Por não ser de Araioses o “mestre-de-cerimônias” se limitou a falar o nome das autoridades e convidados presentes ao importante evento Dar o nome da enfermeira e parteira Maria da Conceição Aurifrance França, ao Centro de Imagens e Diagnóstico de …
Ler notícia completa no site do autor ↗️Na justa homenagem faltou alguém dizer algo sobre a vida da homenageada; Conceiçãozinha, parteira por vocação
Publicado em: Por: Daby Santos
Sentimento por Entidade:
-
Maria da Conceição Aurifrance França
A homenageada é descrita de forma extremamente positiva, como 'heroica', 'parteira por vocação', com uma vida dedicada a ajudar a comunidade, especialmente gestantes. A homenagem ao seu nome em um órgão público é considerada 'justíssima'.
-
Conceiçãozinha
É o apelido pelo qual a homenageada era conhecida e é usada em todo o texto para se referir a ela de forma afetuosa e reverente, reforçando a admiração por sua dedicação.
-
Centro de Imagens e Diagnóstico de Araioses
A inauguração e a atribuição do nome de Maria da Conceição a este centro são vistas como uma 'homenagem justíssima', indicando um sentimento positivo em relação à instituição e à decisão de nomeá-la.
-
Araioses
O local é o palco dos acontecimentos e da vida da homenageada. O texto descreve a falta de médicos e a dificuldade de acesso à saúde na cidade em décadas passadas, mas também o reconhecimento póstumo da importância de Conceiçãozinha para a comunidade local.
-
Alessandra Freitas
É mencionada como secretária de Saúde de Araioses e por ter um relato detalhado sobre a vida da homenageada. Sua menção é factual e não carrega um julgamento de valor explícito, mas indica a disponibilidade de informação sobre Conceiçãozinha.
-
mestre-de-cerimônias
É criticado por se limitar a falar nomes de autoridades e convidados, falhando em apresentar a homenageada, por não ser de Araioses e não ter recebido as informações necessárias. A descrição é de uma falha profissional.
-
Maria
É a mãe de Conceiçãozinha e narra o primeiro parto realizado por sua filha. Sua fala é utilizada para ilustrar a precocidade e a habilidade de Conceiçãozinha, conferindo um tom de orgulho e admiração à sua figura.
-
Raimundo Nonato Loiola Coutinho
É mencionado como diretor do posto de saúde do sindicato onde Conceiçãozinha trabalhou. Sua menção é factual e contextualiza o início da carreira da homenageada.
-
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Araioses (STTR)
É o local onde Conceiçãozinha teve seu primeiro emprego formal. A menção é factual e contextualiza a trajetória profissional da homenageada.
-
Zé de Riba
É mencionado como dirigente do STTR que fez um acordo com Conceiçãozinha para que ela continuasse atendendo em casa. Sua ação é descrita de forma a apoiar a continuidade do trabalho da homenageada.
-
José de Ribamar Nascimento Rodrigues
É o segundo marido de Conceiçãozinha e pai de seus filhos. Sua menção é factual e completa o quadro familiar da homenageada.
-
Buriti dos Lopes
É o local de nascimento de Conceiçãozinha no Piauí. A menção é factual e contextualiza suas origens.
-
Sentimento Geral
O texto é majoritariamente positivo, exaltando a figura de Maria da Conceição Aurifrance França e a homenagem prestada. Há uma crítica pontual ao cerimonial do evento, mas o tom geral é de admiração e reconhecimento.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
