MARANHÃO - O Ministério Público Eleitoral (MPE) manifestou-se pela cassação do prefeito de Pio XII, Aurélio Sousa, e da vice-prefeita, Marcia Costa, por abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. Segundo o parecer da promotora eleitoral Carla Tatiana de Jesus Ferreira Castro, os investigados teriam utilizado recursos públicos para beneficiar suas candidaturas,…
Ler notícia completa no site do autor ↗️MP pede cassação do prefeito de Pio XII por abuso de poder na eleição
Publicado em: Por: Folha Maranhense
Sentimento por Entidade:
-
Ministério Público Eleitoral
O órgão é retratado como atuante e buscando a justiça eleitoral, o que confere uma conotação positiva à sua atuação no contexto da notícia.
-
Aurélio Sousa
É acusado de abuso de poder político e econômico, uso indevido da máquina pública e autopromoção com recursos públicos, com pedido de cassação e inelegibilidade.
-
Marcia Costa
É citada como vice-prefeita que também teria se beneficiado do abuso de poder político e econômico, com pedido de cassação e inelegibilidade.
-
Carla Tatiana de Jesus Ferreira Castro
A promotora eleitoral é mencionada como a autora do parecer que pede a cassação, o que a posiciona como agente da justiça no caso.
-
Veloso Neto
O vereador é quem move a ação judicial, atuando como denunciante e parte interessada na fiscalização do processo eleitoral.
-
Lei nº 9.504/97
A lei é mencionada como base legal para a acusação, sem juízo de valor sobre a mesma.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte conotação negativa em relação ao prefeito e vice-prefeita de Pio XII, com o Ministério Público pedindo a cassação de seus mandatos por abuso de poder.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo