Um dos peixes mais vendidos no Brasil, a tilápia, originária do continente africano, é produzida extensivamente em criatórios Por Anne Silva/Revista Fórum Uma proposta feita pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do …
Ler notícia completa no site do autor ↗️Por que a produção de tilápia pode passar a ser proibida no Brasil
Publicado em: Por: Daby Santos
Sentimento por Entidade:
-
tilápia
A tilápia é apresentada como uma espécie exótica invasora com potencial para prejudicar o equilíbrio ambiental, competir com espécies nativas e degradar a qualidade hídrica. Embora seja um peixe de grande produção e comercialização, o foco da menção é o seu potencial impacto negativo.
-
Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio)
A Conabio é apresentada como a proponente da medida de inclusão da tilápia na lista de espécies exóticas invasoras, sem que haja juízo de valor sobre a sua ação no texto.
-
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)
O MMA, ao qual a Conabio é vinculada, é mencionado como parte da estrutura governamental que pode tomar a decisão, sem atribuição de sentimento específico.
-
Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape)
O Conape é mencionado como o fórum onde a proposta foi apresentada, sem que haja juízo de valor sobre a sua ação no texto.
-
Ibama
O Ibama é citado como o órgão que autorizou a introdução da tilápia no Brasil na década de 1970, em um contexto histórico, sem julgamento de valor.
-
MapBioma
O MapBioma é citado como a fonte de dados para um relatório sobre qualidade hídrica, em um contexto informativo.
-
Itaipu
Itaipu é mencionado como um exemplo de reservatório hidrelétrico próximo a viveiros de tilápia que apresentam sinais de degradação ambiental, em um contexto geográfico e de impacto.
-
BNDES
O BNDES é citado como parceiro em um levantamento setorial, em um contexto informativo.
-
Embrapa
A Embrapa é citada como parceira em um levantamento setorial, em um contexto informativo.
-
tambaqui
O tambaqui é mencionado como uma espécie nativa que pode ser prejudicada pela produção de tilápia, mas também como uma alternativa de piscicultura brasileira, com uma conotação ligeiramente positiva por ser nativo.
-
Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (Peixe SP)
A Peixe SP é apresentada como representante do setor piscicultor que se opõe à proposta, com sua declaração sendo reproduzida de forma neutra.
-
Marilsa Patrício Fernandes
Marilsa Patrício Fernandes é citada como secretária executiva da Peixe SP e sua declaração é reproduzida, sem juízo de valor sobre ela.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta informações sobre uma proposta que pode proibir a produção de tilápia no Brasil, detalhando os potenciais impactos ambientais negativos dessa espécie, mas também o seu peso econômico e a oposição do setor produtivo. O tom é predominantemente informativo, com uma leve inclinação negativa devido à preocupação ambiental levantada.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
