10/07/2025 - 19:33 Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Subcomissão se reuniu nesta quinta-feira Em audiência pública na Câmara dos Deputados, especialistas apontaram que a aprovação do projeto (PLP 235/
Ler notícia completa no site do autor ↗️Debatedores alertam para riscos de perda de autonomia com criação do Sistema Nacional de Educação
Publicado em: Por: Farol do Maranhão
Sentimento por Entidade:
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Câmara dos Deputados
Mencionado como o local onde ocorreu a audiência pública e onde o projeto de lei está em discussão.
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Vinicius Loures
Identificado como o autor da reportagem.
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PLP 235/19
O projeto de lei é apresentado com riscos significativos, como a perda de autonomia de estados e municípios.
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Cassia Queiroz
Especialista que aponta que a proposta viola a Constituição e critica a estrutura de representação do SNE.
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Ilona Becskeházy
Conselheira que acrescenta críticas sobre a dificuldade de inovações locais e a uniformização excessiva promovida pelo SNE.
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Conselho Nacional de Educação
Mencionado como a instituição à qual Ilona Becskeházy é conselheira.
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João Batista
Presidente do Instituto IDados, considera o SNE desnecessário e com grande chance de piorar a educação.
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Instituto IDados
A instituição é representada por seu presidente, que expressa uma opinião fortemente negativa sobre o SNE.
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Andressa Pellanda
Coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, apresenta uma visão mais ponderada, defendendo a necessidade de governança para o cumprimento de metas educacionais.
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Campanha Nacional pelo Direito à Educação
A organização é representada por sua coordenadora, que defende a necessidade de um sistema para alcançar resultados educacionais.
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Rafael Brito
Deputado que sugeriu o debate e é relator da proposta, demonstrando interesse em acompanhar as discussões.
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Adriana Ventura
Deputada que afirma que haverá mais discussões sobre o tema.
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PLP 25/19
Outra proposta que está sendo examinada em conjunto com o PLP 235/19.
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Luiz Cláudio Canuto
Identificado como o repórter da matéria.
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Ana Chalub
Identificada como a editora da matéria.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão predominantemente crítica sobre a criação do Sistema Nacional de Educação, com especialistas alertando para riscos à autonomia de estados e municípios e para a uniformização excessiva das diretrizes educacionais.
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- Negativo
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