29/04/2025 - 21:53 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Sessão do Plenário desta terça-feira A Câmara dos Deputados concluiu a votação do Projeto de Lei 3469/24, do deputado José Guimarães (PT-CE), que inco
Ler notícia completa no site do autor ↗️Câmara aprova projeto que facilita ajuda em desastres climáticos e combate a incêndios florestais
Publicado em: Por: Farol do Maranhão
Sentimento por Entidade:
-
Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é apresentada como o local onde o projeto de lei foi aprovado, com o texto descrevendo o processo de votação e aprovação de forma factual.
-
José Guimarães
É mencionado como o autor do Projeto de Lei 3469/24, sem que haja uma avaliação de sua atuação no texto.
-
PT
O partido é associado a deputados que apresentaram e relataram o projeto de lei, com uma conotação neutra ou levemente positiva por estarem envolvidos na iniciativa.
-
Nilto Tatto
É retratado de forma positiva como relator que ampliou o escopo do projeto para enfrentar calamidades climáticas e agilizar o socorro, além de explicar a necessidade do fundo para o Rio Grande do Sul.
-
Rio Grande do Sul
É mencionado como um local que sofreu com enchentes e que necessita de recuperação, servindo de exemplo para a justificativa da criação do fundo de recuperação de áreas afetadas por eventos climáticos.
-
Psol
É mencionado apenas como o partido que não aderiu ao acordo para a retirada de um dispositivo específico do texto, sem qualquer juízo de valor sobre o partido.
-
Rodrigo de Castro
É citado com uma declaração positiva sobre o projeto, afirmando que votar a favor é votar pela proteção ambiental.
-
União
O partido é mencionado apenas em relação a um deputado, sem qualquer juízo de valor sobre o partido em si.
-
Arlindo Chinaglia
É apresentado como líder da Maioria, explicando que a proposta acabará com a dependência de medidas provisórias em calamidades e permitirá a contratação temporária de brigadistas.
-
Zucco
É citado como líder da oposição, cobrando a inclusão de um projeto de anistia e afirmando que a justiça deve ser feita, o que, no contexto da obstrução, é apresentado como uma posição contrária ao andamento do projeto principal.
-
PL
O partido é associado à oposição que manteve obstrução e criticou dispositivos do projeto, especialmente a criação do fundo, indicando uma posição contrária ou de questionamento ao texto aprovado.
-
Gilson Marques
É citado com críticas contundentes ao dispositivo que autoriza a União a participar de um fundo, chamando a medida de 'legaliza o desperdício de dinheiro público' e criticando a criação de fundos sem controle.
-
Novo
O partido é associado a um deputado que criticou fortemente a criação do fundo, chamando-o de 'desperdício de dinheiro público' e criticando a falta de controle.
-
Carlos Jordy
É citado como vice-líder da Minoria, com críticas à proposta de criação de um fundo privado para gerir recursos públicos, alegando que burla o orçamento e permite dispensa de licitação.
-
Caixa Econômica Federal
A Caixa é mencionada como a administradora do fundo criado pelo texto e como entidade que poderia contratar empresas com dispensa de licitação, sem que haja uma avaliação de sua atuação no texto.
-
Eduardo Piovesan
Mencionado como repórter, sem atribuição de opinião ou ação relevante no contexto do projeto.
-
Tiago Miranda
Mencionado como repórter, sem atribuição de opinião ou ação relevante no contexto do projeto.
-
Pierre Triboli
Mencionado como editor, sem atribuição de opinião ou ação relevante no contexto do projeto.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente neutra sobre a aprovação do projeto de lei, detalhando os pontos de concordância e discordância entre os parlamentares. Há uma leve inclinação positiva devido ao objetivo do projeto em agilizar o combate a desastres climáticos, mas as críticas da oposição e os detalhes sobre a retirada de dispositivos trazem um contraponto que equilibra o sentimento.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo