08/09/2025 - 20:24 Bruno Spada/Câmara dos Deputados Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência Social O ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi negou nesta segunda-feira (8) que tenha deixado de tomar p
Ler notícia completa no site do autor ↗️Lupi nega omissão e diz à CPMI do INSS que só percebeu “dimensão do problema” após ação da PF
Publicado em: Por: Farol do Maranhão
Sentimento por Entidade:
-
Carlos Lupi
É retratado como ex-ministro que está sendo ouvido em uma CPMI sobre fraudes e que admite falhas em sua gestão, embora negue omissão. A menção à PF tendo um 'poder de polícia que eu nunca tive' e a investigação sobre nomeações trazem um tom de questionamento.
-
INSS
É o órgão central da investigação de fraudes e descontos indevidos. Embora mencionado como autarquia autônoma que editou norma para coibir fraudes, o contexto geral é de falhas e problemas investigados.
-
Instituto Nacional do Seguro Social
Sinônimo de INSS, é apresentado como subordinado ao ministério e palco de fraudes e descontos indevidos, com falhas na sua atuação.
-
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS
É o palco onde as declarações ocorrem e a investigação é realizada. Sua atuação é retratada de forma neutra, como um órgão investigativo.
-
Polícia Federal (PF)
É mencionada como colaboradora ativa e como a força que revelou a dimensão do problema das fraudes, com um 'poder de polícia' que o ministério não possuía. Sua ação é descrita de forma positiva no combate às fraudes.
-
Dataprev
Mencionada como parceira na criação de um grupo de trabalho para aprimorar a segurança de sistemas, o que é uma ação positiva dentro do contexto.
-
Alfredo Gaspar
É retratado como relator da CPMI que propôs a vinda de Lupi e que fez questionamentos sobre fiscalização e conhecimento das fraudes. Sua atuação é descrita de forma neutra e investigativa.
-
União-AL
É o partido ao qual o deputado Alfredo Gaspar é filiado, mencionado de forma descritiva sem carregar sentimento.
-
Adroaldo Portal
É citado em um contexto de nomeação questionada pela PF, por ter recebido um lobista ligado a empresas usadas em fraudes. Embora Lupi o defenda, a menção à investigação e ao lobista traz um tom negativo.
-
PDT
Mencionado como o partido onde Adroaldo Portal tem histórico de trabalho, de forma descritiva.
-
Antônio Carlos Camilo Antunes
É conhecido como 'Careca do INSS' e é apontado pela PF como sócio de 22 empresas usadas em fraudes, tendo recebido um secretário-executivo em seu gabinete. Sua figura é diretamente associada às fraudes investigadas.
-
Controladoria-Geral da União (CGU)
É mencionada como parceira da PF na Operação Sem Desconto e como fonte de dados sobre o prejuízo total das fraudes, indicando uma atuação conjunta e relevante no combate.
-
Operação Sem Desconto
Nome da operação coordenada pela PF e CGU que revelou as fraudes, tendo um impacto positivo na descoberta e combate aos crimes.
-
Murilo Souza
É o repórter do texto, mencionado de forma descritiva.
-
Pierre Triboli
É o editor do texto, mencionado de forma descritiva.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom majoritariamente neutro, com uma leve inclinação negativa devido às investigações e às falhas reconhecidas pelo ex-ministro. As declarações de Lupi buscam defender sua gestão, mas o contexto da CPMI e as fraudes investigadas trazem um peso negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo