04/02/2026 - 18:04 Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Carol Dartora: "Cultura não é acessório, é direito" A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados elegeu como presidente a deputada Carol Dartora (
Ler notícia completa no site do autor ↗️Eleita presidente da Comissão de Cultura, Carol Dartora defende valorização dos profissionais do setor
Publicado em: Por: Farol do Maranhão
Sentimento por Entidade:
-
Carol Dartora
A deputada é retratada de forma extremamente positiva, sendo eleita presidente da comissão e tendo suas propostas e compromissos amplamente destacados e elogiados no texto. Sua trajetória como primeira vereadora negra e primeira mulher negra deputada federal pelo Paraná também é mencionada de forma a reforçar sua importância e representatividade.
-
Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é mencionada como o local onde a Comissão de Cultura foi eleita e onde Carol Dartora atua, o que confere um tom neutro, mas institucionalmente positivo, ao órgão.
-
PT-PR
O partido é mencionado como a afiliação de Carol Dartora, o que confere um tom neutro à entidade, associada a uma figura política com forte destaque positivo no texto.
-
Política Nacional de Cultura
A Política Nacional de Cultura é apresentada como um dos principais focos de atuação de Carol Dartora e é descrita como uma estrutura de Estado, essencial e de longo prazo, o que lhe confere um caráter positivo e de grande importância.
-
Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo é citada como uma iniciativa recente de sucesso, exemplificando a capacidade de levar recursos aos territórios, o que a posiciona de forma positiva no texto.
-
Política Nacional Aldir Blanc
A Política Nacional Aldir Blanc é mencionada como um exemplo positivo de como os recursos culturais podem chegar às comunidades, o que lhe confere um tom positivo.
-
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
A UERJ é mencionada como a instituição onde Carol Dartora se formou, o que confere um tom neutro e informativo.
-
UFPR
A UFPR é mencionada como a instituição onde Carol Dartora obteve seu mestrado, o que confere um tom neutro e informativo.
-
Emanuelle Brasil
Emanuelle Brasil é creditada como a repórter do texto, o que confere um papel neutro e informativo à entidade.
-
Ana Chalub
Ana Chalub é creditada como a editora do texto, o que confere um papel neutro e informativo à entidade.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente positiva sobre a eleição e as propostas da nova presidente da Comissão de Cultura, destacando seus compromissos e sua trajetória. Há uma ênfase na importância da cultura e na valorização dos profissionais do setor.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
