17/09/2025 - 22:38 • Atualizado em 17/09/2025 - 22:49 Bruno Spada/Câmara dos Deputados Deputados analisaram o pedido de urgência nesta quarta-feira A Câmara dos Deputados aprovou
Ler notícia completa no site do autor ↗️Câmara aprova regime de urgência para projeto sobre anistia
Publicado em: Por: Farol do Maranhão
Sentimento por Entidade:
-
Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é retratada como o palco da aprovação do regime de urgência para o projeto, um órgão onde o debate político ocorre, sem uma conotação intrinsecamente positiva ou negativa em sua menção geral.
-
Projeto de Lei 2162/23
O projeto de lei é o tema central, descrito de forma factual quanto ao seu conteúdo e tramitação, sem julgamento de valor direto no texto.
-
Hugo Motta
Hugo Motta é apresentado como presidente da Câmara que busca construir um texto para pacificação, com declarações que visam o diálogo e o respeito às instituições, o que confere um tom moderadamente positivo à sua figura no contexto.
-
Marcelo Crivella
Marcelo Crivella é mencionado como um dos autores do projeto de lei, de forma factual, sem que sua atuação ou persona recebam qualquer qualificação no texto.
-
Supremo Tribunal Federal (STF)
O STF é mencionado em relação a articulações políticas que buscam uma saída para o projeto de anistia, de forma factual e sem atribuição de sentimento.
-
Marcel van Hattem
Marcel van Hattem defende a aprovação da urgência pela pacificação e correção de injustiças, o que lhe confere um tom positivo em sua argumentação, embora não seja um elogio direto.
-
Pastor Henrique Vieira
Pastor Henrique Vieira critica a proposta de anistia, chamando-a de absurda e afirmando que não existe pacificação com impunidade para 'golpistas'. Essa crítica direta e forte ao projeto e aos seus defensores gera um sentimento negativo.
-
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro é mencionado como um dos beneficiados pela proposta de anistia, o que o coloca no centro de uma crítica feita por um parlamentar, gerando uma conotação negativa em sua citação.
-
Gustavo Gayer
Gustavo Gayer reforça o tempo passado e a luta até o momento da análise da urgência, expressando um tom de expectativa positiva para um desfecho que pode marcar a história.
-
Lindbergh Farias
Lindbergh Farias critica veementemente a votação da anistia, chamando os deputados de 'cúmplices de um golpe', 'traição à democracia' e expressando 'vergonha' e 'covardia'. Essa linguagem forte e acusatória gera um sentimento fortemente negativo.
-
Sóstenes Cavalcante
Sóstenes Cavalcante defende a necessidade de tratar do assunto para fazer justiça a milhares de pessoas condenadas, questionando se devem 'fingir que no Brasil está tudo bem', o que confere um tom de urgência e justiça à sua fala.
-
Talíria Petrone
Talíria Petrone critica a anistia, comparando-a com a do fim da ditadura militar e afirmando que a responsabilização é fundamental para a democracia, o que implica uma visão negativa sobre a proposta de anistia atual.
-
Alencar Santana
Alencar Santana afirma que a conversa sobre pacificação é falsa, que a maioria do povo é contra a anistia e que os que aprovarem ficarão marcados como 'traidores da pátria'. Essa linguagem forte e acusatória gera um sentimento fortemente negativo.
-
Pedro Campos
Pedro Campos declara que não existe pacificação sem justiça ou democracia e que a atitude dos deputados envergonha o povo brasileiro e a democracia. Essa crítica direta e forte ao ato de votar a anistia gera um sentimento negativo.
-
Isnaldo Bulhões Jr.
Isnaldo Bulhões Jr. defende uma proposta de dosimetria de pena e critica o projeto de lei por tratar de anistia para 'os que atentaram contra a democracia', o que gera uma conotação negativa para o projeto em si.
-
Lei 6.683/79
A Lei 6.683/79 é mencionada como um precedente histórico para anistia, de forma factual, sem atribuição de sentimento.
-
Bruno Spada
Bruno Spada é creditado como autor das fotos, uma menção puramente informativa sem qualquer julgamento de valor.
-
Eduardo Piovesan
Eduardo Piovesan é creditado como um dos repórteres, uma menção puramente informativa sem qualquer julgamento de valor.
-
Tiago Miranda
Tiago Miranda é creditado como um dos repórteres, uma menção puramente informativa sem qualquer julgamento de valor.
-
Pierre Triboli
Pierre Triboli é creditado como o editor, uma menção puramente informativa sem qualquer julgamento de valor.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um debate polarizado sobre um projeto de lei de anistia, com fortes críticas e defesas de ambos os lados, resultando em um sentimento geral ligeiramente negativo devido à tensão e à divisão expressas.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo