09/07/2025 - 16:59 Bruno Spada/Câmara dos Deputados Simone Tebet: não haverá obras faraônicas paradas no meio do caminho A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira (9)
Ler notícia completa no site do autor ↗️Tebet afirma que custo das rotas de integração sul-americana será mínimo se comparado aos benefícios
Publicado em: Por: Farol do Maranhão
Sentimento por Entidade:
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Simone Tebet
A ministra é apresentada como a principal fonte de informação, com suas declarações sobre os benefícios e a gestão dos projetos sendo destacadas de forma positiva e confiante. Ela demonstra conhecimento e planejamento ao afirmar que não haverá obras paradas e que o dever de casa foi feito.
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Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é o local onde a ministra discute os temas, sendo um palco neutro para a apresentação das informações. A menção à sua atuação é factual.
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Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
O PAC é mencionado como o programa que inclui as 190 obras para as rotas, associando-o a um investimento significativo (R$ 60 bilhões) e a um esforço de desenvolvimento, o que confere um tom positivo ao programa.
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BNDES
O BNDES é citado como um financiador de projetos no Brasil, com a ministra explicitando que não financiará obras no exterior. Essa distinção e a sua atuação no financiamento de estados e municípios conferem uma neutralidade com leve viés positivo pela sua função.
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Banco do Brics
É mencionado como uma instituição que aportará recursos, atuando como um parceiro financeiro em um contexto de desenvolvimento, o que lhe confere um caráter neutro com leve viés positivo.
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Banco Mundial
É citado como uma instituição que aportará recursos, atuando como um parceiro financeiro em um contexto de desenvolvimento, o que lhe confere um caráter neutro com leve viés positivo.
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Porto de Chancay
É apresentado como um ponto estratégico para a ligação com a Ásia, o maior investimento chinês na região e o ponto mais curto de distância, o que o qualifica como um elemento chave para o sucesso das rotas de integração.
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Junio Amaral
O deputado é mencionado por ter solicitado o debate e feito uma pergunta sobre o endividamento e a parceria com a China. Sua participação é contextual e não há juízo de valor sobre sua atuação ou fala.
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PL-MG
É mencionado como a afiliação partidária do deputado Junio Amaral, sem qualquer conotação ou juízo de valor.
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China
A China é mencionada em relação ao Porto de Chancay e ao interesse comercial na ferrovia bioceânica. A relação é apresentada como de interesse comercial e expertise, sem conotações negativas, mas com um viés positivo pela sua participação no desenvolvimento.
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Helena Lima
A deputada é mencionada por ter solicitado o debate e feito uma pergunta sobre o andamento das obras de uma rota específica. Sua participação é contextual e não há juízo de valor sobre sua atuação ou fala.
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MDB-RR
É mencionado como a afiliação partidária da deputada Helena Lima, sem qualquer conotação ou juízo de valor.
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Emanuelle Brasil
É a repórter creditada pela reportagem, uma menção factual sem juízo de valor.
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Roberto Seabra
É o editor creditado pela reportagem, uma menção factual sem juízo de valor.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente positiva sobre as Rotas de Integração Sul-Americana, destacando os benefícios econômicos e de infraestrutura, e minimizando os custos e riscos. A ministra Simone Tebet é a principal fonte de informação e sua fala é apresentada de forma confiante.
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