A criação de uma linha de trem ligando São Luís a Itapecuru-Mirim, utilizando parte da antiga ferrovia que conectava a capital maranhense a Teresina (PI), voltou a ser debatida e pode ganhar viabilidade com apoio do Governo Federal. O trecho, atualmente operado pela TransNordestina Logística para transporte de cargas, é…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Linha de trem entre São Luís e Itapecuru-Mirim volta ao debate e pode integrar novo plano ferroviário nacional
Publicado em: Por: Daniel Matos
Sentimento por Entidade:
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São Luís
A cidade é apresentada como um ponto central para a nova linha de trem, com a previsão de múltiplas estações, indicando um papel estratégico e positivo no projeto.
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Itapecuru-Mirim
O município é o destino final da linha de trem proposta, sendo apresentado como um beneficiário direto da nova infraestrutura, o que contribui para uma percepção positiva.
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TransNordestina Logística
A empresa é mencionada como operadora atual do trecho para transporte de cargas, sem que haja uma avaliação explícita de sua atuação ou impacto no contexto da notícia.
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Consórcio Ferroviário Evtea
O consórcio é apresentado como o responsável pelo estudo de viabilidade do projeto, o que confere uma conotação de iniciativa e potencial de desenvolvimento, sendo um agente positivo na narrativa.
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Evtea
Mencionado como parte do nome do consórcio que realiza o estudo de viabilidade, associado a uma iniciativa positiva de expansão ferroviária.
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Hilton Gonçalo
O ex-prefeito é apresentado como um defensor do projeto desde 2017 e pré-candidato ao Senado, com declarações que reforçam a importância estratégica e os benefícios da linha de trem. Sua atuação é retratada de forma positiva e propositiva.
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Santa Rita
O município é mencionado como o local de origem de Hilton Gonçalo e onde o trem terá paradas, indicando uma relevância local para o projeto, mas sem um destaque tão proeminente quanto São Luís ou Itapecuru-Mirim.
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Senado
O Senado é mencionado no contexto da pré-candidatura de Hilton Gonçalo, indicando o âmbito político da disputa, mas sem um envolvimento direto no projeto da linha de trem em si.
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Aeroporto Marechal Cunha Machado
O aeroporto é citado como referência de localização para uma das estações em São Luís, indicando uma integração logística, mas sem um impacto direto na avaliação do sentimento.
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Maracanã
Mencionado como bairro em São Luís onde uma estação seria instalada, indicando a capilaridade do projeto na cidade.
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Pedrinhas
Mencionado como bairro em São Luís onde uma estação seria instalada, indicando a capilaridade do projeto na cidade.
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Estiva
Mencionado como bairro em São Luís onde uma estação seria instalada, indicando a capilaridade do projeto na cidade.
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Periz de Baixo
Mencionado como local em Bacabeira onde seria a primeira parada no continente, indicando a expansão do projeto.
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Bacabeira
Mencionado como município onde fica Periz de Baixo, indicando a abrangência geográfica do projeto.
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Rosário
A menção à restauração recente da estação pelo IPHAN confere um valor histórico e de preservação ao local, associando-o positivamente ao projeto de reativação ferroviária.
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Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
O IPHAN é citado pela restauração da estação de Rosário, o que demonstra um cuidado com o patrimônio histórico e sua integração com novos projetos, conferindo um aspecto positivo à atuação do órgão.
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Recurso
Mencionado como povoado em Santa Rita onde o trem teria paradas, indicando a capilaridade do projeto no município.
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Piruaba
Mencionado como povoado em Santa Rita onde o trem teria paradas, indicando a capilaridade do projeto no município.
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Carema
Mencionado como bairro em Santa Rita onde o trem teria paradas, indicando a capilaridade do projeto no município.
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Salvador
Mencionado como local de outro estudo de conexão ferroviária de passageiros, indicando a abrangência nacional das discussões, mas sem impacto direto na análise do projeto maranhense.
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Feira de Santana
Mencionado como local de outro estudo de conexão ferroviária de passageiros, indicando a abrangência nacional das discussões, mas sem impacto direto na análise do projeto maranhense.
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Fortaleza
Mencionado como local de outro estudo de conexão ferroviária de passageiros, indicando a abrangência nacional das discussões, mas sem impacto direto na análise do projeto maranhense.
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Sobral
Mencionado como local de outro estudo de conexão ferroviária de passageiros, indicando a abrangência nacional das discussões, mas sem impacto direto na análise do projeto maranhense.
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Brasília
Mencionado como local de outro estudo de conexão ferroviária de passageiros, indicando a abrangência nacional das discussões, mas sem impacto direto na análise do projeto maranhense.
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Luziânia
Mencionado como local de outro estudo de conexão ferroviária de passageiros, indicando a abrangência nacional das discussões, mas sem impacto direto na análise do projeto maranhense.
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Londrina
Mencionado como local de outro estudo de conexão ferroviária de passageiros, indicando a abrangência nacional das discussões, mas sem impacto direto na análise do projeto maranhense.
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Maringá
Mencionado como local de outro estudo de conexão ferroviária de passageiros, indicando a abrangência nacional das discussões, mas sem impacto direto na análise do projeto maranhense.
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Pelotas
Mencionado como local de outro estudo de conexão ferroviária de passageiros, indicando a abrangência nacional das discussões, mas sem impacto direto na análise do projeto maranhense.
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Rio Grande
Mencionado como local de outro estudo de conexão ferroviária de passageiros, indicando a abrangência nacional das discussões, mas sem impacto direto na análise do projeto maranhense.
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Cariacica
Mencionado como ponto de partida de uma linha de trem de passageiros existente, sem avaliação de sentimento específica.
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Belo Horizonte
Mencionado como destino de uma linha de trem de passageiros existente, sem avaliação de sentimento específica.
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Parauapebas
Mencionado como destino de uma linha de trem de passageiros existente, sem avaliação de sentimento específica.
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Vale
A mineradora Vale é citada como operadora das duas linhas ferroviárias de passageiros existentes no Brasil, sem que haja um julgamento de valor sobre sua atuação neste contexto.
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Systra Engenharia e Consultoria Ltda.
Listada como líder do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, associada a uma iniciativa de planejamento e desenvolvimento de infraestrutura.
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Houer Consultoria e Concessões Ltda.
Listada como parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, associada a uma iniciativa de planejamento e desenvolvimento de infraestrutura.
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Tylin Brazil Ltda.
Listada como parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, associada a uma iniciativa de planejamento e desenvolvimento de infraestrutura.
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M Viana Sociedade de Advogados
Listada como parte do consórcio que conduz o estudo de viabilidade, associada a uma iniciativa de planejamento e desenvolvimento de infraestrutura.
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Governo Federal
O Governo Federal é apresentado como um potencial apoiador do projeto, sinalizando a possibilidade de viabilização de novos projetos ferroviários, o que confere um tom positivo e de esperança para a iniciativa.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente positiva sobre a proposta de uma nova linha de trem, destacando seus benefícios econômicos e de mobilidade, com potencial para impulsionar o desenvolvimento regional e a sustentabilidade. A menção ao apoio do Governo Federal e a viabilidade de reaproveitamento da infraestrutura existente contribuem para o tom otimista.
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- Negativo
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