Projeto “Argila nas Escolas”, obra-instalação que escava as urgências do presente, espetáculo de Áurea Maranhão, tem como ponto de partida […]
Ler notícia completa no site do autor ↗️Espetáculo Argila, com áurea Maranhão, estreia em escolas públicas de São Luís depois de temporada em São Paulo
Publicado em: Por: Daniel Matos
Sentimento por Entidade:
-
Argila
O espetáculo 'Argila' é apresentado como uma obra instigante e reflexiva, abordando temas urgentes e propondo diálogos importantes. A descrição da peça é feita com termos elogiosos como 'obra-instalação que escava as urgências do presente', 'ritual cênico', 'poesia física', 'som imersivo' e 'discurso afiado'.
-
Áurea Maranhão
A idealizadora, diretora, dramaturga e performer do espetáculo é retratada de forma muito positiva, sendo a força motriz por trás da obra e apresentada como fonte de inspiração e esperança. Suas falas são citadas como 'perspectivas otimistas e inspiradoras'.
-
escolas públicas de São Luís
O fato de o espetáculo estrear em escolas públicas de São Luís é apresentado como uma iniciativa positiva e relevante para a educação e cultura local, indicando um impacto social benéfico.
-
São Luís
A cidade de São Luís é mencionada como o local de origem do núcleo artístico e palco das apresentações, tendo um contexto neutro a levemente positivo por ser o centro da iniciativa cultural.
-
Sonho Manifesto
O livro 'Sonho Manifesto' é apresentado como uma obra inspiradora e fundamental para o espetáculo, com 'provocações' que servem de ponto de partida para a criação, indicando sua relevância e impacto positivo.
-
Sidarta Ribeiro
O escritor e neurocientista é citado como autor de uma obra que inspira o espetáculo e oferece 'perspectivas otimistas e inspiradoras', sendo visto como uma voz de esperança e inspiração.
-
Ailton Krenak
O autor é mencionado como fonte de inspiração para o espetáculo e suas obras são destacadas por abordarem 'questões cruciais da existência humana e do futuro do planeta', além de oferecerem 'perspectivas otimistas e inspiradoras'.
-
Valda Lino
A musicista e performer é apresentada como parte integral da equipe criativa do espetáculo, responsável pela direção e performance musical, com uma contribuição descrita como essencial para a narrativa e a experiência sensorial.
-
Terra Upaon Açú
O núcleo artístico é apresentado como o produtor do espetáculo, com uma menção que indica sua atuação na realização do projeto cultural, conferindo um tom neutro a levemente positivo.
-
SECULT/SL
O órgão público é mencionado como parte do processo de aprovação e fomento do projeto, indicando seu papel de apoio a iniciativas culturais, o que confere um contexto neutro a levemente positivo.
-
Política Nacional Aldir Branc de Fomento à Cultura (Lei Nº 14.399/2022)
A lei é citada como a fonte de recursos para o projeto, indicando seu papel de fomento à cultura, o que confere um contexto neutro a levemente positivo.
-
O Amanhã Não Está à Venda
O livro é mencionado como uma das obras literárias que inspiram o espetáculo, abordando questões cruciais, o que lhe confere uma importância positiva no contexto da criação artística.
-
A Vida Não é Útil
O livro é citado como uma das obras literárias que inspiram o espetáculo, abordando questões cruciais, o que lhe confere uma importância positiva no contexto da criação artística.
-
Ideias Para Adiar o Fim do Mundo
O livro é mencionado como uma das obras literárias que inspiram o espetáculo, abordando questões cruciais, o que lhe confere uma importância positiva no contexto da criação artística.
-
IFMA
O IFMA é mencionado como um dos locais de apresentação do espetáculo e de realização de uma oficina, indicando sua participação em um evento cultural e educativo, com um contexto neutro.
-
IEMA Rio Anil
O IEMA Rio Anil é listado como um dos locais de apresentação do espetáculo, indicando sua participação em um evento cultural, com um contexto neutro.
-
CEJOL
A Escola CEJOL é mencionada como um dos locais de apresentação do espetáculo, indicando sua participação em um evento cultural e educativo, com um contexto neutro.
-
ESCOLA MODELO
A Escola Modelo é citada como um dos locais de apresentação do espetáculo, indicando sua participação em um evento cultural e educativo, com um contexto neutro.
-
Luty Barteix
A profissional é citada na ficha técnica como responsável pela direção de movimento e assistência de direção, indicando sua contribuição para a qualidade artística do espetáculo.
-
Renato Guterres
O profissional é listado na ficha técnica pelo desenho e operação de luz, indicando sua contribuição técnica para a ambientação e o impacto visual do espetáculo.
-
Eliane Barros
A profissional é mencionada na ficha técnica por sua atuação na direção de arte, maquiagem e figurino, destacando sua contribuição para a estética e a caracterização do espetáculo.
-
Tathy Yazigi
A profissional é citada na ficha técnica pela provocação e orientação artística, indicando seu papel no desenvolvimento conceitual e criativo do espetáculo.
-
Amanda Travassos
A profissional é listada na ficha técnica pela identidade visual, design de projeto e social media, indicando sua contribuição para a comunicação e a imagem do espetáculo.
-
Rob Falcão
O profissional é mencionado na ficha técnica pela produção de palco e contrarregragem, indicando sua contribuição técnica para a execução do espetáculo.
-
Caio Oviedo
O fotógrafo é mencionado como o responsável pelas fotos, um papel técnico e de registro, com um contexto neutro.
-
Terra Upaon Açú Filmes LTDA
A empresa é citada como a produtora do espetáculo, indicando sua atuação no ramo audiovisual e cultural, com um contexto neutro a levemente positivo.
-
João Carlos Raposo Moreira
O profissional é mencionado como responsável pela assessoria de imprensa, um papel de comunicação, com um contexto neutro.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente positivo, destacando a importância cultural e social do espetáculo 'Argila', suas inspirações e o impacto esperado nas escolas públicas. Há um foco na reflexão, inspiração e transformação, elementos que contribuem para um sentimento geral favorável.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
