e beneficiário de investimentos do Focem, sem que haja uma avaliação específica de suas ações ou do país em si.
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Uruguai
O Uruguai é citado como país-membro, sem que haja uma avaliação específica de suas ações ou do país em si.
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Bolívia
A Bolívia é mencionada como país em processo de adesão ao Mercosul, sem que haja uma avaliação específica de suas ações ou do país em si.
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Tarifa Externa Comum (TEC)
A TEC é apresentada como um mecanismo do Mercosul que o Brasil busca fortalecer, mas também é mencionada a flexibilização feita pela Argentina, o que gera um sentimento neutro com leve tendência positiva devido à busca por fortalecimento.
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Organização Mundial do Comércio (OMC)
A OMC é mencionada no contexto de práticas comerciais e barreiras, sem que haja uma avaliação direta do órgão.
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Associação Europeia de Livre Comércio (Efta)
A Efta é mencionada como um bloco com o qual o Mercosul concluiu negociações de acordo comercial, o que representa um avanço e gera um sentimento positivo.
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Islândia
A Islândia é citada como membro da Efta, sem avaliação específica.
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Liechtenstein
Liechtenstein é citado como membro da Efta, sem avaliação específica.
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Noruega
A Noruega é citada como membro da Efta, sem avaliação específica.
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Suíça
A Suíça é citada como membro da Efta, sem avaliação específica.
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Canadá
O Canadá é mencionado como um potencial parceiro comercial para o Mercosul, sem avaliação específica.
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Emirados Árabes Unidos
Os Emirados Árabes Unidos são mencionados como potenciais parceiros comerciais para o Mercosul, sem avaliação específica.
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Panamá
O Panamá é mencionado como um potencial parceiro regional para o Mercosul, sem avaliação específica.
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República Dominicana
A República Dominicana é mencionada como uma potencial parceira regional para o Mercosul, sem avaliação específica.
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Colômbia
A Colômbia é mencionada como um país com o qual o Mercosul busca atualizar acordos, sem avaliação específica.
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Equador
O Equador é mencionado como um país com o qual o Mercosul busca atualizar acordos, sem avaliação específica.
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Japão
O Japão é citado como um mercado asiático com o qual o Mercosul pode se aproximar, sem avaliação específica.
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China
A China é citada como um mercado asiático com o qual o Mercosul pode se aproximar, sem avaliação específica.
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Coreia
A Coreia é citada como um mercado asiático com o qual o Mercosul pode se aproximar, sem avaliação específica.
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Índia
A Índia é citada como um mercado asiático com o qual o Mercosul pode se aproximar, sem avaliação específica.
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Vietnã
O Vietnã é citado como um mercado asiático com o qual o Mercosul pode se aproximar, sem avaliação específica.
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Indonésia
A Indonésia é citada como um mercado asiático com o qual o Mercosul pode se aproximar, sem avaliação específica.
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Rotas da Integração Sul-Americana
Este projeto é citado como importante para a circulação de bens e serviços e conexões com mercados asiáticos, recebendo uma conotação positiva.
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Rota Bioceânica
Este projeto é citado como importante para a circulação de bens e serviços e conexões com mercados asiáticos, recebendo uma conotação positiva.
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Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem)
O Focem é apresentado como um mecanismo de financiamento que será relançado e que já viabilizou investimentos significativos, o que é visto como positivo para o bloco.
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Fórum Empresarial do Mercosul
A reativação deste fórum é defendida pelo presidente Lula para apoiar PMEs, o que indica uma iniciativa positiva para o desenvolvimento do bloco.
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Acordo de Paris
O Acordo de Paris é mencionado no contexto do enfrentamento das mudanças climáticas, servindo como um marco de referência, sem avaliação direta.
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COP30
A COP30 é mencionada como um evento que o Brasil sediará, com a necessidade de apoio do Mercosul, o que confere uma conotação de importância e cooperação.
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Mercosul Verde
Este programa é proposto pelo Brasil para fortalecer a agricultura sustentável na região, indicando uma iniciativa positiva e alinhada com as prioridades ambientais.
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Organização Latino-Americana de Energia (Olade)
A Olade é mencionada como uma organização cujo apoio é buscado para discutir um acordo sul-americano sobre minerais críticos, sem avaliação específica.
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Covid-19
A pandemia é citada como um evento que expôs vulnerabilidades no acesso a vacinas e medicamentos, gerando um sentimento levemente negativo ao relembrar a crise.
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Comando Tripartite da Tríplice Fronteira
Este comando é citado como uma plataforma de combate a crimes, o que é visto como uma ação positiva e cooperativa.
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Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia
Este centro é citado como uma iniciativa para coibir crimes, o que representa uma ação positiva e de cooperação.
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Instituto Social do Mercosul (ISM)
O impulso ao funcionamento do ISM é prometido pela presidência brasileira, indicando um foco em inclusão social e participação da sociedade civil, o que é positivo.
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Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH)
O impulso ao funcionamento do IPPDH é prometido pela presidência brasileira, indicando um foco em direitos humanos e participação da sociedade civil, o que é positivo.
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Cúpula Social do Mercosul
A retomada desta cúpula é mencionada como parte das prioridades da presidência brasileira, com foco em inclusão social, o que é positivo.
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Cúpula Sindical
A realização desta cúpula é mencionada como parte das prioridades da presidência brasileira, indicando um foco no diálogo social, o que é positivo.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente positivo, destacando as prioridades e objetivos do Brasil na presidência do Mercosul, com foco em cooperação, desenvolvimento e fortalecimento do bloco. Há menções a desafios, mas o tom geral é de otimismo e proatividade.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo