12/02/2025 - 18:30 Mário Agra / Câmara dos Deputados Fernando Mineiro, novo coordenador da frente parlamentar Agricultores e parlamentares articulam mais apoio à bioeconomia com plantas medicinais. Represe
Ler notícia completa no site do autor ↗️Parlamentares e governo articulam apoio à bioeconomia com plantas medicinais
Publicado em: Por: Farol do Maranhão
Sentimento por Entidade:
-
Mário Agra
O nome é atribuído como autor da reportagem, sem qualquer juízo de valor ou ação descrita no texto.
-
Câmara dos Deputados
O órgão público é mencionado como local de um seminário e como articulador de apoio ao programa, indicando uma atuação positiva e de suporte.
-
Fernando Mineiro
É apresentado como novo coordenador de uma frente parlamentar e fala sobre a oportunidade das plantas medicinais, indicando uma atuação positiva e de liderança no setor.
-
Wagner Martins
É citado como coordenador do Colaboratório da Fiocruz e apresenta dados e planos para o programa de plantas medicinais, demonstrando conhecimento e engajamento na área.
-
Fiocruz
A Fiocruz é apresentada como uma instituição que desenvolve um programa de implantação de estações de processamento de plantas medicinais e articula ações com outros setores, demonstrando um papel ativo e positivo na iniciativa.
-
SUS
O SUS é mencionado como um potencial usuário dos insumos produzidos pelas estações de processamento, indicando uma relação de benefício e integração.
-
Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)
O MDS é citado como um dos setores com os quais a Fiocruz articula ação para viabilizar o programa, indicando apoio e colaboração.
-
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)
O MDA é mencionado como um dos setores com os quais a Fiocruz articula ação e como órgão que aprovou recursos para quintais produtivos, indicando apoio e investimento no programa.
-
Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde é citado como um dos parceiros na área de fitoterapia, indicando uma atuação conjunta e de fomento ao setor.
-
Fundação Banco do Brasil
A Fundação Banco do Brasil é mencionada como um dos setores com os quais a Fiocruz articula ação para viabilizar o programa, indicando apoio e colaboração.
-
Regilane Fernandes
É citada como representante do MDA, admitindo limitação de recursos mas buscando apoio da Casa legislativa, o que demonstra uma postura proativa e de busca por soluções.
-
Edjane Rodrigues
É apresentada como secretária da Contag, ressaltando o programa de bioeconomia como resultado de parceria e destacando a inclusão de mais mulheres, indicando um papel ativo e de promoção social.
-
Contag
A Contag é apresentada como promotora do programa de bioeconomia e lançadora de uma cartilha sobre plantas medicinais, demonstrando um papel ativo e de fomento à agricultura familiar.
-
Airton Faleiro
É mencionado por ter destinado uma emenda parlamentar para a primeira unidade de processamento, indicando uma ação concreta de apoio ao programa.
-
Carlos Veras
É mencionado apenas como o anterior coordenador da frente parlamentar, sem ações ou opiniões descritas no texto.
-
Luiz Cláudio Canuto
O nome é atribuído como responsável pela reportagem, sem qualquer juízo de valor ou ação descrita no texto.
-
Ana Chalub
O nome é atribuído como responsável pela edição, sem qualquer juízo de valor ou ação descrita no texto.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente positivo e propositivo em relação ao desenvolvimento da bioeconomia com plantas medicinais, destacando oportunidades e articulações políticas e institucionais para o avanço do setor. As dificuldades mencionadas são apresentadas como desafios a serem superados.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo