Meta é proteger crianças e adolescentes dos impactos negativos O ano letivo começa com a restrição do uso de celulares nas escolas públicas ...
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Publicado em: Por: Eduardo Rêgo
Sentimento por Entidade:
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Lei Federal 15.100
A lei é apresentada como uma iniciativa para proteger crianças e adolescentes, o que confere um tom positivo à sua menção. O texto explica seus objetivos e como ela funcionará.
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Ministério da Educação
O MEC é citado como fonte de informação e como o órgão que prepara a regulamentação da lei, além de divulgar manuais e destacar os impactos negativos do uso de telas. A instituição é apresentada de forma colaborativa e informativa.
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França
Mencionado como um país que já adotou medidas semelhantes, servindo de exemplo, o que confere um tom neutro a levemente positivo.
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Espanha
Mencionado como um país que já adotou medidas semelhantes, servindo de exemplo, o que confere um tom neutro a levemente positivo.
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Dinamarca
Mencionado como um país que já adotou medidas semelhantes, servindo de exemplo, o que confere um tom neutro a levemente positivo.
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Agência Brasil
Citada como a fonte das informações e responsável por preparar perguntas e respostas sobre a lei, o que lhe confere um papel informativo e neutro.
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Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região
Citado como fonte de informação e com uma declaração do seu presidente que apoia a medida, conferindo um tom neutro a levemente positivo.
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Instituto Alana
Citado como fonte de informação e com uma declaração de um de seus diretores sobre os riscos para crianças, o que lhe confere um papel informativo e neutro.
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Luiz Inácio Lula da Silva
Mencionado como o presidente que sancionou a lei, sem juízo de valor sobre sua ação, o que resulta em um sentimento neutro.
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Kátia Schweickardt
Citada como secretária de Educação Básica do MEC, com uma declaração que reforça a importância da educação digital e a mitigação de efeitos nocivos, o que confere um tom positivo à sua menção.
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Programa de Avaliação de Estudantes (Pisa)
Citado como uma avaliação internacional que fornece dados sobre a distração com celulares, servindo como embasamento para a lei, o que lhe confere um papel informativo e neutro.
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Rio de Janeiro
Mencionado como local onde algumas escolas já orientam os estudantes sobre o uso de celulares, sem juízo de valor.
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São Paulo
Mencionado como local onde algumas escolas já orientam os estudantes sobre o uso de celulares, sem juízo de valor.
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Universidade Federal de Santa Catarina
Citada como a fonte de uma pesquisa sobre os efeitos negativos do uso de telas, o que lhe confere um papel informativo e neutro.
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Elson Simões de Paiva
Citado como presidente do SinproRio, com uma declaração que apoia a medida e destaca seus benefícios para a socialização, o que confere um tom positivo à sua menção.
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Pedro Hartung
Citado como diretor de Políticas e Direitos das Crianças do Instituto Alana, com uma declaração sobre os riscos digitais para menores, o que confere um tom positivo à sua menção.
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Camilo Santana
Citado como ministro da Educação, com uma declaração que reforça a importância da conscientização dos pais sobre o uso de aparelhos fora da escola, o que confere um tom positivo à sua menção.
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Sentimento Geral
O texto apresenta a nova lei de restrição do uso de celulares nas escolas de forma informativa, destacando os objetivos positivos e os potenciais benefícios, mas também reconhece as dúvidas geradas na comunidade escolar. O tom geral é neutro a levemente positivo, pois foca na intenção de proteger crianças e adolescentes e melhorar o ambiente educacional.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo