Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 16, aponta que a maioria dos brasileiros discorda das justificativas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o anúncio de tarifaço contra os produtos nacionais importados. Para 72% dos entrevistados, Trump está errado ao impor as nova
Ler notícia completa no site do autor ↗️Pesquisa: Mais de 70% dos brasileiros condenam tarifaço de Trump
Publicado em: Por: Elias CerdaSentimento por Entidade:
-
Donald Trump
É retratado como o principal agente de um 'tarifaço' contra produtos brasileiros, cujas justificativas são amplamente rejeitadas pela maioria dos brasileiros. Sua manifestação sobre um processo judicial no Brasil é considerada ilegítima por mais da metade dos entrevistados, e sua afirmação sobre a relação comercial é vista como incorreta.
-
Jair Bolsonaro
É mencionado como o ex-presidente que é réu em um processo no STF, sendo o argumento de Trump para o tarifaço a alegação de perseguição judicial a ele. A pesquisa mostra que a opinião pública se divide sobre a responsabilidade de Bolsonaro e seus aliados no embate com Trump, mas a percepção de que ele está 'certo' no embate é menor que a de Lula.
-
PL
É mencionado como partido ao qual Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro são filiados, associado a posições políticas específicas dentro do contexto da pesquisa sobre o tarifaço.
-
Supremo Tribunal Federal
É mencionado como o local onde Jair Bolsonaro é réu em um processo, e suas ações contra Bolsonaro e contra big techs são citadas como possíveis razões para o tarifaço de Trump, sem uma carga de sentimento explícita sobre o órgão em si.
-
Luiz Inácio Lula da Silva
Sua reação de reciprocidade ao tarifaço de Trump é apoiada pela maioria da população. No entanto, ele também é responsabilizado por provocar Trump por uma parcela significativa dos entrevistados, e sua atuação é considerada mais correta por uma parcela maior que a de Bolsonaro, mas menor que a metade.
-
PT
É mencionado como o partido ao qual Luiz Inácio Lula da Silva é filiado, associado a posições políticas específicas dentro do contexto da pesquisa sobre o tarifaço.
-
Brics
É mencionado como o local onde Lula fez um discurso que, segundo parte dos entrevistados, provocou Trump, sendo uma das razões apontadas para a adoção das tarifas.
-
Eduardo Bolsonaro
É mencionado como ex-deputado federal cuja influência nos EUA é apontada por uma parcela dos entrevistados como uma das razões para o tarifaço de Trump.
-
Terra
É mencionado como a fonte do site de onde a notícia foi retirada.
-
Sentimento Geral
A maioria das menções e opiniões expressas no texto são negativas em relação às ações de Donald Trump e à percepção de seu impacto no Brasil, com a população majoritariamente discordando de suas justificativas e temendo consequências econômicas. Há também uma divisão de opiniões sobre a responsabilidade de Lula e Bolsonaro no embate, mas o tom predominante é de crítica às tarifas.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo