MARANHÃO - O Governo do Maranhão inaugurou, nesta quinta-feira (27), dois espaços históricos destinados à população negra e quilombola. Além dos equipamentos, em uma agenda marcada pela presença do governador Carlos Brandão e de autoridades, foram anunciados novos programas de enfrentamento ao racismo e de valorização da ancestralidade afro-brasileira, demarcando o auge do período dedicado à…
Ler notícia completa no site do autor ↗️Governo inaugura Centro de Cultura Negra do Maranhão e abre 1ª Casa Quilombola do Brasil
Publicado em: Por: Folha Maranhense
Sentimento por Entidade:
-
Governo do Maranhão
O Governo do Maranhão é retratado de forma muito positiva, como o agente responsável pela inauguração de espaços históricos e pela implementação de programas de enfrentamento ao racismo e valorização da ancestralidade afro-brasileira. As ações são descritas como marcos históricos e cumprimento de promessas.
-
Carlos Brandão
O governador é apresentado como um líder comprometido com a causa negra e quilombola, tendo supervisionado a revitalização de um espaço degradado em um centro moderno e atendido a demandas antigas das comunidades. Sua atuação é elogiada por representantes e pela secretária.
-
Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN)
O CCN é descrito como um espaço histórico revitalizado, transformado de um 'símbolo de dor' em um 'centro moderno de capacitação' e 'equipamento digno'. Sua entrega é vista como um marco e um cumprimento de promessa, com grande importância histórica, política e cultural.
-
Célia Salazar
A secretária estadual de Igualdade Racial é apresentada como uma voz que confirma o compromisso do governo com a população negra e a importância da reforma do CCN para a realização de mais atividades culturais e educativas.
-
Airton Ferreira
O coordenador do CCN expressa gratidão ao governador e à gestão estadual pela revitalização, destacando a dimensão e a importância histórica, política e cultural do espaço reformado, o que confere um tom positivo à sua menção.
-
Elias Belfort
Representante de diversas organizações quilombolas, Elias Belfort relata a satisfação em receber o prédio reformado após muitos anos de espera, indicando que o pedido foi atendido pelo governador, o que gera um sentimento positivo.
-
União das Comunidades Rurais Quilombolas de Itapecuru (Uniquita)
A menção à Uniquita, através de seu representante, está ligada à satisfação pela reparação de uma demanda de gerações e ao atendimento de um pedido antigo, o que confere um tom positivo à associação.
-
Federação Estadual de Quilombos (Fecma)
A menção à Fecma, através de seu representante, está ligada à satisfação pela reparação de uma demanda de gerações e ao atendimento de um pedido antigo, o que confere um tom positivo à associação.
-
Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conac)
A menção à Conac, através de seu representante, está ligada à satisfação pela reparação de uma demanda de gerações e ao atendimento de um pedido antigo, o que confere um tom positivo à associação.
-
Annalise Martins
A moradora expressa expectativa positiva em relação aos projetos que virão com o novo espaço, demonstrando esperança e a intenção de que sua filha participe da cultura, o que gera um sentimento levemente positivo.
-
Casa Quilombola
O espaço é descrito como o primeiro do tipo no Brasil, um marco histórico e uma referência nacional, fruto de diálogo e gestão compartilhada, com o objetivo de acolher, oferecer apoio e servir como polo de articulação de direitos, gerando um sentimento muito positivo.
-
Lília Raquel Negreiros
A secretária de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular descreve as políticas como um movimento de reconhecimento e reparação, um marco histórico e elogia o governador por seus esforços, conferindo um tom positivo à sua fala.
-
Gardênia Aires
Representante da Conaq, Gardênia Aires destaca o papel do Centro de Referência em garantir visibilidade e espera que se torne um espaço de formação e valorização, expressando expectativas positivas e reforçando a importância do diálogo com o Estado.
-
Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq)
A Conaq, através de sua representante, destaca a importância do Centro de Referência para visibilidade e formação, expressando expectativas positivas e a necessidade de diálogo com o Estado, o que confere um tom positivo à associação.
-
Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq)
A menção à Aconeruq, como uma das entidades que acompanharam a entrega, está associada ao contexto positivo da inauguração da Casa Quilombola e outras ações importantes, indicando participação em um evento de grande relevância.
-
União das Organizações Quilombolas (Uniquis)
A menção à Uniquis, como uma das entidades que acompanharam a entrega, está associada ao contexto positivo da inauguração da Casa Quilombola e outras ações importantes, indicando participação em um evento de grande relevância.
-
Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial (Seir)
A Seir é mencionada em um contexto de ampliação de sua atuação e capacidade de captação de recursos, além de sua transformação em secretaria ordinária, indicando um avanço e fortalecimento do órgão.
-
ONU
A ONU é citada pelo prêmio concedido ao programa Terra para Elas, o que confere um reconhecimento externo positivo às políticas do governo do Maranhão.
-
Filhos de Jah
A banda é mencionada como parte do encerramento de um dia marcado pela união e afirmação de direitos, em um show que contribuiu para a celebração, o que gera um sentimento levemente positivo.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente positivo, descrevendo a inauguração de importantes centros culturais e de referência para a população negra e quilombola no Maranhão. As falas das autoridades e representantes das comunidades expressam satisfação, reconhecimento e esperança em relação às políticas públicas implementadas.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
